Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
ORGANOGRAMA by Mind Map: ORGANOGRAMA

1. Vertical descritivo: é a forma descritiva completa de um organograma, porém sem informações gráfica

2. Por território: é como sua definição sugere para empresas dispersas territorialmente.

2.1. Vantagens: obter vantagem econômicas de determinadas operações locais; e consiste em determinada região; maior possibilidade de conhecer os fatores e problemas locais.

2.2. Desvantagens: multiplicação de instalações e de pessoal; deixar em um segundo plano a coordenação em face do grau de liberdade e autonomia colocadas nas regiões ou filiais.

3. Linear: fornece os seguintes dados: incumbências de decisões, execuções, participação e controle.

4. Por quantidade: é um agrupamento de pessoas não diferenciadas por cargo.

4.1. Vantagens: cada funcionário tem maior facilidade em saber sua área de atuação; especialização do trabalho.

4.2. Desvantagens: Isolamento e visão parcial das áreas especializadas.

5. Por Produto ou serviço: organograma foca em cada tipo de produto .Empresas que tem linhas de produção de produtos diversos entre si tendem a separar sua estrutura com foco em cada um desses produtos.

5.1. Desvantagens: pode ser de coordenação mais difícil quando direcionadas as politicas gerais da organização/serviços;pode criar situações onde gerencias de produtos/serviços tenham muito poder por clientes.

5.2. Vantagens: facilita a coordenação dos resultados esperados por cada grupo de produtos ou serviços,pois cada grupo funciona como uma unidade estratégica de negócio.

6. Por cliente: mais utilizado por empresas que trabalham de acordo com um tipo de cliente que o atendem.

6.1. Vantagens: propiciar situação favorável para tirar proveito das condições de grupos de clientes bem definidos; assegurar conhecimentos, atendimento continuo e rápido aos diferentes tipos de clientes.

6.1.1. Desvantagens: pode provocar dificuldades de coordenação, pois o gerente de departamento pode exigir tratamento especial para o cliente; pode provocar a utilização inadequada de recursos em termos de demandas de diferentes de clientes

7. Por divisão do trabalho: utilizado especialmente por fábricas com linhas de produção, esse tipo de organograma foca nas etapas de trabalho numa linha de produção para separar por setores.

7.1. Desvantagens: possibilidade e perda da divisão global do andamento do processo, dificultando seu gerenciamento como um todo.

7.2. Vantagens: a maior especialização dos recursos alocados; possibilidade de comunicação mais rápidas da informação técnica.

8. Por projetos: é geralmente um organograma temporário, pois a divisão é feita somente pela duração do projeto. Após o término a alocação das pessoas a volta a ser ao seu setor original.

8.1. Vantagens: permite alto grau de responsabilidade do grupo de execução do projeto; possibilita que os funcionários envolvidos tenham alto grau de conhecimento de todos os trabalhadores inerentes ao projeto.

8.2. Desvantagens: pode gerar situação de recursos ociosos ou mal-empregados caso o coordenador do projeto de excessiva atenção a parte técnica ou a parte administrativa.

9. Matricial: nesse tipo de organograma, uma pessoa tem a sobreposição de dois ou mais tipos de departamentalização. Geralmente se dá pela fusão entre a estrutura normal e a estrutura de um projeto.

9.1. Vantagens: possibilidade de maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho; maior desenvolvimento de pessoal; maior especialização nas atividades envolvidas.

9.2. Desvantagens: dupla subordinação, gerando um clima de ambiguidade de papeis e relações; conflito de interesses entre os chefes funcionários e os chefes de projetos, bem como entre seus subordinados.

10. Misto: organograma misto nada é mais que a mistura de dois ou mais tipos de organograma, de acordo com a necessidade do analista de OSM e da empresa.

11. Organograma circular: é usado sequer resultar o trabalho em grupo, não há a preparação em representa a hierarquia. Também conhecido como radical.

11.1. Desvantagens: pode gerar confusão e perda de responsabilidade em empresas e não preparadas; falta de posicionamento hierárquico fazer com que não se saiba reportar em caso de necessidade

11.2. Vantagens: é mais agradável para empresas com pouca preocupação hierárquica; promove melhor comunicação e troca de conhecimento entre as áreas; é mais flexível e dinâmico que os outros tipos.