Bibliotecário e as fontes de informação digital: serviço de referencia, recursos de informação

Bibliotecário e as fontes de informação digital: serviço de referencia, recursos de informação

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
Bibliotecário e as fontes de informação digital: serviço de referencia, recursos de informação by Mind Map: Bibliotecário e as fontes de informação digital: serviço de referencia, recursos de informação

1. Serviços de informação

1.1. Trata-se de atender a determinada demanda, ou seja, procurar satisfazer aos interesses de informação do interagente na temática que ele procura na unidade de informação.

1.2. Borges (2007) elenca os serviços de informação em dois grupos: 1 - Serviços de atendimento: levantamento bibliográfico, pesquisas de opinião, respostas técnicas, entre outras; 2 - Serviços de antecipação à demanda: disseminação seletiva da informação, alertas bibliográficos e análises do ambiente de negócios da organização, das tendências de mercado e de cenários futuro.

2. Serviços de Referência Digital

2.1. são serviços à distância por meio de ferramentas de busca, com a utilização de fontes com valor agregado e organizadas por assunto, bem como programas tutoriais virtuais de educação de usuários;

2.2. Chat: Usado para o atendimento imediato às questões do usuário, podendo substituir a entrevista de referência tradicional que é realizada face a face, bem como recursos de voz e imagem, por meio de webcams e microfones, que facilitam a interação entre bibliotecário e usuário.

2.3. DSI eletrônico: Serviço de mala direta eletrônica, sendo utilizada para notificar as novas aquisições, eventos e comunicações em geral.

2.4. Blog: Os blogs institucionais de bibliotecas trazem informações gerais, sendo atualizados diariamente e com a participação dos usuários.

2.5. Tutorial: utilizado para dar treinamento aos usuários, maiores informações sobre o uso e funcionamento de um recurso e fonte, desenvolvido em softwares específicos, e permite a interação com o usuário.

2.6. FAQ: Apresenta respostas previamente elaboradas recorrentes, sem necessitar da mediação humana no momento da consulta.

2.7. e-mail (Pergunte ao bibliotecário): Para respostas rápidas, por e-mail, sobre dúvidas em questões de referência, serviços prestados e funcionamento da biblioteca.

3. Biblioteca Virtual

3.1. Serviço de referência virtual como aquele que auxilia o usuário no momento da pesquisa, sem necessariamente estar no espaço físico da biblioteca.

3.2. Dentre os serviços que podem ser oferecidos virtualmente estão: normalização de trabalhos acadêmicos, levantamento informacional via e-mail, orientação à pesquisa, como também os catálogos on-line como dito anteriormente. Esses serviços são disponibilizados a usuários tanto presenciais como remotos que utilizam o website de uma biblioteca.

3.3. Com relação aos produtos on-line que podem ser oferecidos virtualmente, são exemplos os catálogos on-line, livros eletrônicos, repositórios institucionais, elaboração de ficha catalográfica, ou seja, a catalogação na fonte, como também a disponibilização de links de bases de dados de acesso público ou de acesso privado que a instituição tenha adquirido.