Cap 1: IMAGENS OBTIDAS POR SENSORIAMENTO REMOTO

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Cap 1: IMAGENS OBTIDAS POR SENSORIAMENTO REMOTO by Mind Map: Cap 1: IMAGENS OBTIDAS POR SENSORIAMENTO REMOTO

1. Resolução

1.1. Capacidade de um sensor enxergar ou distinguir objetos da superfície terrestre, 4 tipos:

1.1.1. Espacial: é a capacidade do sensor de discrimina os objetos em função do tamanho deles.

1.1.2. Espectral: é a capacidade do sensor de discriminar objetos em função de sua sensibilidade

1.1.3. Radiométrica: é a capacidade do sensor de discriminar intensidade de energia refletida ou emitida pelos objetos.

1.1.4. Temporal: é a frequência de imageamento sobre uma mesma área.

2. Fotografias Coloridas

2.1. A tonalidade das fotografias obtidas por meio de um sensor fotográfico vai depender diretamente da sensibilidade do filme e dos filtros utilizados no processo de formação das cores.

3. Imagens Coloridas

3.1. As imagens produzidas por sensores eletrônicos, em diferentes canais, são inicialmente geradas em preto e branco, após passar por filtros coloridos que as imagens passam a ser coloridas.

4. Sensores Remotos

4.1. Equipamentos que captam e registram a energia refletida ou emitida pelos elementos da superfície,terrestre. Sendo estes operantes em diferentes regiões do espectro eletromagnético.

5. Energia refletida da superfície terrestre

5.1. O método do sensoriamento remoto é capaz distinguir objetos diferentes da superfície terrestre, como: a vegetação, a água e o solo, refletem, absorvem e transmitem radiação eletromagnética em proporções que variam com o comprimento de onda, de acordo com suas características biofísicas e químicas.

5.2. As variações da energia refletida pelos objetos podem ser representadas por curvas; e graças às essas variações é possível distinguir os objetos da superfície terrestre nas imagens de sensores remotos. A representação dos objetos nessas imagens vai variar do BRANCO (quando refletem muita energia) ao PRETO (quando refletem pouca energia).

6. Fontes de Energia

6.1. a fonte de energia utilizada no sensoriamento remoto é a radiação eletromagnética, medida em frequência e comprimentos de ondas, que se propaga em forma de ondas eletromagnéticas. Ela pode ser proveniente de uma fonte natural (luz do sol e o calor emitido pela superfície da Terra) ou de uma fonte artificial ( flash de uma máquina fotográfica ou o sinal produzido por um radar).

7. Sensoriamento Remoto

7.1. Tecnologia que permite obter imagens, entre outros tipos de dados, da superfície terrestre, por meio da captação e do registro da energia refletida ou emitida pela superfície.

7.2. É formado a partir de dados que são obtidos a distância, através de sensores instalados em plataformas terrestres, aéreas e orbitais. Vale ressaltar que o processamento, a análise e interpretação desses dados também integram o sensoriamento remoto.