Expansão Territorial do Brasil

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Expansão Territorial do Brasil by Mind Map: Expansão Territorial do Brasil

1. Drogas do sertão

1.1. As drogas do sertão eram produtos nativos do Brasil, que não existia na Europa, por isso, atraiam interesses dos Europeus que eles o consideravam como uma nova especiarias. No rio Amazonas era onde mais tinha contrabando

2. As Entradas e os Bandeirantes

2.1. As Entradas e Bandeiras foram expedições organizadas para explorar o interior com o propósito de procurar riquezas mineiras, tais com, ouro, prata e pedras preciosas. Objetivavam também caçar índios para escravizá-los. Não era uma tarefa fácil organizá-las muito menos explorar o interior do território colonial. Havia necessidade do preparo de muitas provisões, como, alimentos, armas e instrumentos, que deviam ser transportados por animais e pelos próprios exploradores.

2.2. ***Mito sobre os bandeirantes*** Durante muito tempo, os bandeirantes foram encarados como "heróis". Eles teriam sido os desbravadores que contribuíram para a construção de nosso país, expandindo nossas fronteiras. Essa imagem heróica acabou dando lugar a outra, oposta: os bandeirantes teriam sido bandidos cruéis e sanguinários, que saqueavam aldeias indígenas, matando crianças, violentando mulheres e escravizando os índios

3. Além de restringir a economia, a exploração do açúcar impediu a formação de outras classes sociais intermediárias que não se vinculassem à produção agrícola e ao senhor de engenho. Na base desta pirâmide social estariam os escravos africanos trazidos das possessões coloniais portuguesas na África. Além de oferecerem mão de obra a um baixíssimo custo, o tráfico de escravos africanos constituía outra rentável atividade mercantil à Coroa Portuguesa.

4. Drogas do sertão

4.1. Cacau

4.2. Ururucuns

4.3. Castanha do Pará

4.4. Guaraná

4.5. Pau-Cravo

5. Portugal procurou criar as condições para o Brasil se enquadrar no pacto colonial. Os portugueses concentraram seus esforços para a colônia se transformar num grande produtor de açúcar de modo a abastecer a demanda do mercado internacional e beneficiar-se dos lucros de sua comercialização.