Laten we beginnen. Het is Gratis
of registreren met je e-mailadres
Revolta Armada Door Mind Map: Revolta Armada

1. Contexto Histórico e Causas

1.1. Foi liderada pela Marinha, entre 1891 e 1894, no Rio de Janeiro, e, no Sul do país, integrou a Revolução Federalista. Suas causas foram o autoritarismo de Deodoro da Fonseca, que fechou o Congresso, e o descumprimento de Floriano Peixoto ao não convocar novas eleições em 1891.

2. Curiosidade do conflito

2.1. Na Primeira Revolta da Armada, o então presidente Deodoro renunciou logo após quatro horas da ameaça do almirante. O segundo presidente, Floriano Peixoto, que não renunciou e decidiu reprimir a Segunda Revolta da Armada, ficou conhecido como Marechal de Ferro.

3. Ano do acontecimento

3.1. 1893-1894

4. Consequências

4.1. A Revolta da Armada foi reprimida pelo governo federal de Floriano Peixoto. Ele, por sua vez, ficou conhecido pelo seu pulso firme e governou até 1984. Ainda, o almirante Custódio de Melo tentou uma aliança com os federalistas no Sul, o que não se desenvolveu.

4.2. Após Floriano, quem assumiu a presidência foi Prudente de Morais. Esse novo governo foi o marco para o que foi conhecido como República das Oligarquias. Desse modo, os conflitos como a Revolta da Armada foram um precedente dos diversos setores sociais que emergiam, disputando poder na Primeira República