Get Started. It's Free
or sign up with your email address
EUROPA FÍSICA by Mind Map: EUROPA FÍSICA

1. Vegetação

1.1. Floresta Temperada: predominante; no outono, várias espécies perdem as folhas e a cor das árvores é alterada (decídua ou caducifólia); algumas espécies típicas são: carvalho, cerejeira, pinheiro, cedro e nogueira.

1.2. Floresta Boreal: localizado no leste europeu; se desenvolve sobre solos rasos; é uma das maiores fontes para a produção de madeira e celulose do mundo; uma planta típica desse bioma é a árvore de conífera.

1.3. Tundra: ocorre em altitudes elevadas; o solo permanece congelado na maior parte do tempo, impedindo o desenvolvimento de uma vegetação de grande porte, o que favorece a existência de liquens, ervas e musgos.

1.4. Estepe/Pradaria: estão ao leste-sudoeste; formadas por herbáceas e gramíneas; podem ocorrer queimadas naturais no verão, que ajudam para o florescimento de algumas espécies.

1.5. Vegetação Mediterrânea: situa-se na região do Mediterrâneo; possui troncos largos e poucas folhas, o que evita a transpiração e faz as plantas resistirem aos períodos longos de estiagem; garrigues e maquis são típicos dessa formação.

1.6. Vegetação de Montanha: está nas cadeias de montanhas; varia conforme a altitude; pode ser encontrados musgos, liquens e espécies rasteiras nas partes + elevadas, gramíneas e arbustos de menor porte nas regiões médias e florestas de coníferas na parte baixa.

2. Geologia e Relevos

2.1. Dobramentos Modernos: formação geológica + recente; resultado da convergência de placas tectônicas; uma das regiões + atingidas por atividades sísmicas e vulcanismo no continente; Alpes, Pirineus, Apeninos, Bálcas, Cáucaso e Cárpatos são as cadeias montanhosas que se destacam.

2.2. Maciços Antigos: formações de rochas cristalinas; apresentam relevos desgastados pela erosão; os principais são os Montes Urais, a Meseta Espanhola, o Maciço Central Francês e os Alpes Escandinavos.

2.3. Bacias Sedimentares: ocupam grande parte do território europeu; áreas de riqueza mineral ou muito férteis; estão localizadas as planícies e algumas delas são a Planície Germano-Polonesa, a Planície Húngara e a Planície Russa.

3. Aspectos Naturais

3.1. Extenso litoral;

3.2. Variação climática devido às milhares de formas geomorfológicas e geográficas de seu contorno;

3.3. Limites naturais em todas as direções (norte, sul, leste, oeste e sudeste)

4. Climas

4.1. Temperado Oceânico: predominante no oeste e no centro; forte influência dos ventos do Atlântico Norte, que amenizam as temperaturas e baixa a amplitude térmica anual; invernos relativamente frios e verões moderados; precipitações + intensas no outono e inverno

4.2. Temperado Continental: porção leste; invernos rigorosos e longos com nevascas frequentes; verões quentes, fazendo com que a amplitude térmica anual passe dos 23ºC

4.3. Mediterrâneo: está nos países banhados pelo Mar Mediterrâneo, no sul; verões muito quentes e secos; invernos suaves e chuvosos; precipitação concentrada no outono e inverno; as temperaturas podem ser bastante elevadas devido aos ventes quentes e secos vindos do Saara.

4.4. Frio de Montanha: se encontra em cadeias montanhosas; tem frio constante; temperaturas baixas tanto no verão como no inverno.

4.5. Polar: extremo norte; as temperaturas podem chegar a -30º C no inverno em alguns locais, e no verão em torno de 5º C

5. Hidrografia

5.1. Rio Reno: + importante do continente; bastante usado na navegação comercial; em sua foz, está o porto + importante da Europa: o Porto de Roterdã

5.2. Rio Ruhr: apresenta as maiores reservas de carvão mineral da Europa Central; esse recurso foi o responsável pelo desenvolvimento urbano-industrial do vale do Ruhr.

5.3. Rio Volga: o maior rio europeu; tem potencial para a produção de energia hidrelétrica; serve como hidrovia em alguns trechos; é frequentemente destacado pelo folclore e pela literatura da Rússia.

5.4. Rio Danúbio: o 2º em extensão; é navegável em grande parte de seu curso; constitui a fronteira de 10 países e passa por 3 capitais: Viena (Áustria), Belgrado (Sérvia) e Budapeste (Hungria); sua bacia ocupa territórios da Croácia, Eslováquia, Bulgária, Alemanha, Moldávia, Ucrânia e Romênia.