3. contexto histórico: fim da monarquia (evento miltar com pouca participação social); influência norte-americana; Rui Barbosa; economia de exportação (política do café com leite).
4. avanços e retrocessos: instituição da República; tripartição dos Poderes; fortalecimento do Judiciário; eleições por voto direto; exclusão de penas de galés e de morte; introdução do Habeas Corpus; criação do STF; em 1926 o texto passa por reformas racionalistas e autoritárias.
7. contexto histórico: governo provisório de Vargas; fim da política do café com leite; crise da bolsa em 29;
8. avanços e retrocessos: criação do Ministério da Educação e Saúde Pública e do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio; voto feminino; Tribunal de Contas; Senado coordena outros poderes.
11. contexto histórico: fim da Segunda Guerra; queda de Vargas; nova Constituinte; indústria nacional decai e aumenta a dívida externa.
12. avanços e retrocessos: nova Constituinte; divisão harmônica dos 3 poderes; eleições diretas; princípio de liberdade; fim de penas como a de confisco e de banimento; inexistência da pena de morte.
13. emenda constitucional de 1969
14. Constituição da República Federativa do Brasil; Tribunal de Contas Municipal; proíbe reeleição para o Executivo; censura de publicações contrárias a moral e aos bons costumes.
17. contexto histórico: "Diretas Já"; queda da Ditadura; constituição cidadã; projeto desorganizado (primeira versão com 5.615 emendas); economia de mercado em moldes neoliberalistas;
18. avanços e retrocessos: garantias e direitos fundamentais; fim dos Atos Institucionais; direitos sociais (saúde, previdência social, assistência social, educação, cultura, desporto, ciência e tecnologia, comunicação, meio ambiente, família e o índio); divisão tripartida do poder.
21. contexto histórico: Regência de Dom Pedro I; ideias liberais vindas da Europa; fim da monarquia absolutista; economia escravocrata e colonial.
22. avanços e retrocessos: divisão do poder em 4; criação do Poder Moderador; inserção de garantias individuais; constituição que mais durou no Brasil.
25. contexto histórico: crise mundial (segunda guerra); Estado Novo de Getúlio Vargas; poder supremo no presidente; Constituição Polaca; processo de industrialização com intervenções do Estado; institutos do Café, Açúcar e Álcool.
26. avanços e retrocessos: poder supremo do presidente; Senado substituído pelo Conselho Federal; censura ao pensamento e a imprensa.