Mapeamento de Processos

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Mapeamento de Processos by Mind Map: Mapeamento de Processos

1. Produto

1.1. Resultado de atividade ou processos.

1.1.1. Bem

1.1.2. Serviço

2. Sistema da qualidade

2.1. Estrutura organizacional, procedimentos, processos e recursos necessários para implementar a gestão da qualidade.

3. Melhoria da qualidade

3.1. Ações implementadas em toda organização a fim de aumentar a eficácia e a eficiência das atividades e dos processos, visando propiciar benefícios adicionais tanto à organização quanto a seus clientes.

4. Hierarquia

4.1. Processos empresariais

4.2. Processos

4.3. Sub-processos

4.4. Atividades

4.5. Tarefas

5. Estabelecer prioridades

5.1. Verificar se o processo esta ou não funcionando bem sob o ponto de vista do Cliente (do processo). Avalie periodicamente e procure não esquecer

5.1.1. O que eles querem ou necessitam

5.1.2. Como eles avaliarão o que fazemos

5.1.3. Qual a nossa posição em relação aos nossos concorrentes

5.1.4. Quais suas prioridades e o que eles acham do nosso desempenho atual

6. Processo

6.1. Conjunto de recursos e atividades inter-relacionados que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas).

6.1.1. Conceito de processo

6.1.1.1. As Normas da família NBR ISO 9000, são fundamentadas no entendimento de que todo trabalho é realizado por um processo.

6.1.2. Rede de processo numa organização

6.1.2.1. Toda organização existe para realizar trabalhos que agregam valor, sendo que todo trabalho é realizado por uma rede de processos. Numa organização, a rede de processo é bastante complexa e não uma simples estrutura sequencial.

6.1.3. Sistema da qualidade em relação à rede de processos

6.1.3.1. O Sistema da Qualidade será implementado pelos processos existentes, tanto em cada função como nas atividades interfuncionais. Um sistema é mais que a soma de processos. Para que ele tenha eficácia, é necessário coordenação e compatibilidade entre os processos. Deve-se especificar os requisitos do sistema da qualidade e os requisitos para Controle de Processo.

6.1.4. Gerência de processos

6.1.4.1. A Gerência de Processo é uma metodologia que nos permite maximizar a habilidade de satisfazer e exceder os requisitos dos Clientes, alcançar o resultado esperado de maneira mais simples e pelo menorcusto, aumentar a capacidade do processo de atender as mudanças das necessidades dos Clientes e do negócio, sem reduzir a efetividade e a eficiência do processo. Observe que a gerência de processos é ométodo pelo qual se podem alcançar as metas de qualidade.

7. Procedimento

7.1. Forma específica de executar uma atividade.

8. Auditoria da qualidade

8.1. Exame sistemático e independente para determinar se as atividades da qualidade e seus resultados estão de acordo com as disposições planejadas, se estas foram implementadas com eficácia e se são adequadas à consecução dos objetivos.

9. Entenda o processo

9.1. Para sua despreocupação com os desdobramentos possíveis, conheça bem os processos da sua empresa e aqueles sob sua responsabilidade. Para ajudá-lo a entender melhor tal recomendação, observe os tópicos abaixo onde você deve

9.1.1. Definir, mapear e documentar o processo (fotos, vídeo, anotações, etc.)

9.1.2. Descrever o que de fato acontece, quem executa cada atividade e quanto tempo o processo leva para ser concluído (elabore fluxogramas operacionais)

9.1.3. Documentar o fluxo de atividades do inicio ao fim, incluindo as entradas e saídas (anote na sua agenda ou no diário de bordo do setor)

9.1.4. Registrar os problemas mais comuns, as sugestões e oportunidades de melhorias, as mudanças planejadas, novas propostas, projetos futuros para a melhoria (adote o KAIZEN)

9.1.5. Incluir aquilo que depende para a execução do processos e as inter-relações de trabalho, entre atividades e com outros processos