Laten we beginnen. Het is Gratis
of registreren met je e-mailadres
ANTROPOLOGIA Door Mind Map: ANTROPOLOGIA

1. Hebel e Frost definem a antropologia como ''ciência da humanidade e cultura''.

2. ''QUEM É O POVO BRASILEIRO?''

2.1. Autores : Sérgio Buarque de Holanda; Gilberto Freire; Darcy Ribeiro

2.1.1. GILBERTO FREIRE : ''Casa grande e senzala'' 1933

2.1.1.1. Constituição do povo brasileiro a partir de matrizes, sendo elas : Branco, negro e o índio. O autor dá ênfase ás matrizes branco e negro.

2.1.2. DARCY RIBEIRO: '' O povo brasileiro'' ( 1985)

2.1.2.1. O autor destaca as relações com ênfase nas raízes do branco e do indígena.

2.1.3. As obras se complementam porque dão ênfase de forma distinta sobre as matrizes, e dizem que o povo brasileiro é um pouco branco, um pouco negro e um pouco indígena.

3. Conceito: Ciência que estuda o homem de forma totalizante.

4. Definições:

4.1. Malinowski: São sistemas funcionais para dar conta das necessidades básicas dos seres humanos.

4.2. Levi- Strauss: É um sistema simbólico de uma criação que se acumula na mente humana.

4.3. Clifford Geertz: Conjunto de mecanismos de controle, planos, receitas, regras, instruções para governar o comportamento humano.

4.4. Franz Boas: A totalidade das reações e atividades mentais e físicas que caracterizam o comportamento dos indivíduos que compõe o grupo social.

5. Divida em 3 campos: Antropologia física ou biológica; Antropologia sociocultural; Antropologia filosófica

5.1. Arqueologia: Estudo do homem através dos monumentos, restos de moradias, documentos etc, que foi deixado no seu caminho enquanto civilizações dava lugar a outras no curso da história.

5.2. Filosófica: O homem definido pela filosofia.

5.3. Cultural: Estudo da constituição das sociedades humanas, suas descobertas e invenções, seus modos de produção. sua organização política e jurídica, sistemas de parentesco, suas crenças religiosas, etc.

5.3.1. Etnocentrismo: Supervalorização da própria cultura.

5.3.1.1. Etnia: Grupo de seres humanos unidos por um fator comum como língua, costumes e valores.

5.3.2. Traços elementares da cultura: LINGUAGEM, elemento fundamental na produção de cultura; MITO, presente em todas as sociedades e tem função dupla: gerar narrativa histórica e promover comportamentos; RELIGIÃO, influência de crenças e hábitos; PARENTESCO, organização de sociedades antigas que definia poder, propriedade, relação e reprodução.

5.3.2.1. Parentesco e família se distinguem, sendo a família o grupo social e a relação de parentesco representa os sistemas de como se constitui e se preserva a família.

5.3.2.2. O parentesco é um objeto fundamental da Antropologia, próprio de sua constituição como disciplina.

5.3.2.2.1. Família: Grupo de pessoas (Homem, mulher e filhos), unidas por laços sanguíneos, afinidade ou fictícios, vivendo em um lugar comum onde cada um cumpre um papel social.

5.3.2.2.2. Desenvolvimento da sociedade: 1- Família tribal 2- Sociedade de clãs 3- Sociedade moderna

5.3.2.2.3. As sociedades tribais são o objeto de estudo da Antropologia, e por serem sociedades sem Estado, se regulavam pelo parentesco.

5.3.2.3. CONCEITO TRADICIONAL

5.3.2.3.1. Matrimônio: Caracterizado pela união legítima entre um homem e uma mulher, tal que os filhos sejam reconhecidos como descendentes legítimos dos progenitores. O matrimônio é universal.

5.4. Biológica e física: Estudo do homem como ser biológico, dotado de um aparato físico e uma carga genética, com um percurso evolutivo definido e relações específicas com outras ordens e espécies de seres vivos.

5.4.1. Raça: Indivíduos que pertencem a uma mesma linhagem ancestral e possuem os mesmos hábitos, ideais, crenças, costumes e tradições.