O INDÍGENA BRASILEIRO

indígenas

Laten we beginnen. Het is Gratis
of registreren met je e-mailadres
O INDÍGENA BRASILEIRO Door Mind Map: O INDÍGENA BRASILEIRO

1. HISTÓRICAMENTE FALANDO

1.1. ORIGEM E NATUREZA

1.1.1. A descoberta da América

1.1.2. Houve especulação de que os índios eram oriundos das sete tribos perdidas de Israel, ora de Atlântida, da Grécia, da China, da África.

1.1.3. Cristão em potencial

1.1.4. os ameríndios eram vistos como sendo da mesma natureza dos europeus

1.1.5. Bárbaro

1.1.6. Demoníaco

1.1.6.1. Por pensarem nessa origem, houve a colonização e a catequização dos povos indígenas.

1.1.7. SUA NATUREZA

1.1.7.1. jesuítas viam os índios como uma folha em branco onde se pode escrever à vontade.

1.1.7.2. Os índios eram vistos quase como animais pelos Europeus.

1.2. Variações de etnias, culturas e grupos nativos em 1500:

1.2.1. TUPI

1.2.1.1. Os nativos da língua tupi chamavam de tapuais aqueles que não falassem sua língua.

1.2.1.2. tupiniquim, caeté, tupinambá, termiminó, potiguar.

1.2.2. TAPUIA

1.2.2.1. alusão a diversos grupos linguísticos : jâ, karib, arawak e outras famílias linguísticas menores. Os nativos da língua tupi chamavam de tapuais aqueles que não falassem sua língua.

2. O PRECONCEITO E A LUTA PELOS SEUS DIREITOS ATUALMENTE

2.1. O POVOINDÍGENA SOFRE MUITO PRECONCEITO PELA SOCIEDADE, QUANTO A COR, COSTUMES E FORMA DE VIVER.

2.2. É um povo muito perseguido e sofre com muitas mortes no seu meio.

2.3. Fazendeiros que moram próximos tentam invadir e com isso gera uma luta corporal entre eles, com isso morte e até extinção das tribos.

2.4. Por mais de 500 anos, desde que os europeus chegaram ao Brasil, os povos indígenas enfrentam o racismo, roubo de terras, integração forçada e violência genocida.

3. Há cerca de 305 povos indígenas no Brasil, totalizando aproximadamente 900.000 pessoas, ou 0,4% da população do país.

4. Hoje, existem mais de 200 organizações indígenas que estão lutando para defender seus direitos duramente conquistados como os Guardiões da Amazônia. Eles são um grupo de indígenas extremamente corajosos e inspiradores da Amazônia brasileira que estão colocando suas vidas em risco para proteger a floresta da destruição.

4.1. Muitos povos indígenas executam seus próprios projetos, como a criação de postos de saúde, de escolas bilíngues e de museus, escrevem livros e gravam vídeos de seus rituais e cerimônias. Outros iniciativas incluem a preservação de bancos de sementes para a diversidade genética dos alimentos e a criação de uma rádio online indígena.

4.2. No dia 31 de janeiro de 2019, os povos indígenas do Brasil lideraram a maior manifestação internacional pelos direitos indígenas de todos os tempos. Esta data está marcada para sempre como um dia histórico de luta e resistência dos povos indígenas.

5. NOME POPULAR:

5.1. ÍNDIO

5.2. resultado do julgamento equivocado de Cristóvão Colombo que em 1492 acreditou ter chegado até as Índias e não a um continente novo.

6. DIVERSIDADE

6.1. CULTURA

6.1.1. Hábitos herdados

6.1.2. cosmologias

6.1.3. ritos de passagem

6.1.4. relação com a terra e a natureza

6.2. LÍNGUAS

6.2.1. palavras herdadas

6.3. POVOS

6.3.1. O governo reconhece 690 territórios indígenas, que abrangem mais de 13% do território brasileiro. Quase todas estas terras se encontram na Amazônia.

6.3.2. O povo mais numeroso hoje é o Guarani, com uma população de 85.000 pessoas, mas hoje eles têm pouquíssima terra. Durante os últimos 100 anos, uma enorme parte de suas terras foi roubada e transformada em vastas áreas de pasto e de plantação de soja e cana-de-açúcar. Muitas comunidades estão morando em reservas superlotadas e outras vivem sob lonas na beira das estradas.

6.3.3. O atual governo, liderado pelo Presidente Jair Bolsonaro, está tentando tirar os direitos dos povos indígenas. Ele quer acabar com a autonomia deles, “integrá-los” à força e roubar as terras indígenas. Desde que foi eleito, ele tentou desmantelar a FUNAI, e facilitar ao agronegócio e às indústrias extrativistas a exploração dos recursos das terras indígenas.

6.3.4. ‘Esse é sem dúvida um dos piores momentos para os povos indígenas desde a ditadura militar.’

6.3.5. Beto Marubo

7. RITUAIS INDÍGENAS AINDA EXISTENTES Os rituais percorrem o caminho inverso dos mitos, em que contam o mito, ás vezes até o recriando, promovendo uma espécie de retorno ao tempo da interação entre divindades, homens, animais e plantas se comunicavam entre si, e produziam sua existência. Acredita-se que essa interação é indispensável para a produção de pessoas e da própria sociedade.

7.1. Os rituais de iniciação consistem em fazer com que neófitos (iniciantes) sejam separados do convívio social e se submetam a um estado de liminaridade no qual a fronteira do mundo social, humano.

7.2. Os rituais funerários, consistem em separar os vivos do morto, fazendo que o último retorne ao outro mundo, mundo não-humano. Toda morte coloca os vivos, nela envolvida, num estado de liminaridade.

7.3. Os humanos sabem que muito do que possuem, aquilo que chamamos de cultura, não foi meramente “inventado” por eles mesmos, mas sim tomado, no tempo do mito, de outras espécies, e mesmo de inimigos há muito não vistos.