PETRÓLEO NA VENEZUELA

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
PETRÓLEO NA VENEZUELA by Mind Map: PETRÓLEO NA VENEZUELA

1. ASFALTO

1.1. Sua composição não é fixa, mas de uma forma geral apresenta asfaltenos, resinas e hidrocarbonetos pesados.

1.2. Fórmula estrutural de um asfalteno Fórmula molecular: C94H105

2. FORMAÇÃO

2.1. a maioria dos pontos de extração encontram-se no continente. Uma vez que ocorreram em seu território os fenômenos de transgressão e regressão marinhas. Ao todo, a matéria orgânica que já existia lá foi soterrada junto dos sedimentos orgânicos advindos do oceano e, conforme a quantidade de sedimentos e camadas foram aumentando, a pressão sobre essa matéria orgânica e a temperatura da mesma se elevaram, o que formou o petróleo.

3. EXTRAÇÃO

3.1. O processo de exploração, ocorre em 3 etapas fundamentais: primeiro o estudo da área que será explorada, a perfuração do local escolhido através de sondas e, por fim quando o solo for perfurado, o óleo é liberado para a superfície pela grande diferença de pressão. Logo em seguida, é encaminhado para as refinarias.

3.2. Na refinaria o petróleo é submetido à destilação fracionada. Um processo fisico-quimico de separação de misturas homogeneas, que funciona devido a diferença de densidade das substâncias que sujeitadas a um aquecimento formam subprodutos.

4. DERIVADOS

4.1. O petróleo venezuelano classifica-se como pesado, e é usado para a fabricação de óleos combustíveis e asfalto, majoritariamente.