História da arte

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
História da arte by Mind Map: História da arte

1. Períodos históricos

1.1. Pré-história

1.1.1. A arte pré-histórica é aquela produzida durante os períodos cronológicos da Pré-História, com destaque para os períodos Paleolítico e Neolítico. A arte pré-histórica inclui produções artísticas como as pinturas rupestres e gravuras feitas em pedra, além de esculturas e estatuetas.

1.1.1.1. Período paleolítico

1.1.1.1.1. O grande destaque são as pinturas rupestres, que são as gravuras desenhadas nas paredes de cavernas. Os especialistas acreditam que as pinturas rupestres tenham surgido aproximadamente há 40 mil anos em grupos humanos que já possuíam domínio do fogo e tinham acesso a ferramentas produzidas por meio da lascagem de pedra. Essa arte, em geral, mostra o homem em meio a grandes grupos de animais, representando principalmente, cenas de caçadas, mas também retrata outras cenas do cotidiano humano.

1.1.1.2. Período neolítico

1.1.1.2.1. Apresenta transformações e avanços em relação ao paleolítico, embora esses avanços podem ser destacados, principalmente pela sedentarização do homem por meio do domínio das técnicas agrícolas e da domesticação dos animais. Isso permitiu que o homem desenvolvesse novas ferramentas, que trouxeram melhorias para sua vida. Um dos grandes avanços do neolítico está relacionado com as construções, uma vez que pouco a pouco o homem foi desenvolvendo habilidades arquitetônicas.

1.2. Antiguidade clássica

1.2.1. A.C. Marcado pela descoberta da escrita, período das grades civilizações, mesopotâmia, Egito, Grécia e Roma. Período antropocêntrico.

1.2.1.1. Grécia temos o destaque das colunas das três ordens que são: Dórica, Jônica e Coríntia. Uso de figuras geometrias e os anfiteatros.

1.3. Idade média

1.3.1. D.C.Marcado fortemente pela influência religiosa, esse período destaca as expressões artísticas bizantina, gótica e romana. Período teocêntrico

1.3.1.1. A ARTE BIZANTINA é uma arte cristã que surge no período em que o Cristianismo passa a ser reconhecido como religião. Jesus, considerado uma ameaça para o Império Romano, foi perseguido e morto pelos romanos. Após sua morte, seus adeptos se escondiam em catacumbas para rezar, pois continuaram sendo perseguidos . Até que em 313 o imperador Constantino outorgou o Édito de Milão, que proibia a perseguição aos cristãos e, então, o Cristianismo começa a crescer. Surgem assim, as igrejas cristãs e um novo estilo de arte, a Arte Bizantina.

1.3.1.1.1. A ARTE GÓTICA foi uma expressão artística da Baixa Idade Média (século XII) que perdurou até o Renascimento. Denominada de arte das catedrais, ela era realizada nas cidades. Foi uma reação ao estilo românico e pretendeu rivalizar com os mosteiros e basílicas que eram construídas no campo. Isso porque nesse momento, as cidades começaram a crescer por conta da economia fundamentada no comércio. Anteriormente, as vivências coletivas estavam concentradas no campo e os mosteiros consistiam nos locais de desenvolvimento intelectual e artístico.

1.4. Idade moderna

1.4.1. A Idade Moderna foi marcada por um período de intensa expansão, devido às descobertas geográficas. A natureza se torna ponto de destaque nas obras artísticas da época, divididas em três grandes movimentos:

1.4.1.1. Renascimento

1.4.1.1.1. O Renascimento Cultural foi um movimento que teve seu início na Itália no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI. Os artistas, escritores e pensadores renascentistas expressavam em suas obras os valores, ideais e nova visão do mundo, de uma sociedade que emergia da crise do período medieval. Na Idade Média, grande parte da produção intelectual e artística estava ligada à Igreja. Já na Idade Moderna, a arte e o saber voltaram-se para o mundo concreto, para a humanidade e a sua capacidade de transformar o mundo.

1.4.1.2. Barroco

1.4.1.2.1. O Barroco é um estilo que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa do século XVII. Por isso, toda a cultura desse período, incluindo costumes, valores e relações sociais, é chamada de "barroca". Essa época surgiu no final do Renascimento e manifestava-se através de grande ostentação e extravagância entre os grupos beneficiados pelas riquezas da colonização

1.4.1.3. Rococó

1.4.1.3.1. Rococó é um substantivo masculino de origem francesa e faz alusão a um estilo artístico tipicamente decorativo. Ele prosperou na Europa do início ao fim do século XVIII, marcando a passagem do Barroco para o Arcadismo. Caracterizado pelo uso de conchas, laços e flores em seus adornos, o estilo rococó predominou na esfera da arquitetura, escultura e pintura. Elas deveriam se complementar harmonicamente, muitas vezes pela união de artistas especializados em afazeres distintos. O Rococó pode ser considerado como uma reação da aristocracia e burguesia francesa contra a suntuosidade do barroco tradicional.

1.5. Idade contemporânea

1.5.1. Marcada por grandes conflitos, como a Revolução Francesa, a Primeira e a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria. As expressões artísticas se manifestavam através de movimentos :

1.5.1.1. Neoclássicismo

1.5.1.1.1. O Neoclassicismo representa um movimento artístico e cultural que envolveu a literatura, a pintura, a escultura e a arquitetura. Surgiu no século XVIII na Europa se espalhando pelo mundo, permanecendo até meados do século XIX. Recebe esse nome uma vez que esteve baseado nos ideais clássicos. Trata-se de um movimento de oposição aos exagero, rebuscamento e complexidades do Barroco. Ele surge após a Revolução Francesa (1789), o início da Revolução Industrial e no contexto do Iluminismo chamado de Era da Razão.

1.5.1.2. Romantismo

1.5.1.2.1. O Romantismo foi um movimento artístico que surgiu na Europa no século XVIII e durou até meados do século XIX. Ele influenciou a literatura, a pintura, a música e a arquitetura. Oposto ao classicismo, racionalismo e Iluminismo, esse movimento chegou ao Brasil em finais do século XVIII.

1.5.1.3. Realismo

1.5.1.3.1. O Realismo é um movimento literário que surgiu na Europa em meados do século XIX. O marco inicial do realismo foi a publicação da obra Madame Bovary (1857), de Gustave Flaubert. Machado de Assis (1839-1908) - foi o principal autor do movimento literário Realismo no Brasil. Entre suas obras destacam-se: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial de Aires.

1.5.1.4. Impressionismo

1.5.1.4.1. O impressionismo foi uma tendência artística francesa com ênfase na pintura que ocorreu no momento da chamada "Belle Époque" (1871-1914). Essa vertente teve um papel muito importante para a renovação da arte do século XX, sendo a grande propulsora das chamadas vanguardas europeias. O termo "Impressionismo" é fruto da crítica a uma obra de Claude Monet, "Impressão, nascer do sol", de 1872.

2. Arte do século XX

2.1. Período no qual surgem tendências artísticas, e um dos mais importantes para a história da arte.

2.1.1. Expressionismo

2.1.1.1. Expressionismo é o nome de uma vanguarda artística europeia do início do século XX. Esse movimento artístico está entre os primeiros representantes das vanguardas históricas e talvez, o primeiro a focar em aspectos subjetivos, valorizando a expressão emocional do ser humano.

2.1.2. Fauvismo

2.1.2.1. O Fauvismo (ou Fovismo) foi um movimento artístico heterogêneo associado à pintura e teve sua origem na França no início do século XX. Essa tendência foi desenvolvida entre os anos de 1905 e 1907. A principal característica desse movimento foi a utilização da cor pura, sem misturas, de modo a delimitar, dar volume, relevo e perspectiva às obras.

2.1.3. Cubismo

2.1.3.1. O cubismo foi uma vanguarda artística europeia marcada pelos uso de formas geométricas. Surgido no início do século XX na França, esse novo estilo rompeu com os modelos estéticos que só valorizavam a perfeição das formas. Esse movimento pode ser considerado o primeiro a se caracterizar pela incorporação do imaginário urbano industrial em suas obras. Abrangeu sobretudo as artes plásticas e influenciou a literatura.

2.1.4. Futurismo

2.1.4.1. O Futurismo representou um movimento literário e artístico que tinha como principal característica a valorização da tecnologia e velocidade. Essa corrente faz parte das vanguardas artísticas europeias que despontaram no início do século XX. Influenciou a literatura, a pintura, a escultura, a música e outras vertentes das artes.

2.1.5. Abstracionismo

2.1.5.1. O Abstracionismo, ou arte abstrata, é um estilo artístico moderno das artes visuais que prioriza as formas abstratas em detrimento das figuras que representam algo da nossa própria realidade. Dessa forma, podemos dizer que esse tipo de arte é uma obra “não representacional”, ao contrário da arte figurativa, expressa por meio de figuras que retratam a natureza. O pintor russo Wassily Kandinsky é considerado o precursor da arte abstrata com suas obras Primeira Aquarela Abstrata (1910) e a série Improvisações (1909-14).

2.1.6. Dadaísmo

2.1.6.1. O Dadaísmo, ou simplesmente “Dadá”, foi um movimento artístico pertencente às vanguardas europeias do século XX, cujo lema era: "a destruição também é criação". Foi considerado o movimento propulsor das ideias surrealistas e tinha um caráter ilógico, anti-racionalista e de protesto. Isso porque, através da ironia, buscava questionar a arte e, sobretudo, seu contexto histórico, com a ocorrência da Primeira Guerra Mundial.

2.1.7. Surrealismo

2.1.7.1. O surrealismo foi uma das vanguardas artísticas europeias que surgiu em Paris no início do século XX. Esse movimento originou-se em reação ao racionalismo e ao materialismo da sociedade ocidental. A arte surrealista não se restringiu às artes plásticas, de modo que também influenciou outras manifestações artísticas: a escultura, a literatura, o teatro e o cinema.

3. Egito temos a predominância do misticismo, a vida girava em torno de uma crença de que a alma voltaria para o mesmo corpo apos a morte o que levava a mumificação, lei da frontalidade entre outros.