Governos Lula e Dilma

Flexibilidade corporal

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Governos Lula e Dilma by Mind Map: Governos Lula e Dilma

1. Prisão de Lula

1.1. Após o término do seu mandado, o ex-presidente Lula dedicou-se a dar palestras no exterior e manteve-se discretamente nos bastidores do governo Dilma. No entanto, as denúncias de corrupção começaram a ser investigadas pelo juiz Sérgio Moro. Lula foi acusado de receber ajuda da empresa OAS para reformar um triplex localizado no Guarujá em troca de favorecimentos.

1.1.1. O mensalão era um sistema de pagamentos ilícitos que o governo federal usava para garantir o apoio dos deputados e senadores nas votações de leis e emendas favoráveis ao governo.

2. Escândalo de Corrupção: Mensalão

3. Programas Sociais no Governo Lula

3.1. No seu discurso de posse em 2003, o presidente Lula lembrou que vários cidadãos brasileiros ainda não eram capazes de fazer três refeições por dia. Por conseguinte, ele convocava todos a se unirem ao combate contra a fome.

4. Economia no Governo Lula

4.1. O governo Lula continuou a política econômica do seu antecessor, o presidente Fernando Henrique Cardoso. Manter a inflação controlada e o real estável seguiu sendo a prioridade do governo.

4.1.1. Programa de Aceleração do Crescimento Em 2007, o governo lança o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com o fim de incrementar as infraestruturas do país.

5. Educação no Governo Lula

5.1. Para a educação, o governo Lula preparou um plano onde se buscava democratizar o acesso à escola em todos os níveis e em todo território nacional. Foi instituído o Fundeb (2007) a fim de auxiliar o financiamento e a expansão da educação básica.

6. Política Externa no Governo Lula

6.1. No campo da política externa, o governo Lula promoveu visitas a vários países. Também participou de Fóruns internacionais como o de Davos e o G-20, onde Lula apoiou a entrada da Rússia neste organismo.

7. Governo Dilma

7.1. A candidatura de Dilma para a Presidência foi oficializada em junho de 2010. A ministra era uma alternativa à falta de quadros do PT. Na época, os principais nomes da cúpula do partido respondiam por crimes de corrupção.

8. Impeachment

8.1. O primeiro mandato da presidente foi iniciado em janeiro de 2011 e concluído em dezembro de 2014. Apesar da sua gestão ter sido marcada pelos desencontro entre o Poder Legislativo e o Executivo, Dilma Rousseff conseguiu se reeleger em 2014.

8.1.1. Dilma Vana Rousseff foi a 36.ª Presidente da República Federativa do Brasil. Foi a primeira mulher a ocupar a Presidência do Brasil e a terceira chefe de Estado do país.

8.1.1.1. Ditadura Militar No período da ditadura militar no Brasil, atuou como integrante dos grupos Colina (Comando de Libertação Nacional) e a VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária Palmares) ambos de orientação marxista.

8.1.2. Dilma foi afastada no primeiro semestre de 2016 pelo Senado Federal. Em seu lugar assumiu o vice-presidente Michel Temer, do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro).

9. CRISE NA CASA CIVIL

9.1. Seis meses após a posse, seu principal ministro deixou o cargo: Antonio Palocci, da Casa Civil, saiu sob pressão política por suspeita de aumento de patrimônio incompatível com a renda.

10. LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

10.1. Dilma sancionou, no 2º ano de primeiro mandato, a Lei de Acesso à Informação, que obriga órgãos públicos a prestarem informações sobre suas atividades a qualquer cidadão interessado e vale para todo o serviço público do país.

11. PROTESTOS DE 2013

11.1. Um movimento contra o aumento do preço do transporte público em algumas capitais desencadeou a maior onda de protestos da história do país.