IMPRESSIONISMO

Laten we beginnen. Het is Gratis
of registreren met je e-mailadres
IMPRESSIONISMO Door Mind Map: IMPRESSIONISMO

1. Origem O impressionismo foi uma tendência artística francesa com ênfase na pintura que ocorreu no momento da chamada "Belle Époque" (1871-1914). Essa vertente teve um papel muito importante para a renovação da arte do século XX, sendo a grande propulsora das chamadas vanguardas europeias. O termo "Impressionismo" é fruto da crítica a uma obra de Claude Monet, "Impressão, nascer do sol", de 1872.

1.1. Principais artistas O pintor Édouard Manet (1832 – 1883); O pintor Edgar Degas (1834 – 1917); O pintor Pierre-Auguste Renoir (1841 – 1919); O pintor Camille Pissarro (1830 – 1903); A pintora Berthe Morisot (1841-1895); A pintora Mary Cassatt (1844-1926); O escultor Auguste Rodin (1840-1917).

1.2. Algumas das principais obras Impressão,nascer do sol - Claude Monet Mulher com sombrinha - Claude Monet O almoço dos barqueiros - Pierre Augusto Renoir OLIMPIA- EDOUARD MANET Rapariga com pêssegos- Valentin Serov Boulevard Montmartre de noite- Camille Pissarro CANTEIRO DE IRIS NO JARDIM DE GIVERNY - EDOUARD MANET

1.3. Edouard Manet foi um pintor e artista gráfico francês e uma das figuras mais importantes da arte do século XIX, considerado por estudiosos de artes plásticas como um dos mais importantes representantes do impressionismo francês, embora muitas de suas obras possuam fortes características do realismo.

2. O que foi Os pintores da arte impressionista costumavam produzir suas telas ao ar livre. A intenção era capturar as tonalidades que os objetos refletiam segundo a iluminação solar em determinados momentos do dia. Esse movimento foi um divisor de águas para a pintura. Seus artistas não se prendiam aos ensinamentos do realismo acadêmico.

2.1. Características Destaque para temas da natureza, especialmente paisagens; Valorização da luz natural; Uso de cores decompostas e primárias; Uso de sombras coloridas e luminosas; Foco nos estudos dos efeitos óticos (ilusões); Valorização pela pintura feita ao ar livre; Preferência pela mistura de cores através da ilusão de ótica e não pela técnica (mesclagens), ou seja, não há a mistura de cores para criar novas tonalidades, mas apenas o uso de pigmentos primários justapostos; Aplicação da lei das cores complementares;