IMPERIALISMO ÁSIA E ÁFRICA (1)

Laten we beginnen. Het is Gratis
of registreren met je e-mailadres
IMPERIALISMO ÁSIA E ÁFRICA (1) Door Mind Map: IMPERIALISMO  ÁSIA E ÁFRICA  (1)

1. No ano de 1867, o último Xogun abdicou em favor do imperador Meiji. Teve início a Era Meiji, com mudanças econômicas, políticas e sociais no Japão. A abertura foi favorável para o desenvolvimento industrial do Japão e sua inserção no mundo capitalista que estava em pleno desenvolvimento . No final do século XIX, o Japão era o país mais desenvolvido do Oriente, com uma economia dinâmica, porém com necessidades para ampliar sua expansão.

2.   Em busca de novos mercados consumidores e matérias-primas, o Japão adotou, assim como Inglaterra, França, EUA e Alemanha, uma política imperialista. As guerras foram o meio que os japoneses encontraram para conquistar territórios de outros países do Oriente.

3. também conhecida como “Revolta Indiana de 1857”, foi uma insurreição popular armada que se sucedeu na Índia entre os anos de 1857 e 1859. Com efeito, foi realizada por soldados hindus e muçul manos, contra a dominação e exploração britânica, e pode ser considerado o primeiro movimento de Independência da Índia.

4. Índia- Monopólio comercial da companhia das Índias China- Foi obrigada a fazer amplas concessões comerciais.

5. Consequência

5.1. °Fronteiras artificiais °Paises Africanos- economia inflável

6. Ásia

6.1. ° Busca principal por mercado consumidor °Revolta dos Sipaios- Índia °Guerra do Ópio- China ° Japão torna-se imperialista

6.1.1. Revolta dos Sipaios

6.1.2. Guerra do Ópio

6.1.2.1. As chamadas Guerras do Ópio foram conflitos travados entre o Reino Unido e o Império Chinês nas décadas de 1840 e 1850 que tiveram como motivo principal o comércio do ópio, isto é, uma droga derivada da flor de papoula, que tem efeito analgésico, cultivada na Ásia e largamente consumida na Europa e na América durante o século XIX.

6.1.3. Como o Japão se tornou-se imperialista

6.2. Conquista da Asia

7. O Imperialismo está ligado diretamente a 2° revolução industrial

8. Novo Tópico

9. ° Descoberta de riquezas minerais ° Redefinição das fronteiras africanas ° Conflitos étnicos

10. Características

10.1. °Predominância do Capitalismo industrial ° Exploração de matéria prima °Busca de mercado consumidor

11. África

11.1. °Quase todo continente dominado °Guerra do Boêres °Conferência de Berlim °Divisão artificial do continente

11.1.1. Guerra dos Boêres

11.1.1.1. As guerras dos bôeres  (ou guerras dos bôers) foram dois confrontos armados na Cidade do Cabo (África do Sul) que opuseram os colonos de origem holandesa e francesa, os chamados bôeres, ao exército britânico, que pretendia se apoderar das minas de diamante e ouro recentemente encontradas naquele território.

11.1.1.1.1. Conferência de Berlim

11.2. Colonialismo

11.2.1. Até o século XIX a intervenção européia esteve presente apenas no litoral do continente africano, com uma exploração especialmente marcada pelo tráfico negreiro

11.3. Partilha da África

12. Apartir do XIX e XX