Get Started. It's Free
or sign up with your email address
EUROPA by Mind Map: EUROPA

1. Inglaterra

1.1. ASPECTOS FÍSICOS

1.2. RELEVO: Colinas em grande parte do território; montanhoso no Norte; pântanos da região leste.

1.3. CLIMA: A Inglaterra possui um clima temperado oceânico com presença de chuvas, de intensidade fraca, durante quase todo o ano. Ocorre no país uma variação de temperatura muito grande. No inverno, a temperatura pode cair a -5ºC (podendo ocorrer a queda de neve tanto nas estações da primavera quanto no inverno), enquanto no verão atinge a marca de 30º C. Porém, a temperatura média anual fica em torno de 10ºC.

1.4. HIDROGRAFIA: Os rios britânicos são curtos, porém por causa do clima úmido são relativamente volumosos. Os maiores estão no sul, o Severn (290km) e o Tâmisa(338km) que são também os rios mais longos. Outros rios que merecem destaque são o Ouse, o Trent e o Tyne. Na Irlanda do Norte, o Bann e o Mourne. Em sua maioria os rios são de baixo desnível e são navegáveis em grande parte de seu curto, a larga plataforma continental provoca grandes corrente de maré, que limpam naturalmente os estuários (parte de um rio que se encontra em contato com o mar), facilitando o acesso aos portos.

1.5. ASPECTOS HUMANOS

1.6. A economia da Inglaterra é a maior economia dos quatro países do Reino Unido. A Inglaterra é um país altamente industrializado. É um importante produtor de produtos têxteis e químicos. Apesar de automóveis, locomotivas e aviões estarem entre outros produtos industriais importantes da Inglaterra, uma proporção significativa de renda do país vem da cidade de Londres

1.7. Renda per capita: 45.549 dólares.

1.8. Densidade demográfica: 252,2 hab/km².

1.9. Taxa de mortalidade: 9,4 mortes/1.000 habitantes

2. HOLANDA

2.1. ASPECTOS FÍSICOS

2.2. RELEVO: O país apresenta um relevo plano e quase metade do seu território está abaixo do nível do mar. Para que suas terras tivessem uma maior extensão, os holandeses desenvolveram a drenagem de pôlderes e a construção de diques nos lagos. Encontramos também em seu relevo colinas e zonas pantanosas

2.3. CLIMA: Seu clima é tipicamente marítimo, com invernos amenos e verões frescos devido à influência do mar, favorecendo intensamente o turismo.

2.4. HIDROGRAFIA: O Rio Volga é o mais extenso rio europeu. Nasce no Planalto de Valdai, atravessa a planície russa e desemboca no Már Cáspio. O Rio Reno é o mais importante rio europeu, devido ao intenso transporte de matérias-primas e produtos industrializados através dele. Nasce nos Alpes (suiços), atravessa o Lago Constança, passa por um pequeno trecho da França, liga a grande região industrial da Alemanha e desemboca no Mar do Norte (na Holanda), junto à sua desembocadura encontra-se o Porto de Rotterdã, o maior da Europa. O Rio Danúbio é o "internacional" da Europa, pois atravessa vários países: Alemanha, Áustria, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Iugoslávia, Bulgária e Romênia. Banha as cidades de Viena, Budapeste e Belgrado. Sua foz faz a fronteira entre a Romênia e a Ucrânia

2.5. ASPECTOS HUMANOS

2.6. A economia holandesa é a quinta maior economia na zona do euro e é conhecida por suas relações industriais estáveis, inflação e desemprego moderados e tem papel importante como um hub de transporte europeu. As principais atividades industriais são o processamento de alimentos, produtos químicos, maquinaria pesada e estaleiros. O setor agrícola é altamente mecanizado e emprega apenas 2% da força de trabalho, mas fornece grande excedente para a indústria de processamento de alimentos e para a exportação.

2.7. Renda per capita (PIB per capita): US$ 55.500

2.8. Densidade Demográfica: 419,2 habitantes/km².

2.9. Taxa de mortalidade: 8,20 mortes por 1000 habitantes.

3. França

3.1. ASPECTOS FÍSICOS

3.2. RELEVO: O território da França é dominado por planícies, com mais de 60% do território pertencendo a esta forma de relevo. O norte e o oeste do país apresentam pequenas ondulações. É apenas no centro-sul e no sudeste que temos elevações acima de 600 m, com a cadeia de montanhas dos Alpes, e junto a fronteira com a Espanha, nos Montes Pirineus, região pouco habitada, porém riquíssima em água mineral. O ponto mais alto da França tem mais de 4800 metros: o Monte Branco, nos Alpes.

3.3. CLIMA: Mediterrânico no Sul e temperado oceânico no restante do território clima oceânico (oeste, com pouca amplitude térmica), clima continental (centro e leste, grande amplitude térmica – verões quentes e invernos frios), clima mediterrâneo (sul e leste, verões quentes e invernos amenos e chuvosos) e clima de montanha (altas altitudes, muita chuva e neve em boa parte do ano).

3.4. HIDROGRAFIA: A hidrografia da França apresenta duas principais vertentes: uma que corre em direção ao Mar Mediterrâneo e a outra corre em direção ao Mar do Norte.As bacias mais importantes da vertente do Mar do Norte são a do rio Loire (rio mais longo do país), do rio Garona (banha a França e a Espanha, apresentando um grande estuário: o estuário do Gironda, a partir de Bordeaux) e do rio Sena (atravessa a cidade de Paris). Na vertente do Mediterrâneo, destaca-se a bacia do rio Ródano, um dos rios mais importantes da Europa, tendo nascente nas geleiras da Suíça.

3.5. ASPECTOS HUMANOS

3.6. A economia da França combina um extenso setor privado com uma intervenção estatal substancial. Grandes áreas de terrenos férteis, a aplicação de tecnologia moderna e subsídios fizeram do país o principal produtor agrícola da Europa Ocidental. Tem destaque na indústria automobilística, aeronáutica, alimentícia, uma agropecuária intensiva e extensiva. Destacam-se ainda as indústrias mecânicas, elétricas e químicas, com grande concentração de capitais, geralmente situadas perto dos centros urbanos. A França também desenvolveu uma extraordinária tecnologia de ponta no ramo da informática além de eletrônica em geral e aeronáutica. Finalmente destaca-se o crescimento da indústria de armamentos, sendo o país uma potência militar.

3.7. Renda per capita: 42.680 dólares.

3.8. Densidade demográfica: 113,5 hab./km².

3.9. Taxa de mortalidade: 9,3 mortes/1.000 habitantes

4. Alemanha

4.1. ASPECTOS FÍSICOS

4.2. RELEVO: O relevo alemão divide-se basicamente em amplas planícies no norte e montanhas do centro ao sul do país. O Zugspitze é o ponto mais alto, com 2962 metros acima do nível do mar, na fronteira alpina com a Áustria. A Alemanha possui paisagens variadas: de praias a picos nevados o ano inteiro. Campos, litoral e ilhas no norte Planícies e colinas marcam o norte. Raros locais ultrapassam os 200 metros de altitude.

4.3. CLIMA: Grande parte do território alemão apresenta clima temperado úmido. Ocorre predominância dos ventos do oeste.

4.4. HIDROGRAFIA: Os principais rios do país são o Reno, Danúbio e Elba, todos atravessam a região de planície do país. Em maior parte, são rios navegáveis. O litoral da Alemanha é dividido ao meio pela Dinamarca. Do lado oeste, temos o Mar do Norte, e do leste, o Mar Báltico.

4.5. ASPECTOS HUMANOS

4.6. A economia da Alemanha é a economia mais importante da Europa e é a quarta potência econômica mundial depois dos Estados Unidos, China e Japão. É uma economia de mercado na qual a seguridade social tem um peso muito grande na economia, tendo os alemães direitos sociais muito extensos.As indústrias metalúrgicas e químicas têm um significante papel na economia da Alemanha, enquanto na agricultura, a média propriedade familiar, altamente mecanizada predomina.

4.7. Renda per capita: 44.469,91 USD

4.8. Densidade demográfica: 234 hab./km².

4.9. Taxa de mortalidade: 11,6 mortes/1.000 habitantes