Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Unidade 1 by Mind Map: Unidade 1

1. Introdução à saúde coletiva A Saúde Coletiva é um campo que reúne e produz conhecimentos sobre a saúde, estendendo a situação de saúde como um processo social, relacionado com a estrutura e organização da sociedade, dependente da época, do meio social, cultural (das crenças religiosas e filosóficas). Fundamentada nesta concepção, elabora ações de atenção à saúde como práticas não apenas técnicas, mas também sociais.

2. Modelos explicativos sobre saúde e doença

3. Modelo biomédico Modelo da história natural da doença

4. Saúde pública A Saúde Pública é a ciência e a arte de prevenir a doença, prolongar a vida, promover a saúde física e a eficiência através dos esforços da comunidade organizada para o saneamento do meio ambiente, o controle das infecções comunitárias, a educação dos indivíduos nos princípios de higiene pessoal, a organização dos serviços médicos e de enfermagem para o diagnóstico precoce e o tratamento preventivo da doença e o desenvolvimento da máquina social que assegurará a cada indivíduo na comunidade um padrão de vida adequado para a manutenção da saúde.

5. Fase Preventivista e Fase Medicina Preventiva Social.

6. Educação em saúde

7. Esse modelo de Educação em Saúde durou até a década de 60, quando teve início a Medicina Comunitária

8. Educação em saúde dialógica ou radical

9. A Educação em Saúde pode ser definida como um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que visam à promoção da saúde por meio do desenvolvimento da autonomia, da participação dos sujeitos e comunidades diante de suas questões de saúde e de meio ambiente.

10. A Educação em Saúde e suas práticas inicialmente tinham como objetivo apenas a promoção de saúde e prevenção de doenças, tendo como intuito transformar hábitos de vida, individuais.

11. períodos: prépatogênico e patogênico.

12. Educação permanente em saúde

13. Formação dos profissionais da saúde A saúde coletiva e as novas práticas em saúde preconizadas trouxeram mudanças na formação dos profissionais de saúde e nas metodologias utilizadas em suas práticas de saúde.

14. Promoção de saúde e prevenção de doença

15. O termo “promoção da saúde” surgiu em 1920, quando Winslow definiu como o esforço da comunidade organizada para alcançar políticas que melhorassem as condições de saúde e os programas educativos para a população. Posteriormente, em 1946, Sigerist definiu como tarefas essenciais da medicina a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e acidentes e a atenção curativa

16. Cinco campos de ação para a promoção da saúde (Carta de Ottawa, 1986)

17. A prevenção orienta as ações de detecção, controle e enfraquecimento dos fatores de risco de enfermidades e tem como foco a doença e os mecanismos para combatê-la. Assim, ações preventivas definem-se como intervenção orientada a evitar o surgimento de doenças específicas, a fim de eliminar ou reduzir sua ocorrência nas populações.

18. Promoção da alimentação saudável

19. Promoção de atividade física