UMA VIDA COM PROPOSITO

Laten we beginnen. Het is Gratis
of registreren met je e-mailadres
UMA VIDA COM PROPOSITO Door Mind Map: UMA VIDA COM PROPOSITO

1. Dia 01- TUDO COMEÇA EM DEUS

1.1. Somente o criador sabe o propósito é pra que foi criado a criatura .

1.1.1. Ao tentar descobrir nosso propósito , a maioria das pessoas erra em tentar olhar para dentro : o que eu gosto , pelo que meu coração bate mais forte . Quando deveríamos se achegar a Deus

1.2. PROPÓSITO É MUITO MAIOR QUE MINHA REALIZAÇÃO PESSOAL

1.2.1. O nosso propósito não necessariamente é aquilo que sonhamos , e o que queremos . Nosso propósito esta em Deus , e não tem como andar por esse caminho sem um relacionamento com ele !

1.2.2. Deus não é apenas o ponto de partida da nossa vida . Ele é a fonte dela

1.2.2.1. A Bíblia diz: E em Cristo que descobrimos quem somos e o propósito de nossa vida. Muito antes de termos ouvido falar de Cristo e de termos erguido nossas esperanças (...] ele já tinha seus olhos sobre nós; já havia planejado para nós uma vida gloriosa, parte do projeto global que ele está elaborando para tudo e para todos!

1.3. PRIMEIRO DIA - PENSANDO SOBRE O PROPÓSITO DE MINHA VIDA

1.3.1. Um tema para reflexão: A questão não sou eu.

1.3.2. Um versículo para memorizar: Todas as coisas foram criadas nele e nele encontram propósito (Colossenses 1.16; Msg).

2. DIA 2 - VOCÊ NÃO É UM ACIDENTE

2.1. Antes mesmo de ser gerado ,Deus já havia me planejado

2.1.1. Minhas características , minha personalidade , minha raça e até minha nacionalidade foram excepcionalmente escolhidas por Deus .

2.1.2. Desde todos os meus antepassados , até a corrida até o útero . Existiam bilhões de possibilidades de hoje não ser a Juliana .

2.2. Há um Deus que o fez por uma razão

2.2.1. E minha vida tem um profundo significado! Descobrimos esse significado e propósito somente quando tomamos a Deus como ponto de referência de nossa vida.

2.2.1.1. Romanos 12.3,diz: A única forma precisa de compreendermos a nós mesmos é pelo que Deus é e pelo que ele faz por nós.

2.3. SEGUNDO DIA - PENSANDO SOBRE O PROPÓSITO DE MINHA VIDA

2.3.1. Um tema para reflexão: Não sou um acidente.

2.3.2. Um versículo para memorizar: Eu sou seu criador. Você estava sob os meus cuidados mesmo antes de nascer (Isaías 44.2; CEV).

3. DIA 03 - O QUE DIRIGE SUA VIDA

3.1. Dirigidos pela culpa

3.1.1. Deus é especialista em dar às pessoas um novo comeco. A Bíblia diz: Como é feliz o homem que tem suas desobediências perdoadas e seus pecados cobertos!

3.1.1.1. A Bíblia diz: Como é feliz o homem que tem suas desobediências perdoadas e seus pecados cobertos!

3.2. Dirigidos pelo medo

3.2.1. O medo é a auto-imposição de um cárcere, que impedirá de se tornar o que Deus pretende que você seja. Você tem de agir contra isso, com as armas da fé e do amor. r

3.2.1.1. A Bíblia diz: No amor não há medo: ao contrário. o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amo

3.3. Dirigido pela raiva

3.3.1. Você apenas machuca a si mesmo com sua amargura. Para seu próprio bem, aprenda com o passado e então afaste-se dele.

3.3.1.1. A Bíblia diz: Ficar desgostoso amargurado é loucura, é falta de juízo, que leva à morte?

3.4. Dirigido pela Necessidade de aprovação

3.4.1. Ser controlado pelas opiniões dos outros é uma forma segura de deixar de lado os propósitos de Deus para sua vida. Jesus disse:

3.4.1.1. Ninguém pode servir a dois senhores.

3.5. Dirigido pelo materialismo

3.5.1. O mito mais freqüente a respeito do dinheiro é o que diz que. quanto mais dinheiro se tem, mais protegido se está. Isso não é verdade. Riquezas podem ser perdidas em um piscar de olhos, em virtude de uma enorme quantidade de fatores incontroláveis. A verdadeira proteção só pode ser achada naquilo que nunca poderão tomar de você seu relacionamento com Deus

3.6. Uma vida dirigida por propósitos

3.6.1. O mito mais freqüente a respeito do dinheiro é o que diz que. quanto mais dinheiro se tem, mais protegido se está. Isso não é verdade. Riquezas podem ser perdidas em um piscar de olhos, em virtude de uma enorme quantidade de fatores incontroláveis. A verdadeira proteção só pode ser achada naquilo que nunca poderão tomar de você seu relacionamento com Deus

3.6.1.1. Uma vida dirigida por propósito é uma VIDA COM SENTIDO

3.6.1.2. Um vida com propósitos é uma VIDA SIMPLIFICADA

3.6.1.3. Conhecer o propósito direciona a vida

3.6.1.4. A Bíblia diz : “Não viva descuidadente , impensadamente . Certifique se que você compreende o que o mestre quer “

3.6.1.4.1. - Não podemos confundir atividade com produtividade. Podemos Ester ocupados demais , mas sem um propósito o apóstolo Paulo diz : “aqueles de nós que almejam tudo o que Deus tem para nós , fiquem concentrados nesse alvo”

3.6.1.5. Conhecer o propósito estimula a vida

3.6.1.6. Conhecer o seu propósito o prepara para a eternidade

3.6.1.6.1. - “No devido tempo todos os seus troféus seram jogados no lixo por alguém Viver em prol de Construir um legado , recordes , troféus é um objetivo tacanho Uma utilização mais sabia do tempo é construir um legado eterno

3.7. TERCEIRO DIA - PENSANDO SOBRE O PROPÓSITO DE MINHA VIDA

3.7.1. Um tema para reflexão: viver com um propósito é o caminho para a paz .

3.7.2. Um versículo para memorizar: Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia.

4. DIA 04 - CRIADO PARA SER ETERNO

4.1. A VIDA É APENAS UM ENSAIO GERAL , ANTES DA VERDADEIRA APRESENTAÇÃO

4.1.1. Passaremos muito mais tempo do outro lado - eternidade - do que na terra . Um dia nosso coração vai parar de bater . Será o fim do corpo terreno - chamado pela Bíblia de temporária habitação - E o início do nosso futuro corpo - na residência-

4.1.2. > De fato não sabemos que , quando for destruída está barraca em que vivemos , que é o nosso aqui na terra. Deus nos dará para morarmos nela , uma casa no céu. Essa casa não foi feita por mãos humanas , foi Deus quem a fez , e ela durará para sempre >

4.2. A VIDA & AS OPÇÕES

4.2.1. C. S. Lewis disse: "Existem dois tipos de pessoas: as que dizem a Deus 'Seja feita a sua vontade' e aqueles a quem Deus diz 'Então tudo bem, faça do seu jeito'". Tragicamente, muitas pessoas terão de suportar a eternidade sem Deus, pois escolheram viver sem ele aqui na terra.

4.2.2. - Compreender plenamente que que a vida é mais do que - o aqui e agora - e perceber que a vida é apenas uma preparação para a eternidade , faz com que vivamos a vida DE FORMA DIFERENTE . Você começa a viver a luz da eternidade e isso trás nova perspectiva de como lidar com relacionamentos , situações tarefas… CADA ATO DA NOSSA VIDA TOCA UM ACORDE QUE SOARÁ NA ETERNIDADE

4.2.3. Deveríamos compreender que cada instante que gastamos neste corpo terreno é tempo gasto longe de nosso lar eterno, no céu com Jesus.

4.3. QUARTO DIA - PENSANDO SOBRE O PROPÓSITO DE MINHA VIDA

4.3.1. Há muito mais na vida do que o aqui - e o agora

4.3.2. Um versículo para memorizar: O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. [1 João 2:17](https://www.bibliaonline.com.br/nvi/1jo/2/17+)

5. DIA 05- ENXERGANDO A VIDA DO PONTO DE VISTA DE DEUS

5.1. O MODO DE ENXERGAR SUA VIDA, MOLDA SUA VIDA

5.1.1. A metáfora na qual comparamos a vida determina nossa esperança , valores , relacionamentos , metas e prioridades. A Bíblia nos oferece 3 metáforas que não ensina a visão que Deus tem da vida :

5.2. A VIDA NA TERRA É UM TESTE

5.2.1. Em toda a Bíblia Deus continuamente testa pessoas quanto ao caráter, lealdade , fé , obediência , amor . Abraão, jaco , Davi , Adão e Eva ….José , Ester, Daniel Os testes desenvolvem e manifestam o caráter de alguém, Deus constantemente observa nossas reações : a pessoas , acontecimentos , enfermidades , problemas , sucesso. Quando entendemos que a vida é um teste , passamos a perceber que nada é insignificante na vida. Tudo é relevante para o desenvolvimento de seu caráter. A boa notícia é que Deus quer q passamos por testes , por isso ele nunca vai permitir que enfrentamos **testes maiores que a graça que ele nos concede para lidar com eles**

5.2.1.1. O erro é basear a vida em uma metáfora falha . A Bíblia vai nos dizer “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele”

5.2.1.2. Toda vez que você passa em um teste, Deus toma conhecimento e faz planos para recompensá-lo na eternidade.

5.3. A VIDA NA TERRA É UMA IMCUBÊNCIA DE CONFIANÇA

5.3.1. Somos Mordomos de tudo quanto Deus nos dar : nosso tempo , energia ,inteligência , recursos , oportunidades , relacionamentos O conceito de mordomia começa com o reconhecimento de que Deus é dono de tudo e de todos

5.3.1.1. A Bíblia diz : “ao senhor Deus pertence o mundo e tudo o que nele existe, a terra e todos os seres vivos que nele existem são dele”

5.3.1.2. Não possuímos nada que temos , tudo é propriedade do Senhor , ele apenas nos empresta durante nossa passagem , antes de vivermos já era dele , e depois que morremos será emprestado a outro. **O que podemos fazer é desfrutar por um tempo**

5.3.1.2.1. A Bíblia diz : “ vocês tem alguma coisa que não tenha sido dada por Deus ? E se tudo o que vocês tem vem de Deus , porque vocês se vangloriam como se tivesse realizado alguma coisa por si próprio ?”

5.4. Tudo que fazemos , mesmo uma tarefa diária , tem implicações eternas

5.4.1. Se você trata tudo como incumbência de confiança : **Deus promete 03 recompensas na eternidade:** - RECONHECIMENTO DE DEUS: “muito bem , bom trabalho! “ - PROMOÇÃO e RESPONSABILIDADE MAIOR : “ eu o porei a cargo de muitas coisas” - HONRA E COMEMORAÇÃO : “venha e participe da alegria do senhor” DINHEIRO : tanto um **teste** como uma **incumbência**: Deus usa a área financeira pra nós ensinar a confiar nele , e para muitos o dinheiro é o maior teste de todos : Deus observa a forma em que usamos o dinheiro para testar o quão confiáveis somos

5.4.1.1. A Bíblia diz : “se vocês forem indignos de confiança em relação a riquezas deste mundo , quem lhes confiara as verdadeiras riquezas celestiais ?”

5.4.1.2. O modo de eu administrar o meu dinheiro ( riquezas desse mundo ) determina o quanto Deus pode confiar em mim com as bençãos espirituais ( riquezas celestiais )

5.4.1.2.1. Jesus disse : “ a quem muito foi dado , muito será exigido , e a quem muita foi confiado , muito mais será pedido”

5.5. QUINTO DIA - PENSANDO SOBRE O PROPÓSITO DE MINHA VIDA

5.5.1. Um tema para reflexão: A vida é um teste e uma incumbência de confiança

5.5.2. Um versículo para memorizar: "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. ”

6. DIA 06 - A VIDA É UMA ATRIBUIÇÃO TEMPORÁRIA

6.1. SOMOS COMO PEREGRINOS EM TERRAS DISTANTES

6.1.1. PARA USAR A VIDA DA MELHOR FORMA , JAMAIS PODEMOS ESQUECER : - Primeira: em comparação com a eternidade, a vida é extremamente breve. - Segunda: a terra é apenas uma residência temporária. Você não ficará aqui por muito tempo, então não fique muito apegado.

6.1.2. Davi disse: Viverei poucos anos aqui na terra.3 e Pedro explicou: Se vocês chamam a Deus de Pai, levem a vida como residentes temporários na terra.

6.2. AQUI E AGORA

6.2.1. Deus é bastante categórico sobre o perigo de viver pelo aqui-e-agora, adotando valores, prioridades e estilos de vida do mundo ao redor. Quando flertamos com as tentações deste mundo, Deus chama isso de adultério espiritua

6.2.2. A Bíblia diz: Vocês estão traindo a Deus. Se tudo o que vocês querem é viver do seu próprio jeito, flertando com o mundo sempre que possível, vocês vão acabar tornando-se inimigos de Deus e do jeito dele.

6.2.3. Imagine que você tenha sido convidado por seu país para atuar como embaixador em uma nação inimiga. Você provavelmente teria de aprender **outra língua e adaptar-se a alguns costumes e diferenças culturais** , a fim de ser cortês e cumprir sua missão. Na função de embaixador, você não teria como se isolar do inimigo. Visando a cumprir sua missão, você teria de ter contato e se relacionar com o inimigo. Mas suponhamos que você se sentisse tão à vontade nesse pais que se apaixonasse por ele**, preferindo-o à sua terra natal**. Seu comprometimento e lealdade seriam alterados. Sua atuação como embaixador ficaria comprometida. Em vez de representar sua terra natal, você começaria a agir como o inimigo. Você seria um traidor.

6.3. Somos embaixadores de Cristo.

6.3.1. Deus não quer que fiquemos apegados ao que está a nossa volta, porque é uma situação temporária. Já fomos avisados de que os que têm um contato freqüente com as coisas deste mundo devem usá-las corretamente sem criar apego; pois este mundo e tudo o que está nele passarão.9

6.3.2. A Bíblia é clara: Amigos, este mundo não é o seu lar, então não fiquem à vontade. Não satisfaçam o ego em prejuízo da alma.8

6.4. TOTAL SATISFAÇÃO

6.4.1. Perceber que a vida na terra é apenas uma atribuição temporária alteraria completamente os seus valores. Valores eternos, e não temporários se tornariam fatores determinantes em suas decisões. Como C. S. Lewis comentou: "Tudo o que não é eterno é eternamente inútil".

6.4.2. A Bíblia diz: Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.12

6.5. O FIM DA VIDA , NÃO E O FIM DE TUDO!

6.5.1. **Aos olhos de Deus , os maiores heróis da fé não são os que alcançaram sucesso , prosperidade e poder nessa vida** . , mas os que trataram essa vida como uma ATRIBUIÇÃO TEMPORÁRIA , **e serviram fielmente , aguardando a recompensa que lhes foi prometida na eternidade**

6.5.2. Sobre os heróis da fé , a Bíblia diz : “Todos esses morreram pela fé. Não receberam as coisas que Deus prometera a seu povo, mas as enxergaram no futuro e ficaram alegres. Eles diziam que eram visitantes e estrangeiros na terra […..l estavam esperando uma pátria melhor - uma pátria celestial. Portanto, Deus não se envergonha de ser chamado Deus deles, porque preparou uma cidade para eles”

6.5.3. Quando a vida fica difícil e você é subiugado pelas dúvidas, ou quando fica imaginando se viver para Cristo vale o esforço, lembre-se de que você ainda não chegou a casa. Na morte, você não vai abandonar sua casa - você vai para casa.

6.6. SEXTO DIA - PENSANDO SOBRE O PROPÓSITO DE MINHA VIDA

6.6.1. O mundo não é o meu ler

6.6.2. Um versículo para memorizar: Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno 2 Coríntios 4.18

7. Dia 07 - A RAZÃO DE TUDO

7.1. GLORIA A DEUS

7.1.1. O objetivo fundamental do universo é demostrar a glória de Deus A glória de Deus é o que ele é, é a essência de sua natureza , o peso da sua glória , a expressão da sua bondade A criação da a conhecer a glória do criador. Já natureza aprendemos que Deus é poderoso , aprecia a variedade ,ama a beleza e é organizado

7.1.2. “Os Céus declaram a Gloria de Deus “ Todo pecado consiste em basicamente , na incapacidade de dar a glória de Deus , amando qualquer outra coisa mais do que Deus

7.2. Como posso dar glória a Deus

7.2.1. Qualquer coisa da criação glorifica a Deus quando cumpre o seu propósito Irineu disse : “ A glória de Deus é um ser humano em plenitude “ Dar Gloria a Deus pode se resumir em 05 propósitos :

7.3. Damos glória a Deus quando o adoramos :

7.3.1. adorar é um estilo de vida que compreende apreciar a Deus ama lo e não doar para seus propósitos “ usem seu corpo todo como instrumento para fazer o que é justo , para a glória de Deus”

7.4. Damos glória a Deus ao amar outros crentes

7.4.1. quando nascemos de novo , nos tornamos parte de uma família de Deus. E nossa responsabilidade amar como Deus ama , porque Deus é amor e isso confere honra a ele. “ aceitem se uns aos outros da mesma forma que Cristo os aceitou , afim de que vocês glorifiquem a Deus”

7.5. Damos glória a Deus ao nos tornar como Cristo

7.5.1. uma vez que fazemos parte da família de Deus , ele Espera que continuemos crescendo em maturidade espiritual. Maturidade espiritual e não tornar como Jesus na forma de pensar , de sentir e de agir .” A medida que o espírito do senhor trabalha em nós , tornamos nos mais e mais semelhantes a ele e refletimos sua glória ainda mais”

7.6. Damos glória a Deus servido as outras pessoas com os nossos dons:

7.6.1. fomos exclusivamente planejados por Deus com dons , talentos , capacidade e habilidades . E nada disso é por um propósito egoista . Mas para beneficiar as outras pessoas “ Deus concedeu dons a cada um vocês …Administrem-nos bem, para que a generosidade de Deus flua por meio de vocês. Vocês são chamados para ajudar aos outros? Ajudem com toda a força e energia com que Deus lhes supre”

7.7. Damos glória a Deus falando dele as outras pessoas :

7.7.1. Deus não quer que seu amor e propósitos sejam mantidos em segredo. Uma vez que tenhamos conhecido a verdade, ele espera que a partilhemos com os outros. Este é um enorme privilégio - apresentar Jesus às outras pessoas, ajudando-as á descobrir seus propósitos e preparando-as para seu destino eterno. A Bíblia diz “à medida que a graça de Deus trouxer mais e mais pessoas para Cristo, Deus receberá mais e mais glória.19”

7.8. Qual será o objetivo da minha vida ?

7.8.1. Em primeiro lugar, creia: - Creia que Deus o ama, e o criou para seus propósitos. - Creia que você não é um acidente - Creia que você foi feito para ser eterno. - Creia que Deus escolheu você para ter um relacionamento com Jesus, o qual morreu na cruz por você. - Creia que, a despeito de suas ações passadas, Deus quer perdoar a você. Em segundo lugar, receba: - Receba Jesus em sua vida como seu Senhor e Salvador. - Receba o perdão pelos pecados. - Receba o Espírito, que lhe dará poder para cumprir o propósito de sua vida.

7.8.2. A Bíblia diz: Qualquer pessoa que aceite o Filho e confie nele receberá tudo, vida completa e para sempre.24

7.9. SETIMO DIA - PENSANDO SOBRE O PROPÓSITO DE MINHA VIDA

7.9.1. Tudo isso é pera ele

7.9.2. Todas as coisas vêm única e exclusivamente de Deus. Tudo vive por seu poder, e tudo é para sua glória. A Ele seja a glória para todo o sempre (Romanos 11.36; BV).

8. Dia 03

9. Dia 03

10. Dia 03

11. Dia 03

12. Dia 03

13. Dia 03

14. Dia 03

15. Dia 03

16. Dia 03

17. Dia 03