Get Started. It's Free
or sign up with your email address
ROMANCE by Mind Map: ROMANCE

1. Quando o narrador deseja expor a fala de uma ou mais personagens, ele possui três maneiras diferentes para fazer isso: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre.

2. Segundo o Dicionário Houaiss, verossimilhança é a ligação, o nexo ou a harmonia entre os fatos e as ideias em uma obra literária, ainda que os elementos imaginossos ou fantásticos sejam determinantes no texto, ou seja, é a coerência na trama, no enredo. Esse elemento está presente nas narrativas ficcionais.

3. O espaço também é um dos elementos importantes da narrativa ficcional, pois é ele que permite ao leitor reconhecer ou construir a imagem dos lugares onde os fatos ocorrem, além de possibilitar a construção do mundo criado pelo autor na mente do leitor. A delimitação do espaço ocorre de maneira diferente no diversos tipos de romance, devendo haver coerência entre o espaço onde os fatos ocorrem e o tipo de narrativa.

4. O romance não possui uma estrutura fixa. O tempo e o espaço variam devido à necessidade de solução dos vários conflitos, que se interligam durante o dessenvolvimento da narrativa.

5. Texto longo em que se narra, coerentemente, fatos que se assemelham ou foram inspirados na realidade.

6. O enredo é o resultado da ação das personagens da história, ou seja, são as situações que envolvem as personagens. De modo geral, o enredo apresenta: inicio, desenvolvimento, climax, e desfecho.

7. Os fatos narrados ocorrem em espaço e tempo delimitados, os quais são apresentados por um narrador que pode ou não ser personagem da trama. É importante distinguir narrador de autor. O narrador é um ser ficcional autônomo, independente do ser real do autor que o criou. O autor pertence à realidade, e o narrador, à ficção.

8. As personagens são seres ficticios responsáveis pelas ações e conflitos no enredo. O desempenho de uma personagem no romance permite-nos criar pelo menos três classificações: o protagonista, o antagonista e as personagens secundárias.

9. O romance é um gênero textual que admite as variantes linguísticas formal e informal, a depender da ambientação e das caractéristicas das personagens, principalmente.