Empreendedor Digital

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Empreendedor Digital by Mind Map: Empreendedor Digital

1. Empreendedorismo digital é o ato de criar um negócio que funcione de forma digital, principalmente na internet, e que tenha a maior parte de seus processos realizados nesse espaço. Um empreendimento digital tem a tecnologia e inovação como fundamentais ao negócio e podem ser de vários tipos. Um negócio digital pode ser um e-commerce, um portal de cursos, um serviço oferecido online, um blog com conteúdos e muitos outros.

2. 1. Crescimento do ambiente virtual e facilidade de acesso a internet. Com a constante expansão da internet e a crescente facilidade de acesso ao virtual a partir de dispositivos como smartphones e tablets, esse ambiente se torna propício não só para a divulgação de produtos e serviços, mas para a consolidação de empreendimentos totalmente digitais. Segundo dados do IBGE apresentados no primeiro semestre de 2016, 54% dos brasileiros já têm acesso a internet e a tendência é que esse número continue subindo cada vez mais a medida que a internet se torna mais popular entre pessoas de diferentes faixas etárias e é acessível independente de condições financeiras. Além do mais, de acordo com uma pesquisa do E-bit, apenas nos primeiros 6 meses de 2016 houve um crescimento de 5,2% no comércio eletrônico e os consumidores virtuais ativos também cresceram em 31%, atingindo a marca de 23,1 milhões.

3. Como ser um empreendedor digital? Por mais simples que pareça, começar a empreender na internet, assim como no modelo tradicional, requer muito cuidado, planejamento e esforço. O investimento financeiro inicial pode até ser menor, mas é importante que se esteja atento ao mercado que você pretende atuar, que se trace estratégias comerciais, de marketing, e que cada passo seja dado de forma inteligente e voltada para gerar lucros ao negócio.

4. O sucesso no empreendedorismo digital, assim como no tradicional, não é algo que vem de um minuto para o outro e exige esforço, dedicação e melhorias constantes. Porém, focar em alguns pontos e compreender outros conceitos do mundo virtual pode ajudar bastante a alcançar bons resultados. 1. Planejamento. Já dissemos e vamos dizer de novo: planejamento é fundamental para quem quer começar um negócio de forma segura e garantir bons resultados desde o início. E quando falamos em planejamento, ele não deve vir apenas na fase de preenchimento do canvas ou do plano de negócios. Quando pensar em empreender, é importante que você se faça algumas perguntas, como: Eu entendo disso que estou pretendendo oferecer? Posso ser uma referência neste nicho sem ter mais esforços do que recompensas? Eu compraria esse produto ou pagaria por esse serviço? O que eu ofereço é simples de vender e distribuir? Tudo isso será um enorme diferencial na hora de começar seu negócio e vai ajudar a garantir seu sucesso!

5. 3. Análise. Por fim, outro ponto muito importante para ter sucesso com empreendedorismo digital, é saber utilizar os dados a seu favor. Aprenda a analisar as informações que você tem disponíveis sobre seu negócio e a vê-las além de simples fatos, como oportunidades. E isso vale para todos os pontos do empreendimento: produto, marketing, estratégias de venda e consolidação da marca. Invista no que está dando certo e tente corrigir aquilo que está rendendo menos do que o esperado. Veja cada ponto como uma possibilidade de investimento e faça muitos testes que te permitam melhorar sempre mais.

6. Ideias de negócio digital. E-commerce. Um e-commerce, também chamado de loja virtual, é, provavelmente, um dos modelos mais antigos de empreendimento digital. Loja virtual, comércio eletrônico e e-commerce são termos que descrevem a mesma coisa: um site que facilita a compra e a venda de produtos no ambiente online. Em muitos aspectos uma loja virtual se assemelha a uma loja física, como no controle do estoque, logística de pagamentos entre outros, mas, com certeza, o investimento inicial para abrir uma loja online é muito menor. O ponto chave para focar ao abrir uma loja virtual é a segurança do negócio. Se o seu possível cliente estiver em um ambiente online que considera inseguro, dificilmente irá concretizar a venda, já que precisa enviar dados pessoas e financeiros. Garantir que a sua loja virtual é segura e transparecer isso para os clientes é fundamental.

7. E além disso, três atitudes podem te auxiliar na hora de começar um negócio na internet de forma efetiva: 1. Escolha um nicho de mercado. Apesar da internet possibilitar que você atinja pessoas de diferentes lugares e com perfis muito variados, é importante que você não tente oferecer um produto ou serviço que sirva para todo mundo, ou ele pode acabar não servindo a ninguém. Escolha um nicho de mercado. Foque em resolver uma dor específica de um grupo de pessoas e chegue nessas pessoas! Busque uma solução assertiva e efetiva para um problema ou necessidade já identificados. 2. Elabore um plano de negócios. Estabelecer algumas diretrizes para seu negócio também é extremamente importante. Não adianta apenas começar a empreender na internet sem ter uma definição dos seus objetivos, do que você pretende com o negócio, de como ele vai funcionar e se sustentar ou dos riscos que ele corre. Nesse momento, é preciso agir de forma calculada para que os primeiros passos do empreendimento sejam dados com segurança. O ideal é que você estude sobre empreendedorismo, organize suas ideias e documente tudo! Preencher um canvas ou fazer um plano de negócios completo pode ajudar muito. Além de te fazer enxergar as potencialidades de seu empreendimento, eles vão mostrar o que ainda precisa de ajuste, quais os pontos vulneráveis do projeto e indicar como prosseguir de forma ideal. Se você não está familiarizado com nenhuma das duas ferramentas, aqui você encontra um modelo de canvas e aqui aprende a montar seu plano de negócios. 3. Monetize. Se você fez um plano de negócios ou preencheu o canvas, provavelmente já pensou nesse ponto. Porém, vale reforçar! Independente de qual é o seu empreendimento digital, pensar em como seu ele vai ganhar dinheiro é extremamente importante e vai ser decisivo para que ele seja um sucesso. Mesmo que seu objetivo não seja o lucro, é importante que qualquer empreendimento tenha capacidade de se sustentar sozinho e não dependa de constantes investimentos ou ajudas financeiras. Portanto, pense como o dinheiro vai chegar até seu negócio. As pessoas vão pagar por um produto ou serviço? Vão adquirir algum conteúdo? Isso vai ser feito de uma só vez ou por uma assinatura mensal? Qual será o preço cobrado? Ele é suficiente para compensar os gastos da empresa e manter o negócio de forma sustentável? Em quanto tempo eu pretendo ter retorno sobre meu investimento inicial? E qual o retorno esperado? É importante ter tudo isso e outros pontos definidos antes de colocar um empreendimento no ar, ou ele pode fracassar ainda nos primeiros momentos de vida.

8. 2. Marketing Digital. Entender de marketing digital e saber aplicar suas principais estratégias é outro ponto extremamente importante. Quando você abre um negócio em uma rua, precisa que ele se torne reconhecido principalmente nessa rua e em outros pontos estratégicos do bairro e vai utilizar tanto o marketing offline quanto o digital para isso. Afinal, é desses locais que virão a maior parte do seu público e seus potenciais clientes. Porém, com um negócio na internet, como não existem limites para quem pode acessar seu negócio, você precisa garantir que, mais do que impactar muitas pessoas, você consiga impactar as pessoas certas e é o marketing digital que vai te ajudar nisso, por também não ter barreiras quanto ao alcance de público. Portanto, é necessário que você compreenda de marketing digital, saiba suas diferentes utilizações e conheça as estratégias mais eficientes. A partir disso, é bom estruturar um planejamento de marketing contendo as principais abordagens que sua empresa irá utilizar e os resultados esperados com cada uma. Considere usar diferentes canais e estratégias, com blog, redes sociais, vídeos, e entenda como tudo isso pode ajudar seu empreendimento. Faça um plano de marketing digital. Depois de estudar sobre o marketing digital e ver como ele pode ajudar o seu empreendimento online, é hora de fazer um plano de marketing. Assim como o plano de negócios, esse documento irá nortear toda a estratégia do marketing digital da sua empresa. É importante definir suas metas, seus canais, orçamento e, sempre, mensurar resultados para ver o que está dando certo e o que precisa melhorar. Saiba como divulgar o seu negócio digital. Grande base do empreendedorismo digital é saber fazer sua mensagem chegar nas pessoas certas pelo canal certo. Por mais que seja fácil superar as barreiras geográficas, é muito importante entender que cada rede possui um público diferente, que se comunica de maneira diferente e tem desejos diferentes, certo? Então, aprenda como divulgar o seu negócio de forma efetiva, atingindo as pessoas certas. Acredite, muita coisa pode te surpreender! Por exemplo, você sabia que, hoje em dia, o Facebook é utilizado como uma poderosa ferramenta de vendas? Essa rede social, antigamente utilizada somente para entretenimento, já conta com uma ferramenta para empresas, o Facebook Business (Facebook para Empresas) que permite que você monte uma página do seu negócio e até vincule uma loja virtual dentro da própria rede. Além disso, é possível rodar anúncios das suas publicações e alcançar um público bastante qualificado investindo pouco dinheiro. Quer saber melhor como vender pelo Facebook? Então confira nesse artigo tudo sobre o assunto.

9. 2. Negociações dinâmicas. No ambiente virtual é muito mais simples realizar negociações e manter um empreendimento dinâmico. Isso porque se elimina a necessidade de encontros presenciais, todas as transações são feitas de forma instantânea e na maioria das vezes não existem questões como horário de funcionamento, disponibilidade de vendedores e etc. É tudo mais rápido, simples e essa flexibilidade e dinamicidade beneficiam tanto o empreendedor quanto os clientes, que atualmente preza por simplicidade e rapidez nas negociações.

10. 3. Facilidade de atingir muitas pessoas. Com cada vez mais gente conectada, é muito mais fácil fazer com que seu negócio consiga impactar diferentes pessoas e que ele ganhe visibilidade a nível nacional e até mundial. As notícias na internet correm rápido! Enquanto em um negócio tradicional você teria sua atuação bastante limitada por questões como barreiras geográficas e dificuldade de acesso, por exemplo, na internet, com o empreendedorismo digital aliado a boas práticas de marketing e publicidade, você consegue fazer com que pessoas de diferentes partes conheçam seu negócio e comprem dele.

11. 4. Investimento inicial e custos de operação reduzidos. Estrutura física complexa, muitos funcionários, investimento em equipamentos, mobília e etc… Esqueça isso tudo! Para começar a se aventurar no empreendedorismo digital, algumas vezes você só vai precisar de você mesmo e de um computador. É claro que isso varia de acordo com o tipo de negócio que você pretende criar e com a verba inicial disponível. Porém, em algumas situações é totalmente possível e mais do que suficiente. Além do mais, com um empreendimento digital, grande parte dos custos que você teria com algo físico passam a não existir, como aqueles referentes a manutenção da equipe, do espaço, deslocamento para realização de reuniões e outros.

12. Infoprodutos Uma outra maneira de ser um empreendedor digital é trabalhando com infoprodutos. Os infoprodutos são materiais no estilo e-book, infográficos e até vídeo-aulas que servem para educar um mercado sobre um assunto específico. Por exemplo, você pode escrever um e-book sobre ‘como melhorar suas vendas online’ e cobrar um preço por ele. Pense só, a internet, hoje em dia, é uma das principais fontes de pesquisa. Por isso, sempre alguém está procurando como aprender algo. Se você é especialista em algum assunto, pode ser uma excelente maneira de começar a lucrar com isso pela internet. E olha, as oportunidades para o empreendedorismo digital são muitas e estão em constante crescimento. Você pode investir em um blog profissional, um site especializado, uma franquia digital, em programa de afiliados e muito mais. As ideias de negócios são muitas e cada uma tem a sua vantagem!

13. Vender cursos e conteúdos em vídeo: um negócio digital lucrativo. Já é mais do que claro que os vídeos online são tendência no mercado, certo? Muita gente já utiliza os vídeos como fonte de renda de diversas formas, com canais de entretenimento, cursos livre a distância, tutoriais e muito mais. Canais de vídeo podem ser muito lucrativos, mas não da forma que você imagina! Você sabe quanto ganha um YouTuber? Pois é, muitas pessoas acham que fazer vídeos para o YouTube é uma forma certeira de ganhar muito dinheiro na internet, mas não é bem assim. Especialmente agora, com as novas regras de monetização da rede, para conseguir ganhar dinheiro com os vídeos nesta plataforma é necessário um conteúdo praticamente viral e, no mínimo, 1.000 inscritos. Então como é possível ganhar dinheiro com vídeos na internet? A resposta é simples: investir em uma plataforma profissional. Em uma plataforma profissional, você consegue colocar seus vídeos e ganhar dinheiro com eles desde a primeira visualização. Por exemplo, você grava um curso de maquiagem em casa e, nessa plataforma profissional, consegue vender os seus vídeos. É possível, também, criar um canal de vídeos e cobrar um valor de assinatura mensal dos clientes, assim como os gigantes Netflix e HBOGo. Para isso, você pode usar uma plataforma pronta para vender cursos e conteúdos, ou criar seu próprio site/media center integrado à uma plataforma de vídeos. O Samba Play, por exemplo, é uma ferramenta por meio da qual você pode vender seus materiais em vídeo tanto pelo modelo de assinatura, quanto pelo pontual. A Samba oferece toda a estrutura tecnológica, o media center personalizado, a plataforma de pagamentos, e você só precisa se preocupar com os conteúdos e o lucro. E para pensar em porque esse modelo de empreendimento digital dá certo, basta olhar com cuidado o caso do Netflix no Brasil. Com tanto conteúdo pirata disponível e fácil de ser acessado, quem diria que um portal pago fosse fazer tanto sucesso? A questão é que as pessoas perdiam muito tempo procurando por algo que valesse a pena assistir e quando achavam, ainda tinham que se preocupar com questões como qualidade do arquivo, segurança do computador, vírus e isso era chato, difícil e demorado. Então, quando o Netflix chegou oferecendo milhares de filmes e séries em um só lugar, por um preço mensal acessível e garantindo segurança e qualidade de exibição, ele logo conquistou seu lugar no coração dos amantes do cinema e se tornou um sucesso. Portanto, se você produz conteúdo educacional relevante ou tem conhecimentos profundos sobre determinado assunto, porque não compartilhar isso com as pessoas e ainda conseguir uma nova fonte de renda através do empreendedorismo digital? As oportunidades existem e são bastante interessantes tanto para quem já produz conteúdo de forma gratuita, quanto para quem quer começar a se aventurar no mundo dos vídeos. Aqui temos alguns conteúdos que podem te ajudar a amadurecer a ideia e começar já a ganhar dinheiro com vídeos: Como vender cursos online e conteúdos; Tudo sobre cursos online: como criar, vender e distribuir; Como montar seu próprio Netflix de nicho;