REVOLUÇÃO FRANCESA

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
REVOLUÇÃO FRANCESA by Mind Map: REVOLUÇÃO FRANCESA

1. Sociedade estamental

1.1. PRIMEIRO ESTADO

1.1.1. SEGUNDO ESTADO

1.1.1.1. TERCEIRO ESTADO

1.2. s

1.2.1. BASE ESSENCIALMENTE FEUDAL

2. Influência das ideias iluministas

2.1. Ideias centralizadas na razão e defendia a liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e separação Igreja-Estado.

2.1.1. Criticava às práticas econômicas mercantilistas, ao absolutismo, e aos direitos concedidos ao clero e à nobreza, reprovavam a sociedade de forma estamental, sugerindo novas maneiras de organização da política, economia e da sociedade.

2.2. Apelo aos ideais burgueses

3. DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO

3.1. CRISE SOCIAL E ECONÔMICA: Crescimento no número de desempregado; Seca e a alta dos preços que agravam o empobrecimento; Despesas com a Guerra de Sete Anos e a Guerra de Independência dos EUA.

3.1.1. Aumento dos impostos e dízimos eclesiásticos

3.1.1.1. Convocação dos Estados Nacionais

3.1.1.1.1. Queda da Bastilha

3.2. A Constituição garante igualmente como direitos naturais e civis: a liberdade para todo homem ir, permanecer e partir sem poder ser impedido ou detido, senão em conformidade às formas determinadas pela Constituição;

3.2.1. a liberdade para todo homem de falar, escrever, imprimir e publicar seus pensamentos, sem que os seus escritos possam ser submetidos a censura alguma ou inspeção antes de sua publicação, e exercer o culto religioso ao qual esteja ligado;

3.2.1.1. a liberdade aos cidadãos de se reunirem pacificamente e sem armas, cumprindo as exigências das leis de policia;

3.2.1.1.1. a liberdade de enviar, às autoridades constituídas, petições assinadas individualmente.

3.3. Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão não significou a garantia de uma sociedade democrática e igualitária.

3.3.1. TAREFA: LER EM CONTEÚDOS E ATIVIDADES(PORTAL DA EDUCAÇÃO) OS TEXTOS DAS AULAS 3 e 4 REFERENTE A BURGUESIA E A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO.

3.4. PÁG. 399- PRINCÍPIOS IILUMINISTAS E LIBERAIS

4. 1º Todos os cidadãos são admissíveis aos cargos e empregos sem outra distinção senão aquela decorrente das suas virtudes e das suas aptidões; 2º Todas as contribuições serão igualmente repartidas entre todos os cidadãos proporcionalmente aos seus recursos; 3º Os mesmos delitos serão punidos pelas mesmas penas sem distinção alguma de pessoas.

4.1. a