Mapeamento mental online

Tudo começa com uma ideia.

Serviço de nuvem confiável

14 milh√£o usu√°rios criativos

1.5 bilh√£o ideias geradas

4.5 Estrelas na App Store

Ferramenta de mapeamento mental #1

Capture, desenvolva e compartilhe ideias visualmente

O MindMeister √© uma ferramenta online de mapeamento mental que permite que voc√™ capture, desenvolva e compartilhe suas ideias visualmente. Mais de 13 milh√Ķes de pessoas j√° usam o nosso premiado editor de mapas mentais para brainstorming, anota√ß√Ķes, planejamentos de projetos e diversas outras tarefas criativas. O MindMeister fica inteiramente na nuvem, o que significa que voc√™ n√£o precisa baixar nenhum arquivo ou atualizar nada! Esteja trabalhando no Windows, Mac OS ou Linux, voc√™ sempre pode acessar seus mapas mentais diretamente no navegador.

Saiba mais sobre mapeamento mental Saiba mais

Colabore em qualquer lugar

Desenvolver um mapa mental com seus colegas dentro de um time nunca foi t√£o f√°cil. O MindMeister permite que voc√™ compartilhe os seus mapas mentais com quantos amigos ou colegas voc√™ quiser trabalhar naquele momento em tempo real. Estejam voc√™s frente a frente ou a quil√īmetros de dist√Ęncia um do outro, todos podem ver as altera√ß√Ķes feitas no mapa mental imediatamente desde que estejam online ao mesmo tempo no mesmo mapa. Colaboradores podem rapidamente comentar nos t√≥picos, votar em ideias ou discutir as altera√ß√Ķes no nosso chat integrado ao mapa.

Saiba mais

Apresenta√ß√Ķes Impressionantes

O poder de demonstrar suas ideias de maneira gr√°fica √© a maneira mais f√°cil de fazer com que os outros entendam seu racioc√≠nio. Com o modo de apresenta√ß√£o embutida do MindMeister voc√™ transforma os mapas em slides lindos e din√Ęmicos em apenas alguns segundos. Assim que sua apresenta√ß√£o acaba voc√™ pode exportar os slides como imagens de extens√£o PNG, pode anexar a apresenta√ß√£o inteira no seu site da internet ou at√© mesmo transmitir ao vivo para os seus colaboradores online.

Saiba mais

Simples Gerenciamento de Projetos

O MindMeister integra-se facilmente com o MeisterTask, o aplicativo intuitivo e online de gerenciamento de processos e tarefas para o seu time. Assim que você tenha completado a fase de planejamento e brainstorming no MindMeister, você pode arrastar as suas ideias para um projeto MeisterTask conectado, onde elas então são transformadas em tarefas acionáveis.

Saiba mais

O que é mapeamento mental?

O mapeamento mental √© uma t√©cnica poderosa que ajuda voc√™ a visualizar seus pensamentos e comunic√°-los √†s outras pessoas. Al√©m disso, o mapeamento mental incentiva um fluxo livre de ideias, o que o torna o formato ideal para sess√Ķes de brainstorming e solu√ß√£o criativa de problemas.

Como criar um mapa mental

Comece pelo centro: para criar um mapa mental, comece escrevendo o assunto do seu mapa no centro de um peda√ßo de papel em branco ou tela digital. O assunto pode ser uma √ļnica palavra-chave, uma imagem, uma pergunta ou um problema que voc√™ est√° tentando resolver.

Adicione ramifica√ß√Ķes: ramifica√ß√Ķes s√£o linhas que se estendem para fora do centro e simbolizam as principais categorias ou ideias-chave relacionadas ao seu assunto. A maioria dos mapas tem entre quatro e seis ramifica√ß√Ķes, mas voc√™ pode adicionar quantas forem necess√°rias.

Escreva uma palavra-chave em cada ramificação: use palavras-chave e frases curtas, em vez de frases longas. Isso manterá seu mapa compacto e fácil de analisar, pois você poderá ver suas ideias mais importantes rapidamente.

Adicione ideias: cada ideia que voc√™ mapear poder√° acionar associa√ß√Ķes no seu c√©rebro e gerar novas ideias, as quais voc√™ pode, ent√£o, adicionar na forma de ramifica√ß√Ķes filhas. N√£o h√° limite quanto ao n√ļmero de ramifica√ß√Ķes filhas ou n√≠veis hier√°rquicos que voc√™ pode criar.

Adicione elementos visuais: enrique√ßa seu mapa adicionando cores, √≠cones e imagens a t√≥picos individuais. Um software de mapeamento mental como o MindMeister leva isso a um novo n√≠vel, permitindo que voc√™ incorpore v√≠deos, adicione anota√ß√Ķes e coment√°rios ou anexe arquivos inteiros, como PDFs ou planilhas.

Por que fazer mapeamento mental?

Um mapa mental √© uma ferramenta de pensamento visual que tem muitas vantagens em compara√ß√£o com as t√©cnicas tradicionais de anota√ß√Ķes e escrita. Se voc√™ est√° se perguntando por que deveria criar mapas mentais, confira esta lista dos principais benef√≠cios do mapeamento mental:

Mapas mentais estruturam informa√ß√Ķes

Os mapas mentais s√£o representa√ß√Ķes gr√°ficas de informa√ß√Ķes que transmitem a rela√ß√£o entre ideias e conceitos individuais. Independentemente do qu√£o complexo ou amplo um assunto seja, um mapa mental traz ordem ao caos e ajuda voc√™ a enxergar o "panorama geral".

Mapas mentais melhoram a memória

Os mapas mentais utilizam v√°rios gatilhos de mem√≥ria, como cores e imagens. Para seu c√©rebro, √© muito mais f√°cil memorizar e se lembrar deles do que texto puro. Al√©m disso, os mapas mentais ajudam voc√™ a conectar novas informa√ß√Ķes ao conhecimento existente.

Mapas mentais estimulam a criatividade

Existem muito poucas t√©cnicas que s√£o capazes de fomentar sua criatividade como o mapeamento mental. Isso porque os mapas mentais usam imagens e palavras-chave para criar novas associa√ß√Ķes no seu c√©rebro, que voc√™ tamb√©m pode transcrever com uma velocidade incr√≠vel.

Mapas mentais facilitam a colaboração

Embora os tradicionais mapas mentais de papel sejam ótimos para o desenvolvimento de ideias por conta própria, os mapas mentais online permitem que você realize brainstorms com outras pessoas e planeje em conjunto e em tempo real, independentemente de onde as pessoas estejam ou qual dispositivo estejam usando.

Quem precisa de mapas mentais?

Profissionais criativos

Designers, redatores e marqueteiros podem usar mapas mentais para fazer brainstorm e visualizar pensamentos.

Gestores

Gestores podem usar mapas mentais para criar estrat√©gias, planejar projetos, liderar reuni√Ķes e muito mais.

Consultores

Consultores e conselheiros podem usar mapas mentais como ferramenta de comunicação e apresentação.

Professores

Professores podem usar mapas mentais e modelos para melhorar o pensamento crítico e a colaboração na classe.

Estudantes

Estudantes podem usar mapas mentais para tomar notas mais eficazes e melhorar sua memória e compreensão.

Qualquer pessoa

Todos podem usar mapas mentais para liberar criatividade, resolver problemas, ver metas e organizar ideias!

Estudos de caso

Não chegou a hora de você se juntar ao grupo de profissionais de sucesso que escolheram a colaboração visual?

"Em comparação à anotação do texto a partir de um slide, o mapeamento mental torna o processo de aprendizagem mais significativo e memorável para os estudantes."

Nancy Morris

University Lecturer & Teacher Trainer

Leia o estudo de caso completo

"O principal benefício do MindMeister é manter tudo alinhado de maneira muito profissional e apresentável. Sua aparência e forma de operação são facilmente compreensíveis pelos clientes."

Matt Milligan

Managing Partner

Milligan Partners

Leia o estudo de caso completo

"O MindMeister é uma ótima maneira de visualizar nossos pensamentos, ideias e prioridades."

Martim Schnack

Tech-lead

Rare Carat

Leia o estudo de caso completo

Principais Usos do Mapeamento Mental

As possibilidades de aplicação de mapas mentais são quase infinitas. Empresas utilizam mapas mentais principalmente com planejamento estratégico, colaboração e concepção, enquanto professores e alunos utilizam mapas para visualizar problemas complexos e promover engajamento na sala de aula. Aqui estão seis dos usos mais comuns de mapas mentais:

Brainstorming

O mapeamento mental promove um fluxo livre de ideias e ajuda a estimular novos pensamentos através da associação. Trata-se da ferramenta perfeita para o brainstorming criativo, individual ou em equipe.

Saiba mais

Tomar Notas

Seja em uma conferência ou na sala de aula, tomar notas em um mapa mental não é apenas mais eficiente, como também facilita a revisão e a memorização das notas.

Saiba mais

Planejamento

Voc√™ pode utilizar mapas para tra√ßar os planos do projeto, criar estrat√©gias de neg√≥cios, planejar eventos e muito mais. O planejamento com mapas mentais √© simples e visual ‚ÄĒ e sequer se parece com trabalho!

Saiba mais

Gerenciamento de reuni√Ķes

Preparar e distribuir a agenda da reuni√£o, criar apresenta√ß√Ķes r√°pidas, registrar atas da reuni√£o e atribuir tarefas execut√°veis, tudo dentro de um √ļnico mapa mental.

Saiba mais

Gest√£o de ideias

Com os mapas mentais, voc√™ gera, captura e gerencia ideias com facilidade. Re√ļna coment√°rios de partes interessadas, vote e comente em t√≥picos, e priorize as tarefas pendentes ‚ÄĒ tudo em um √ļnico mapa.

Saiba mais

Gest√£o do conhecimento

Os mapas mentais permitem que as organiza√ß√Ķes armazenem, compartilhem e gerenciem seus conhecimentos coletivos de forma centralizada e segura. Gra√ßas ao seu formato intuitivo, localizar e atualizar informa√ß√Ķes √© muito simples.

Saiba mais

História dos mapas mentais

Representa√ß√Ķes visuais de informa√ß√Ķes t√™m sido usadas h√° milhares de anos. O termo "mapa mental", no entanto, n√£o existia at√© a d√©cada de 1970, quando foi inventado pelo pesquisador ingl√™s Tony Buzan. Buzan estava procurando uma maneira de lidar com as grandes quantidades de informa√ß√£o que ele precisava memorizar durante sua √©poca na universidade. Ele estudou as anota√ß√Ķes dos maiores pensadores que encontrou e combinou as abordagens deles com suas pr√≥prias pesquisas sobre psicologia, pensamento criativo e memoriza√ß√£o. Eventualmente, ap√≥s os primeiros sucessos com sua t√©cnica rec√©m-desenvolvida, ele come√ßou a escrever uma s√©rie de livros sobre o assunto. A primeira edi√ß√£o de ‚ÄúThe Mind Map Book‚ÄĚ surgiu em 1995. Doze anos depois, em 2007, foi lan√ßada a primeira ferramenta de mapas mentais totalmente online. Essa ferramenta era o MindMeister, o qual rapidamente se tornou o software de mapeamento mental n√ļmero um na web.

O MindMeister √© considerado o melhor aplicativo de mapeamento mental online atualmente no mercado. Com a sua premiada vers√£o online e com seus aplicativos gratuitos para dispositivos m√≥veis como iPhone, iPad e Android, os usu√°rios conseguem criar mapas mentais na escola, em casa, no escrit√≥rio e at√© mesmo se deslocando de um lugar para outro. O mapeamento mental com o MindMeister √© t√£o simples e intuitivo que desde uma crian√ßa da primeira s√©rie at√© um CEO de uma grande empresa pode us√°-lo para melhorar sua produtividade e traduzir suas ideias criativas em planos de a√ß√Ķes. O MindMeister oferece um enorme n√ļmero de recursos que permitem que os usu√°rios colaborem e pratiquem brainstorming online, planejem projetos, desenvolvam estrat√©gias de neg√≥cio, criem apresenta√ß√Ķes din√Ęmicas e aproveitem os in√ļmeros benef√≠cios dos mapas mentais para melhorar seu pr√≥prio aprendizado. Para isso, o MindMeister disponibiliza √≥timos descontos para alunos e professores, e at√© mesmo oferece contas gratuitas com at√© tr√™s mapas mentais no total, as quais fornecem todos os recursos necess√°rios para uma experi√™ncia simples e poderosa de mapeamento mental.