A Arte da Guerra

Mapa Mental A Arte da Guerra

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
A Arte da Guerra by Mind Map: A Arte da Guerra

1. Capítulo 1

1.1. Doutrina

1.1.1. Remete ao uso da análise swot dentro das organizações, onde você realiza um estudo do seu ambiente interno (forças e fraquezas) para poder entender quem é o “povo” e o que fazer para que eles estejam em harmonia com você.

1.2. Tempo

1.2.1. Também remeta ao uso da análise swot, mas neste caso o estudo envolve a analise do ambiente externo (oportunidades e ameaças), para poder entender quais fatores podem interferir no seu processo.

1.3. Terreno

1.3.1. Capacidade de analisar o seu ambiente de negócio. Você pode utilizar a ferramenta persona para poder definir qual é o seu público-alvo ou utilizar os 4p’s de marketing para definir o produto, preço, praça e promoção.

1.4. Mando

1.4.1. Encarar os desafios frente ao seu negócio com muita sabedoria, coragem e altruísmo, e assim atingir o objetivo.

1.5. Disciplina

1.5.1. Subdivisão das áreas do seu negócio. Exemplo: Quem serão os colaboradores responsáveis por cada processo? Quais serão seus objetivos?

2. Capítulo 2

2.1. Uma vez começada a batalha, ainda que estejas ganhando, se continuar por muito tempo, desanimará a tuas tropas e embotará tua espada

2.1.1. Criação de métodos que façam com que os funcionários não caiam na rotina. Exemplo: adicione KPI’s que devem ser atingidos mensalmente por cada funcionários, assim ele terá sempre uma coisa nova pra realizar além do comum. Fora isso, você pode realizar um estudo através do Benchmarking, no qual possibilitará criar ideias inovadoras e processos mais eficazes para o seu negócio.

2.2. Quando se transportam as provisões muito longe, ocorre ruína por causa do alto custo. Nos mercados próximos ao exército, os preços das mercadorias aumentam

2.2.1. Concorrentes. É necessário analisar quem são eles, você pode utilizar a ferramenta “5 Forças de Potter” para estudar quem são as empresas que estarão competindo com você.

3. Capítulo 3

3.1. Quando os adversários tem ordens de batalha vulneráveis, é o momento de sair e atacá-los.

3.1.1. Concorrentes. Estudar seus concorrentes é fator crucial para seu ambiente de negócio.

3.2. A defesa é para tempos de escassez, o ataque para tempos de abundância.

3.2.1. Recursos. Uma vez que sua empresa está sofrendo pela falta de recursos, é necessário que monte uma defesa frente aos seus concorrentes.

4. Capítulo 4

4.1. Posicionamento

4.1.1. Os pontos estratégicos da empresa devem ser bem definidos para que ela consiga atingir seus objetivos.

4.2. Líder

4.2.1. Um bom líder só avança para um novo desafio quando ele tem certeza do que já foi conquistado.

5. Capítulo 5

5.1. Comandar muitos é o mesmo que comandar

5.1.1. É necessário que um líder saiba organizar e controlar todos seus liderados, afim de aproveitar o potencial de cada um.

5.2. Use operações diretas e indiretas

5.2.1. Isso quer dizer que uma organização deve estudar as oportunidades e as ameaças frente aos seus concorrentes, e criar planos de ação para que não possibilite que eles o vençam. Utilize a Analise Swot e as 5 Foças de Potter.

6. Capítulo 6

6.1. Lutar com outros cara a cara para conseguir vantagens é o mais árduo do mundo

6.1.1. Isso quer dizer que dentro do mercado de negócios, você precisa estar preparado para enfrentar seus concorrentes. Exemplo: seu concorrente lança uma nova bolacha e você em paralelo também lança uma nova bolacha, mas diferente dele a sua contem recheio no meio. O concorrente então acaba entrando em contato com você para negociar o recheio, já que na empresa dele ele não consegue realizar este serviço.

6.2. Enquanto dás a aparência de estar muito longe, começa teu caminho e chegas antes que o inimigo

6.2.1. Lembre-se de estar preparado antes de incluir um produto no mercado. Defina o que seu produto terá para se destacar dos demais.

6.3. Não podes combater para ganhar com um exército não equipado

6.3.1. Os colaboradores de sua empresa precisar ter as melhores ferramentas para realizar os serviços, além disso eles precisam estar qualificados para o exercício da função.

7. Capítulo 7

7.1. Preparação

7.1.1. Antes de iniciar um novo projeto é necessário que o mesmo seja estudado por completo, afim de garantir que ele seja o melhor.

7.2. Busque informações com que realmente entende do assunto

7.2.1. Isso se da também para um lançamento de um projeto. Faça um plano de negócio, busque informações detalhar sobre quem é o cliente, onde ele se encontra, o que ele espera que o seu projeto tenha, enfim todas as informações necessárias pra a criação dele.

7.3. Líder

7.3.1. Ele deve ter deve ter uma relação confiável com os seus liderados, afim de traze-los mais próximos dele e fazer com que eles se interessem pelo objetivo.

7.4. Fornaça informações clara

7.4.1. Um bom líder precisa saber passar informações de forma clara e efetiva, afim de evitar qualquer desentendimento.

8. Capítulo 8

8.1. Entenda o seu produto

8.1.1. Realize uma analise com a Matriz BCG para entender como está seus produtos em relação ao desempenho dele no mercado. Isso possibilita que você possa alterar a estratégia e melhora-lo.

8.2. Equilíbrio emocional

8.2.1. Um líder deve manter o equilíbrio frente aos obstáculos impostos pela organização, pois isso reflete muito em seus liderados. Haja com cautela e saiba se posicionar nesses momentos.

8.3. Infração de leis

8.3.1. Cada organização deve ter seu código de conduta e deve punir aqueles que o desrespeitar. O funcionário deve entender que o que ele fez não é certo e que caso faça novamente, sofrera as consequências.

9. Capítulo 9

9.1. Território

9.1.1. Existem diversas situações das quais as empresas passam e elas devem estar preparadas para ultrapassar essas barreias sem trazer danos para a ela. Por isso, estudar o seus concorrentes antes de enfrenta-lo é a melhor opção.

10. Capítulo 10

10.1. Preparação do terreno

10.1.1. Capacidade de analisar o seu ambiente de negócio frente ao segmento de mercado. Estude-o e avalie quais são os pontos positivos e negativos.

11. Capítulo 11

11.1. Atue quando for necessário

11.1.1. Um bom líder precisa saber atuar no momento necessário, caso contrário ele poderá trazer danos para a empresa.

12. Capítulo 12

12.1. Existem momentos adequados para acender fogos

12.1.1. Certifique-se de que está implementando suas estratégias no tempo certo, pois caso contrário você poderá trazer malefícios a sua empresa.

12.2. Atua quando seja benéfico; em caso contrário, desiste

12.2.1. Só aceitei um novo projeto se tiver a certeza que ele lhe trará lucros.

13. Capítulo 13

13.1. Espiões

13.1.1. Muitas organizações utilizam esse meio para saber o que o concorrente irá lançar no mercado, possibilitando que ele tenha informações confidencias de outras empresas, mas este tipo de conduta não é ético.

13.1.2. Outro uso de espiões se da ao fato de muitas empresas adquirirem programas que analise os sites que determinados funcionários estão acessando.