Get Started. It's Free
or sign up with your email address
MEMBROS SUPERIORES by Mind Map: MEMBROS SUPERIORES

1. Anatomia

1.1. Ossos

1.1.1. São divididos em 4 segmentos: Cintura Escapular – Clavícula e Escápula Braço – Úmero Antebraço – Rádio e Ulna Mão – Ossos da Mão (carpo, metacarcos e falanges).

1.2. Artérias

1.2.1. Axilar, Braquial, Ulnar, Radial, Arco profundo palmas, Arco superficial palmar.

1.3. Veias

1.3.1. Superficiais: Cefálica, Intermédia do cotovelo, Basílica e intermédia do antebraço. Profundas: Radial, Ulnar, Braquial, Axilar, Subclávia.

2. Hemorragia

2.1. É o extravasamento de sangue dos vasos sanguíneos através da ruptura das suas paredes.

2.2. Externa: visível, extravasa sangue para o meio ambiente. Interna: o sangue extravasa para o interior do corpo.

2.3. Tipos: Arterial: derramado em jato, conforme o batimento cardíaco, rápido e de difícil controle; Venosa: vermelho escuro, fluxo contínuo, sob baixa pressão. Grave se for veia de grosso calibre; Capilar: coloração avermelhada e fácil controle.

3. Circulação sanguínea

3.1. Irrigação: depois que as subclávias passam pela 1ª costela elas se tornam axilares. As axilares irrigam a região anterior do tórax, escápula, deltóide e grande dorsal. Seguindo a artéria axilar no braço temos a artéria braquial. A braquial irriga os músculos do braço e região do cotovelo e seus ramos. Esta se divide em artéria radial e ulnar. A artéria ulnar irriga toda a musculatura superficial e profunda da região ulnar (medial) do antebraço e mão e seus ramos. Já a artéria radial irriga toda a musculatura superficial e profunda da região radial (lateralmente) do antebraço e mão em associação com seus ramos.

3.2. Drenagem: as veias superficiais e profundas que drenam as musculaturas da mão e do antebraço se unem para formar a veia axilar no braço. Esta drena a musculatura do braço e ajuda a formar a veia subclávia que ajuda a formar a veia braquiocefálica e por fim ajuda a formar a VCS. As duas veias superficiais do membro superior são, a cefálica e a basílica. A 1ª nasce no lado radial e é ascendente na face anterior da mão, antebraço e braço, desembocando na veia axilar. Drena toda a face lateral da mão, antebraço e braço. A 2ª veia nasce no lado medial e é ascendente na face anterior da mão, antebraço e braço. Drena a face medial da mão, antebraço, braço. Além disso, a veia basílica perfura a fáscia muscular na metade do braço medialmente para acompanhar as artérias e veias braquiais (profundas). A veia basílica se uni as veias braquiais para ajudar a formar a veia axilar. As veias profundas são duplas, com exceção da veia axilar, que é profunda, mas não é dupla.

4. CHOQUE HIPOVOLÊMICO

4.1. É a condição clínica que resulta da eventual perda de mais de 20% do sangue e/ou fluidos do corpo. Pode dever-se a sangramentos de cortes graves ou feridas, sangramento de lesões traumáticas devido a acidentes, sangramento de órgãos internos ou sangramento vaginal significativo.