Metáfora da dominação

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Metáfora da dominação by Mind Map: Metáfora da dominação

1. Exemplos de dominação

1.1. Movimentos sociais

1.2. Corporações como potência mundial

1.3. Burocracia

2. Max Weber

2.1. Dominação Carismática

2.2. Dominação Tradicional

2.3. Dominação Racional -Legal

3. Michels

3.1. As organizações em geral acabam sob o controle de grupos reduzidos Quando os líderes sobem ao poder, tendem a passar a preocupar-se com sua própria maneira de ver as coisas. Mas mesmo esses líderes tendo as melhores intenções, tendem a tornar-se parte de uma elite que promove seus próprios interesses e tenta manter-se no poder a qualquer custo.

4. Definição

4.1. (MORGAN, 1986) O mito da racionalidade inerente ao processo produtivo acaba por legitimar a ação de grupos dominantes.

4.2. (BERNARDES, 2011) As organizações são vistas como instrumentos de dominação, visando satisfazer os interesses das elites às expensas da maioria.

4.3. (MORGAN, 2012) Organizações podem ser associadas a processos de dominação social nos quais indivíduos ou grupos encontram formas de impor a respectiva vontade sobre outros.

5. Pontos positivos

5.1. A dominação pode ser intrínseca à maneira como organizamos e não apenas um efeito colateral indesejado; A metáfora mostra uma maneira de criar uma teoria organizacional para os explorados; Fornece uma crítica radical da organização e teoria organizacional; Incentiva as pessoas a reconhecer e lidar com a exploração no local de trabalho, em vez de descartá-las.

6. Pontos negativos

6.1. Metáfora apoia a ideologia de esquerda; Nos cegamos para a ideia de que formas de organização não dominantes são possíveis.