Biorremediação de solos contaminados por petróleo e seus derivados

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Biorremediação de solos contaminados por petróleo e seus derivados by Mind Map: Biorremediação de solos contaminados por petróleo e seus derivados

1. Biorremediação de solos

1.1. Envolve a utilização de micro-organismos, de ocorrência natural ou cultivados, para degradar ou imobilizar contaminantes em águas subterrâneas e em solos.

1.2. Fatores que influenciam a biodegradabilidade dos contaminantes e a problemática da contaminação de solos por petróleo

1.2.1. Embora vários contaminantes podem ser metabolizados por microorganismos, alguns são mais facilmente biodegradados do que outros.

1.3. Técnicas de utilização da biorremediação

1.3.1. Atenuação natural acelerada

1.3.2. Bioaumentação

1.3.3. Biopilhas

2. Legislação ambiental

2.1. Conjunto de normas jurídicas que rege as condutas de uma sociedade, como por exemplo: a Constituição Federal, Leis, Decretos, Resoluções, ETC.

3. Aplicações e inovações da biorremediações de solos

3.1. Baseados na descoberta de que os micro-organismos endógenos, presentes em areias de praias ou em solos, podem degradar hidrocarbonetos de petróleo nesses locais, desde então, muitas pesquisas vêm sendo realizadas envolvendo a biorremediação.

3.2. A maioria das inovações envolvendo a biorremediação de solos, ao contrário de diversas técnicas ligadas à degradação de compostos orgânicos, não está relacionada com o desenvolvimento de novas técnicas analíticas e de novos equipamentos empregados para o monitoramento ambiental e para a identifi cação desses compostos.

4. Contaminação de solos por petróleos e seus derivados

4.1. O mundo atual está cada vez mais dependente do petróleo e de seus derivados para a manutenção de sua atividade industrial.

4.2. Principais contaminantes de petróleo e seus derivados em solos

4.2.1. O petróleo é uma mistura complexa que contém vários compostos, sendo que os hidrocarbonetos representam a fração majoritária.

5. Tipos de tratamentos de solo

5.1. Oxidação química in-situ

5.2. Atenuação natural

5.3. Extração de vapores no solo