Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Osteoartrite\artrose by Mind Map: Osteoartrite\artrose

1. Para prevenir a artrose é necessário adotar hábitos saudáveis e qualidade de vida, com uma alimentação balanceada, controlando o peso que evita a sobrecarga nos joelhos e praticando exercícios que contribuem para a prevenção da doença, como caminhada, natação, ginástica e andar de bicicleta, por exemplo.

2. Os sintomas da doença iniciam com o cansaço e inflamação nos joelhos. "A dor é o primeiro sinal e que se acentua com a atividade física como subir ou descer escadas e praticar esportes com impacto"

3. O inchaço é o segundo sintoma conhecido pelo processo inflamatório da membrana que recobre a articulação do joelho. A perda progressiva do movimento, impedindo o paciente de andar, pode ser mais um sinal de que há uma deformidade do membro inferior, caracterizando assim o terceiro sintoma.

4. Mãos: Afeta principalmente as articulações entre a segunda (média) e a terceira falange (distal), provocando abaulamentos articulares (as articulações ficam curvadas, com os chamados nódulos de Heberden). Mais raramente, esses nódulos surgem na articulação da primeira (proximal) com a segunda falange (nódulos de Bouchard). Pode haver vermelhidão local, dor e inchaço por períodos variáveis. A limitação do movimento costuma estar ausente ou ser discreta.

5. A artrose é um tipo de artrite, nome que designa qualquer enfermidade que atinja as articulações. Muitas vezes, a artrose é confundida com a artrite reumatoide, que se diferencia principalmente pelo quadro inflamatório, caracterizada por dor, calor e vermelhidão na região acometida. Embora a artrose também possa ocasionar inflamação, geralmente ela é pontual, e não um traço marcante dessa condição.

6. objetivos terapêuticos: 1- diminuir a dor; 2- manter ou recuperar os movimentos de flexão e extensão do joelho; 3- Aumentar a ADM de joelhos; 4- Aumentar a resistência respiratória. 5- Melhorar a ADM de dedos.

7. conduta 2- com a banda elastica na cor verde (mais leve): realizar "Leg Press" Unilateral, deitada, perna esquerda flexionada, com o pé apoiado no chão, e direita flexionada no ângulo de 90 graus, com a faixa apoiada na planta do pé, e braços estendidos, segurando cada extremidade da faixa com uma das mãos. Estenda a perna direita, esticando a faixa, e volte devagar- no final da série, realize o exercício com a outra perna; Agachamento com abdução unilateral em pé com as pernas paralelas e a banda entre as mesmas, o paciente deverá fazer uma abdução unilateral simultaneamente com uma flexão de joelho e quadril bilateral na fase excêntrica, e depois uma extensão do mesmos na fase excêntrica. Séries: 2 a 3 / Repetições: 12 a 15 / Intervalo: 30 segundos, depois de cada série.

8. conduta 4- Sentado em uma cadeira ou bola suíça com os pés apoiados no chão, segurar um bastão ou uma toalha com as mãos, localizadas próximas ao joelho. Inspire pelo nariz o máximo que você puder e eleve o bastão. Tranque o ar. Sem expirar, inspire mais um pouco e tranque o ar. Realizar 10 respirações em 3 tempos.

9. Osteoartrite é o mesmo que osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa.

10. Ocorre mais em mulheres acima de 65 anos,acometendo principalmente mãos e joelhos.

11. Tratamento: tem como objetivo aliviar a dor, o inchaço e a dificuldade em andar. Em alguns casos é necessária a intervenção cirúrgica. Já a recuperação poderá ser feita com fisioterapia e hidroterapia.

12. Cirúrgicos: Artroplastia (substituição parcial ou total da parte destruída por uma prótese); Artrodese (fusão cirúrgica de dois ossos, usada principalmente na coluna); Osteoplastia (retirada e limpeza cirúrgica da parte óssea deteriorada); Osteotomia (mudança do alinhamento ósseo através do corte de partes ósseas).

13. Exercícios aeróbicos: o fortalecimento cardíaco adquirido com esse tipo de atividade faz com que os músculos, de forma geral, trabalhem de forma mais eficiente, exigindo menos de estruturas como as articulações.

14. condutas: 1- Fazer o uso de bolsas de água quente por 15 minutos; Entrar na piscina de água aquecida, pois só de entrar na água já ocorre uma diminuição da dor e promove um relaxamento, já que ocorre uma descompressão articular; uso de ultrassom modo continuo de 7 a 10 minutos.

15. conduta 3- alongamento na posição em pé, segurar em uma cadeira ou no fisio para ter auxílio para se equilibrar. Dobrar um dos joelhos para trás, agarrando o tornozelo correspondente com uma das mãos. Ajudar a dobrar o joelho para trás o máximo que conseguir – porém, sem ultrapassar o seu limite, sentido dores ou machucando-se. Segurar a posição por 30 segundos; Sentar-se no chão ou colchonete exercício com as duas pernas retas para fora. Estender os braços e alcançar lá na frente, dobrando-se pela cintura o máximo que conseguir (sem ultrapassar o seu limite, sentido dores ou machucando-se) enquanto mantém os joelhos retos. Segurar a posição por 20 segundos e relaxar.

16. conduta 5- com o POWER-WEB realizar flexão e extensão de dedos. 2x de 10 repetições.