Sistema Endócrino

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Sistema Endócrino by Mind Map: Sistema Endócrino

1. glucagon funciona de maneira oposta à insulina. Quando o organismo fica muitas horas sem se alimentar, a taxa de açúcar no sangue cai muito e a pessoa pode ter hipoglicemia, que dá a sensação de fraqueza, tontura, podendo até desmaiar. 

2. A adrenalina ou epinefrin: é um hormônio simpaticomimético e neurotransmissor responsável por preparar o organismo para a realização de grandes feitos, derivado da modificação de um aminoácido aromático, secretado pelas glândulas suprarrenais, assim chamadas por estarem acima dos rins. Noradrenalina: A Noradrenalina, também chamada de Norepinefrina, é uma das monoaminas que mais influencia o humor, ansiedade, sono e alimentação junto com a Serotonina, a Dopamina e a Adrenalina

3. Glândula endócrina é uma glândula do sistema endócrino  que secreta substâncias que são lançadas diretamente na corrente sanguínea, ao contrário das glândulas  exócrinas. A tireoide é uma glândula endócrina . Existem ainda as glândulas  anfícrinas, que são simultaneamente endócrinas exócrinas.

4. Hormônios são substâncias químicas que controlam diversas funções do organismo. 

4.1. HIPOTÁLAMO E SEUS HORMÔNIOS;

4.1.1. Localizado no cérebro diretamente acima da hipófise. Funções: auxilia na regulação da temperatura corporal. Estresse Emocional. Comportamento sexual( estímulo de raiva e prazer)

4.1.1.1. Hormônios: Ocitocina(OCT)- Secreção do leite mamárias e a facilitação das contratações do músculo liso do Útero no momento do parto. Hormônio antidiurético (ADH)- atua sobre os rins, aumentando a retenção de água pelo corpo e concentração de ions elevando a pressão arterial.

4.1.2. Situa-se na base do encéfalo, possui duas partes: adenohipófise e neurohipófise.

4.1.2.1. Lado anterior: Hormônios (TSH ou TIREOTROFINA)- Tireóide> T3 e T4>responsáveis pela regulação do metabolismo ao transformar nutrientes em energia. FSH- MULHER: crescimento dos folículos ovarianos e produção de estrogênio. HOMEM: estimula o testículo( produção de esperma). LH- MULHER: desencadeia a ovulação e aumenta a secreção de progesterona. HOMEM: estimula produção de testosterona. ACTH- Produção de cortisol e glicocorticoides endógenos. GH- Estimula o metabolismo e o Crescimento. PRL- Desenvolvimento e lactação. Lado posterio: Dois neurohormônios: ADH(Vasopressina)- Reabsorção de água nos rins. OCITOCINA- Contração uterina no parto.

4.2. HIPÓFISE E SEUS HORMÔNIOS;

5. TIREÓIDE E SEUS HORMÔNIOS;

5.1. Tireóide atua na função de órgãos importantes: Coração, cérebro, intestino e rins, pele, musculos e ossos, temperatura corporal e reprodução. É responsável pela produção dos hormônios: T3 e T4 , estimulam o metabolismo energético.

6. PÂNCREAS E SEUS HORMÔNIOS;

6.1. O pâncreas produz o suco pancreático que age no processo digestivo, pois possui enzimas digestivas. Esta glândula também é responsável pela produção de hormônios como, por exemplo, insulina, somatostatina e glucagon.

6.2. A insulina facilita a entrada da glicose nas células (onde ela será utilizada para a produção de energia) e o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio. Ela retira o excesso de glicose do sangue, mandando-o para dentro das células ou do fígado. 

7. ADRENAL E SEUS HORMÔNIOS;

7.1. A medula adrenal produz dois hormônios  principais: a adrenalina (ou epinefrina) e a noradrenalina (ou norepinefrina). Esses dois hormônios . são quimicamente semelhantes, produzidos a partir de modificações bioquímicas no aminoácido tirosina