INVESTIGAÇÃO GEOPOLÍTICA

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
INVESTIGAÇÃO GEOPOLÍTICA by Mind Map: INVESTIGAÇÃO GEOPOLÍTICA

1. Durante uma entrevista coletiva, ao ser perguntado por que considerava a atual "a pior crise mundial desde a fundação da ONU" - há 75 anos -, Guterres respondeu: "é uma combinação, por um lado, de uma doença que é uma ameaça para todos no mundo, e segundo, porque tem um impacto econômico que trará uma recessão sem precedentes no passado recente".

1.1. "A combinação desses dois fatores e o risco de contribuir para o aumento da instabilidade, o aumento da violência e o aumento do conflito são coisas que nos fazem acreditar que essa é, de fato, a crise mais desafiadora que enfrentamos desde a Segunda Guerra Mundial", explicou.

2. Aprovação do acordo do Brexit Após intensas negociações com os 27 países da União Europeia, o Reino Unido conseguiu um acordo para a saída desse bloco econômico, em 16 de outubro de 2019.

3. Como consequência da crise, a Grécia se tornou o primeiro país desenvolvido a ser rebaixado para país emergente.

4. NAFTA Sigla em inglês para Tratado Norte-Americano de Livre Comércio – é um bloco econômico composto por Estados Unidos, México e Canadá. Fundado em 01 janeiro de 1994, seguiu uma das tendências do processo de Globalização: a organização dos países em acordos regionais. Assim como ocorre nos demais blocos econômicos, o Nafta objetiva promover a integração comercial entre os seus países-membros, o que se faz por intermédio, sobretudo, da redução das tarifas alfandegárias.

4.1. Estados Unidos, Canadá e México são países da América do Norte que faziam parte de um tratado comercial conhecido como Nafta. Esse foi atualmente substituído por um novo tratado conhecido como USMCA, ou “Nafta 2.0”. Essa substituição ocorreu após uma longa negociação entre os governantes dos países participantes e traz novas especificações para o comércio estabelecido entre seus membros.

5. UNIÃO EUROPÉIA A crise da dívida soberana europeia resultou de uma complexa combinação de fatores, tais como: a globalização dos mercados financeiros; facilidades nas condições de crédito no período 2002-2008 que encorajaram práticas com elevados riscos de crédito; a crise financeira global de 2007-2012; desequilíbrios no comércio internacional; o fim da bolha imobiliária; a recessão global de 2008-2012; políticas orçamentais resultando em défices crónicos; as soluções usadas pelos países para resgatar a banca e investidores provados em dificuldades, transferindo para a dívida pública o passivo dessas entidades.

5.1. BREXIT É o processo de saída do Reino Unido da União Europeia iniciado em 2017 e com previsão para terminar em 2020. Em 31 de janeiro de 2020, o Reino Unido deixou a UE, tornando-se o primeiro país a fazê-lo. Após esta data, haverá um período de onze meses para que vários tratados e acordo sejam negociados entre o Reino Unido e a União Europeia.

6. CRISE GLOBAL E COVID-19 A pandemia da Covid-19 é a pior crise global desde a Segunda Guerra Mundial, avaliou o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres.