Teorias da Personalidade

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
Teorias da Personalidade by Mind Map: Teorias da Personalidade

1. Sigmund Freud

1.1. Para Freud, nossa personalidade é, em sua totalidade, inconsciente e motivada pela busca do prazer. Os estágios de desenvolvimento - estágio oral, estágio anal, fase fálica, período de latência e estágio genital - são psicossexuais. A libido é classificada como uma energia de ordem sexual.

2. Carl Gustav Jung

2.1. Jung introduziu o conceito de "Inconsciente Coletivo", onde os materiais herdados se encontram. Identificou quatro funções psicológicas: pensamento, sentimento, sensação e intuição. A libido para Carl é uma energia generalizada que alimenta a psique.

3. Erik Erikson

3.1. Para Erik, os estágios de desenvolvimento - oral, muscular-anal, locomotor-genital, latência, puberdade e adolescência, juventude, idade adulta e maturidade - são psicossociais. Tais estágios dependem de fatores genéticos, que também são influenciados por forças sociais. Todas as etapas possuem crises, que demandam mudanças em nosso comportamento. Assim, nos adaptamos ao ambiente

4. Alfred Adler

4.1. Para Adler, o consciente é o centro da nossa personalidade, já que a mesma é moldada pela forma como interpretamos o ambiente e as interações sociais. O "Sentimento de Inferioridade" é o que nos motiva. Crescemos individualmente quando tentamos superar inferioridades - reais ou não.

5. Karen Horney

5.1. Para Horney, a neurose - processo que vai da infância à vida adulta - é gerada por perturbações das relações interpessoais. Enfatiza a importância da criança sentir-se segura e destemida, para que sua personalidade desenvolva-se normalmente.