Capitulo 1 - Ciências

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
Capitulo 1 - Ciências by Mind Map: Capitulo 1 - Ciências

1. Galáxias

1.1. São conjuntos de estrelas, planetas, nuvens de gases, poeira e outros corpos celestes.

1.1.1. O planeta Terra esta na Via Láctea.

2. Constelações

2.1. Quando olhamos as estrelas, de algum ponto da Terra, temos a impressão de que elas estão próximas de si, formando grupamentos aparentes. Os povos antigos, uniam as estrelas por linhas imaginarias, formando figuras de animas, pessoas, seres lendários e objetos

2.1.1. As constelações tem portanto, nomes relacionados a essas figuras, por exemplo: Ursa Maior, Cão Menor, Leão, Escorpião, entre outras. O conhecimento da posição das constelações, foi usado durante séculos na orientação ao viajantes e navegadores.

2.1.1.1. Além disso, os povos antigos, observavam a posição do Sol e das constelações ao longo do ano, o que ajudava a identificaras estações, prever épocas de chuva ou seca. A partir desses conhecimentos, foi possível celebrar datas importantes e elaborar calendários.

2.1.1.2. As constelações dependem da localização do indivíduo na Terra. As constelações vistas nos EUA são diferentes das vista no Brasil, porque os países se localizam em hemisférios diferentes.

2.1.1.2.1. Hemisfério: nome dado a cada uma das partes em que a Terra é dividida pela linha imaginária do Equador. Assim temos Hemisfério Norte e Hemisfério Sul.

3. Estrelas

3.1. As estrelas tem formato esférico, formado por diversos gases que se encontram a temperaturas muito altas. Elas são os maiores astros existentes no Universo e liberam luz e calor. Como tem luz própria elas são classificadas como astros luminosos.

4. Planetas e Satélites Naturais

4.1. Apesar de vermos alguns planetas no Céu, eles não tem luz própria, eles só brilham porque refletem a luz de uma estrela próxima. por esse motivo eles são considerados como astro iluminado.

4.1.1. Satélites naturais: também são astros iluminados, porém menores que os planetas e giram em torno deles. ex: Lua gira em torno da Terra.

5. Planeta-anão(asteroide ou planeoide)

5.1. É bem menor que um planeta e também gira em torno do Sol. Alguns deles são: Caronte, Ceres, Plutão, Eris. O Ceres é o maior corpo celeste entre Marte e Júpiter. Essa região é conhecida como Cinturão de Asteroides.

6. Sistema Solar

6.1. Os planetas sempre giram ao redor de uma estrela e são bem menores que elas. Nós vivemos no planeta Terra, que gira ao redor do Sol. Assim como a Terra outros planetas giram em torno do Sol formando o Sistema Solar.

6.1.1. Do mais próximo ao mais distante: MERCÚRIO,VÊNUS, TERRA, MARTE, JÚPITER, SATURNO, URANO E NETUNO.

6.1.1.1. Começou a se formar há aproximadamente 5 bilhões de anos. Ele é composto do Sol e dos corpos celeste que orbitam ao seu redor: 8 planetas e seus satélites, os cometas e os planetas-anões.

6.1.1.1.1. Johannes Kepler(1571-1630),astrônomo alemão, desenvolveu, as leis do movimento planetário.Ele concluiu que as órbitas, trajetórias que os corpos celestes percorrem ao redor do Sol sob influencia da gravidade são elípticas.

6.1.1.2. Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, os quatro planetas mais próximos do Sol são classificados como planetas terrestres: compactos, rochoso e tê poucos ou nenhum satélite natural (luas).

6.1.1.3. Os planetas Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, mais distantes do Sol, são conheicods por planetas gigantes ou gigantes gasosos Os planetas gigante tem luas e anéis.

7. Cometas

7.1. São corpos celestes observados e estudados desde a Antiguidade. Registros chineses de 240 a.C. já relatam a passagem do cometa Halley.

7.1.1. Os cometas são chamados de bola de neve suja, porque seu núcleo é formado por um material rochoso, por gelo e outras substâncias solidificadas. Também giram em torno do Sol.

8. Meteoroides, meteoros e meteoritos

8.1. São corpos sólidos formados principalmente por fragmentos de asteroides ou de planetas desintegrados. Seu tamanho pode variar desde milímetros até quilometros de diâmetro. Podem ser constituídos por rochas ou metais - Ferro e níquel.

8.1.1. Quando um meteoroide vindo do espaço penetra na atmosfera com grande velocidade, ele se aquece devido ao atrito. A parte externa torna-se incandescente e é volatilizada( passa para o estado gasoso) emitindo luz e calor deixando um rastro luminoso no céu. Conhecido como estrela cadente

8.1.1.1. Ele é meteoroide até atravessar a atmosfera, quando atravessa vira meteoro e quando atinge o solo é meteorito.