𝓡𝓮𝓿𝓸𝓵𝓽𝓪 𝓭𝓸 𝓗𝓪𝓲𝓽𝓲

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
𝓡𝓮𝓿𝓸𝓵𝓽𝓪 𝓭𝓸 𝓗𝓪𝓲𝓽𝓲 by Mind Map: 𝓡𝓮𝓿𝓸𝓵𝓽𝓪 𝓭𝓸 𝓗𝓪𝓲𝓽𝓲

1. No dia 14/08/1791 à 01/01/1804, ocorreu a maior revolta bem-sucedida de escravizados no mundo colonial.

2. O tráfico de escravos e a produção de produtos primários na região, colonizada principalmente por espanhóis e franceses, ocorria em grande escala.

3. O Haiti tinha muito potencial porém a França exigiu uma série de reparações e isso virou dívidas gigantes. Isso destruiu a economia do país.

4. A colonização do Haiti começou com um massacre e gerou na extinção total das comunidades originárias de lá e impulsionou a integração do Haiti no tráfico Atlântico de escravos, com o tempo o Haiti fui rapidamente ocupado por Africanos e afrodescendentes subjugados economicamente.

5. Os brancos que residiam no Haiti eram agressivos e sádicos com os trabalhadores de campo, essa violência foi o estopim de várias rebeliões nas fazendas e com o tempo estimularam a revolta generalizada contra os franceses.

6. Jean-Jacques assumiu a revolução após a pisão de Louverture, e ele foi capaz de restaurar a colônia. As tropas francesas depois que derrotadas em 1803, declarou independência da ilha, o fim da escravidão e a batizou de Haiti.

7. O movimento ocorreu na America Central, contra a frança que havia colonizado Saint-Domingues.

8. Dutty Boukman, um líder quilombola, convocou o levante dos escravos durante uma cerimônia religiosa.

9. A revolução em poucos dias gerou o levante de mais de 100 mil escravos e a tomada da Província do Norte, liderados por Toussaint Louverture.

10. A Revolução de São Domingos ficou marcada pela violência contra os donos de escravos. As proporções do levante impossibilitaram qualquer vitória dos colonizadores.

11. Quando Napoleão assumiu como imperador, a França retomou Saint-Domingues e retomou a escravidão, além de prenderem Louverture.

12. Os revolucionários franceses convocaram uma Assembleia Legislativa e concederam direitos aos negros livres haitianos e mandaram 6.000 soldados para conter o levante. No entanto, os haitianos não desistiram e, em 1794, foi abolida a escravidão nas colônias francesas, por pressão.