Conceitos básicos sobre o Metabolismo

Mapa mental sobre alguns conceitos do metabolismo bioquimico

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Conceitos básicos sobre o Metabolismo by Mind Map: Conceitos básicos sobre o Metabolismo

1. O estudo das trocas de energia entre os seres vivos, eles precisam de energia para poder manter o equilíbrio de sua estrutura para se locomoverem, reproduzir, e manter diferentes processos como crescimento.

1.1. Bioenergética

2. Divisão do trabalho no Metabolismo

2.1. Cada célula,cada tecido e cada órgão no organismo animal têm função específica , fato que é refletido e sua anatomia e sua atividade metabólica.

2.1.1. O fígado

2.1.1.1. Exerce o papel centralizador no metabolismo, sintetizante e distribuindo nutrientes aos órgãos periféricos pela circulação sanguínea.

2.1.2. Tecido Adiposo

2.1.2.1. As células adiposas podem realizar a glicólise, o ciclo do ácido cítrico e a fosforilação oxidativa

2.1.3. Tecido Muscular

2.1.3.1. Este tecido consome cerca de 50% do oxigênio que entra no organismo sob condições de repouso ou de exercício leve e 90% sob condições de trabalho muscular intenso

2.1.4. Cerébro

2.1.4.1. Quase 20% do oxigênio consumido pelo organismo é gasto no cérebro sem que este gasto tenha muita variação durante a vigília ou durante o sangue.

2.1.5. Sangue

2.1.5.1. A corrente circulatória é o meio de interconexão entre todos os tecidos. Através dela são transportados os nutrientes desde o trato gastrointestinal até o fígado e deste o tecido adiposo e os demais órgãos.

3. Enzimas

3.1. As enzimas ilustram a grande variedade de proteínas existentes na natureza. Graças às enzimas são possíveis todas as reações químicas que ocorrem nos seres vivos e que permitem a manutenção da vida.

3.2. São classificadas possuem sistema baseado geralmente na adição do sufixo -ase ao nome de seu substrato ou a uma nomeclatura dentro de um sistema internacional

3.3. as enzimas atuam diminuindo a energia de ativação da reação devido a formação de um complexo com o substrato que causa mudanças conformacionais e facilita a passagem do estado transicional para a geração do produto.

3.4. As enzi,mas possuem valores potimos de pH e temperatura, isto é, aqueles pontos nos quais sua atividade é maior. As enzimas possue isoenzimas e cofatores enzimáticos qye a as compõem e também podem possuir vários tipos de inibidores.

4. Energia Livre

4.1. Existem várias formas de energia livre que são capazes de produzi um trabalho, elas podem ser energia cinética,térmica,elétrica, nuclear, potencial entre outras

4.1.1. Entropia é uma forma de energia, não utilizável, ou seja "inútil". A variação de energia livre de um sistema está determinada pela variação de entalpia; pela temperatura do meio e pela variação da entropia.

4.1.2. O ATP constitui o vinculo entre as reações produtoras e as reações consumidoras de energia. O ATP e ADP são reagentes obrigatórios em quase enzimáticos de transferência de grupo fosfato.

4.1.2.1. O ADP serve como intermediário receptor fosfato que provém dos compostos fosfatos de alta energia e o ATP como doador do grupo fosfato para compostos de baixa energia.

4.1.3. A entalpia é definida como conteúdo calórico de um sistema.

4.2. Leis da Termodinâmica é definido como uma parte limitada do universo, caracterizada por um conjunto finito de variáveis.

4.2.1. 1°Lei da Termodinâmica

4.2.1.1. é o principio da conservação da energia, a qual estabelece que em qualquer mudança física ou química, isto é, a energia do universo permanece igual.

4.2.2. 2° Lei da Termodinâmica

4.2.2.1. Estabelece, portanto, que o direcionamento dos processos no universo está determinado pela tendência para atingirem um valor máximo de entropia

5. Ciclos da matéria na Biosfera

5.1. Os ciclos biogeoquímicos envolvem a retirada e o retorno dos elementos químicos na biosfera.

5.2. Ciclo do Carbono os organismos heterotótroficos não podem utilizar o CO2 da atmosfera, devendo utilizar como organismos autotróficos oxidando-os graças ao oxigênio atmosférico.

5.3. Ciclo do Oxigênio os animais e vegetais fixam diretamente o O2 da atmosfera mas os vegetais , dierentamente dos animais,também liberam O2 atmosférico é produzido pelos organismos marinhos e outra grande parte pelas florestas.

5.4. Ciclo do Nitrogênio alguns microrganismos podem utilizar esse nitrogênio volátil através do processo denominado fixação biológica do nitrogênio,no qual o N2 atmosférico é reduzido a a amônia (NH2).