Get Started. It's Free
or sign up with your email address
QUIMIOTERAPIA. by Mind Map: QUIMIOTERAPIA.

1. Toxicidade dos quimioterápicos: ---------------------------------------------- - Naúseas e vômtios - Infeccções - Cansaço e fadiga - Alterações de peles e unhas

2. Principais drogas utilizadas no tratamento do câncer. ----------------------------------------------- Agentes Alquilantes: Impedem as células de se reproduzirem danificando seu DNA. ----------------------------------------------- Antimetabolitos: Interferem no DNA e RNA substituindo os blocos de construção normais de RNA e DNA. ----------------------------------------------- Anitbióticos: Antitumorais: Eles alteram o DNA dentro das células cangerigenas, para evitar que se multipliquem. ----------------------------------------------- Inibidores de topoisomerase: Interferem nas enzimas denominadas topoisomerase, que separam os filamentos de DNA para que possam ser copiadas. ----------------------------------------------- Inibidores Mitoticos: Impedem ás célula de se dividirem para formar novas células. ----------------------------------------------- Corticosteroides: Hormônios úteis para muitos tipos de câncer.

3. Mecanismos de ação e classificação das drogas antineoplásicas -------------------------- Hormonioterapia, uso de substancias semelhantes ou inibidoras de hôrmonios para tratar as neoplasias que são dependentes destas. --------------------------- Bioterapia: Uso de medicmaentos identificados como uso natural do corpo humano. --------------------------- Alvoterapia: atua mais seletivamente em alvos específicos.

4. Tipos e finalidades da quimioterapia ---------------------------------------------- Paliativa: Paliação de sintomas, mas não necessariamente repercutira na sobrevida. ---------------------------------------------- Controle temporário de doenças: Hemopatias benignas de evolução crônica, que permitem a longa sobrevida, mas sem possibilidade de cura. ----------------------------------------------- Prévia: Redução de tumores loco regionalmente avançados que tem a finalidade de tornar os tumores ressecáveis ou de melhorar o prognóstico. ----------------------------------------------- Profilática: Indicada após tratamrntos cirúrgico curativo, quando o paciente não apresenta qualquer evidência de neoplasia maligna detectável por exames.

4.1. Curativa: Finalidade de cura, associada ou não a cirurgia e radioterapia.