Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Arcadismo by Mind Map: Arcadismo

1. surgiu no continente europeu, no século XVIII, durante uma época de ascensão da burguesia e de seus valores sociais, políticos e religiosos.

2. segundo o crítico Alfredo Bosi em seu livro História Concisa da Literatura Brasileira, houve dois momentos do Arcadismo no Brasil: Poético e ideológico

3. poético: retorno à tradição clássica com a utilização dos seus modelos, e valorização da natureza e da mitologia.

4. ideológico: influenciados pela filosofia presente no Iluminismo, que traduz a crítica da burguesia culta aos abusos da nobreza e do clero.

5. utilizavam muitos pseudônimos e, em sua maioria, esses nomes artísticos, eram baseados nos pastores da poesia grega ou latina. Isso explica a presença da mitologia greco-romana e do pastoralismo.

6. NO BRASIL: inicio teve como marco a publicação de “Obras” de Cláudio Manuel da Costa.

7. Tomás Antônio Gonzaga, por sua vez, era um autor português que viveu em Salvador ao final de sua infância e adolescência. Entre suas obras, Marília de Dirceu é destaque, dividida em três partes correspondentes às fases da vida do autor.

8. O movimento tem características reformistas, pois seu intuito era o de dar novos ares às artes e ao ensino, aos hábitos e atitudes da época.

9. também conhecido como Setecentismo ou Neoclacissismo

10. O nome faz referência à Arcádia, região do sul da Grécia que, por sua vez, foi nomeada em referência ao semideus Arcas (filho de Zeus e Calisto).

11. Os autores árcades, muitas vezes considerados "falsos", buscavam o distanciamento da escola literária anterior, ou seja, o Barroco, permeado de exageros e excessos.

12. utilizavam muitos pseudônimos e, em sua maioria, esses nomes artísticos, eram baseados nos pastores da poesia grega ou latina. Isso explica a presença da mitologia greco-romana e do pastoralismo.

13. Oposição ao Barroco Inspiração Iluminista Equilíbrio e busca da perfeição Racionalismo, bucolismo e pastoralismo Retomada dos valores clássicos (greco-romano) Idealização da mulher

14. Pureza e ingenuidade humana Linguagem simples e objetiva Figuras mitológicas Uso de pseudônimos (fingimento poético) Preferência por sonetos Temática cotidiana Valores da natureza

15. BRASIL: Cláudio Manuel da Costa. Este cultivou a poesia épica e lírica e tinha como temática em suas poesias líricas a desilusão amorosa. Sua poesia apresenta a transição entre o Barroco e o Arcadismo e, de suas obras, destacamos Vila Rica.