PETRÓLEO E SUAS QUESTÕES ECONÔMICAS

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
PETRÓLEO E SUAS QUESTÕES ECONÔMICAS by Mind Map: PETRÓLEO E SUAS QUESTÕES ECONÔMICAS

1. A primeira crise aconteceu quando, entre o final de 1973 e começo de 1974, o valor do barril aumentou 400%, causando grandes impactos nas economias de todo o mundo. No Brasil, esta crise coincidiu com o fim do período chamado de “Milagre Econômico”, quando o país, durante a ditadura militar, vivenciou um grande crescimento econômico.

2. Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

3. Maiores exportadores de petróleo

3.1. ARÁBIA SAUDITA

3.1.1. Exportação em barris/dia: 8,8 milhões

3.1.2. Reservas totais em barris: 265,9 bilhões:

3.2. RÚSSIA

3.2.1. Exportação em barris / dia: 7,2 milhões Reservas totais em barris: 87,2 bilhões

4. criada em 1960 com o objetivo de centralizar a política petrolífera dos países membros, permitindo que afetem diretamente o preço do barril de petróleo, seja ofertando mais, o que deixa o preço mais baixo, ou restringindo a oferta, fazendo com que o preço suba.

5. As crises mundiais do petróleo

6. a segunda crise ocorreu quando o Irã, maior produtor deste recurso, passou pela chamada revolução fundamentalista, quando o Xá Reza Pahlevi foi deposto por um movimento que tinha como a principal figura o Aiatolá Khomeini. O novo líder não simpatizava com os países dependentes do petróleo, como os Estados Unidos, o que trouxe mudanças na oferta do produto, aumentando o preço a níveis nunca antes vistos. Esta crise foi mais extensa que a anterior.

7. A fonte mais importante de energia da atualidade

8. Usado como combustíveis automotivos, como a gasolina e o óleo diesel, e também sendo queimado no funcionamento das usinas termoelétricas.

9. Matéria prima utilizada na fabricação de plásticos, tintas, borrachas sintéticas e alguns outros produtos.

10. Maiores produtores de Petróleo

10.1. ESTADOS UNIDOS

10.1.1. Os Estados Unidos possuem estocados em quatro pontos estratégicos e seguros na costa do Golfo do México, uma grande quantidade de petróleo bruto, equivalente a 700 milhões de barris.

10.2. RÚSSIA

10.2.1. A Rússia concordou em reduzir sua produção de petróleo em 228.000 barris por dia (bpd) ante os 11,41 milhões bpd.