O CONCEITO DA FILOSOFIA

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
O CONCEITO DA FILOSOFIA by Mind Map: O CONCEITO DA FILOSOFIA

1. A Antiguidade Clássica Grega e o Nosso Mundo

1.1. -Segundo uma Tradição O “ser” ou “essência” de cada coisa é seu aspecto imutável, sua invariância. .

1.2. -Superando o Fisiologismo De Pitágoras herda-se o apreço pela harmonia, simbolizada pela harmonia numérica que encontramos na música e na matemática.

2. Sócrates e os Primórdios do Pensamento Platônico

2.1. - Superando a Dificuldade Deixada por Parmênides e Heráclito A herança do pensamento heraclitiano e parmenidiano deixou, no entanto, uma dificuldade, que é justamente aquela a que se deparará Platão e, mais tarde, também Aristóteles

2.2. -Sócrates e Platão Compreende-se já a relevância da investigação socrática para denunciar o problema do relativismo dos valores. Quando Sócrates denuncia a atitude sofística como inadequada, ele está querendo dizer o seguinte: se “toda verdade é relativa”, então há pelo menos uma que não seja, a de que “toda verdade é relativa”. Desse modo, se há pelo menos uma proposição que enuncie o caráter absoluto e não relativo da verdade, o enunciado de que “toda verdade é relativa” é, em si mesmo, inaplicável para todos os casos e, por isso, falso.

3. As contribuições de Platão

3.1. -Heráclito, Parmênides e Platão Se Platão segue sendo um discípulo de Sócrates e Parmênides, nem por isso ele ignora os ensinamentos de seu antigo mestre Heráclito, que também tem importância capital em seu sistema. Platão vai afirmar que, de fato, a realidade suprema está no Ser, que é imutável e eterno. No entanto, contra Parmênides, ele não vai negar a realidade do mundo múltiplo, a realidade do mundo do vir a ser. O múltiplo também existe, mas de maneira menos perfeita. O múltiplo procura realizar o Uno, mas justamente por não ser Uno, por ser mera particularização desse Uno, ele o realiza de maneira precária. É como se eu dissesse que nenhum homem consegue realizar todas as perfeições do “homem em si”.

3.1.1. Numa habitação subterrânea em forma de caverna, com uma entrada aberta para a luz, que se estende a todo o comprimento dessa gruta. Então lá dentro desde a infância, algemados de pernas e pescoços, de tal maneira que só lhes é dado permanecer no mesmo lugar e olhar em frente; são incapazes de voltar a cabeça, por causa dos grilhões; serve-lhes de iluminação um fogo que se queima ao longe... (PLATÃO, 2006, 514a) PLATÃO. República.

4. Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.