Create your own awesome maps

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account?
Log In

Redes by Mind Map: Redes
5.0 stars - 1 reviews range from 0 to 5

Redes

Cabeamento estruturado

Definição

Um sistema de cabeamento estruturado consiste de um conjunto de produtos de conectividade empregado de acordo com regras específicas de engenharia

Órgãos normativos

Qual?, O que faz?

Os subsistemas

Qual?, Aspectos principais

Normas

Qual?, O que ela normatiza?

568A, Esta norma propõe o mínimo de especificações de cabeamento estruturado.

569, A prioridade desta norma é prover as especificações do projeto e direção para todas as instalações do prédio relacionadas aos sistemas de cabeamento de telecomunicações e componentes. Este padrão identifica e endereça seis componentes proeminentes da infraestrutura do prédio: facilidade de entrada, sala(s) de equipamentos, rotas de backbone, armários de telecomunicações, rotas horizontais e áreas de trabalho.

606, New node

607, O objetivo primário desta norma é providenciar especificações claras sobre aterramento e links relacionadas à infra-estrutura de telecomunicações do edifício.

14565, O objetivo primário desta norma é providenciar especificações claras sobre aterramento e links relacionadas à infra-estrutura de telecomunicações do edifício.

Conceitos Basicos

O que é uma rede?

O termo genérico “rede” define um conjunto de entidades (objectos, pessoas, etc.) interligados uns aos outros. Uma rede permite assim circular elementos materiais ou imateriais entre cada uma destas entidades, de acordo com regras bem definidas

Por quê usar?

Em um escritório, uma rede de computadores, três, cinco ou dez permite que todos trabalhem informatizados, compartilhando internet, arquivos, programas, e impressoras, por exemplo; bancos e repartições. Em casa, uma rede é útil para que cada membro da familia tenha seu próprio computador, podendo todos usar e compartilhar Internet ao mesmo tempo. por exemplo, pai mãe e dois filhos, neste caso a rede teria quatro computadores

O que é um protocolo de comunicação

protocolo é um padrão de comunicação entre dois pcs, assim como o idioma português é o "protocolo" de idioma dos brasileiros....

Quais são os dispositivos básicos?

NIC, Função de colocar a informação no meio de comunicação, Tipos, UTP, rede cabeada, Wireless, rede sem fio, F.O, rede baseada em fibra otica, PCMCIA, adaptador de rede cabeada e sem fio

HUB, Função, O hub é um dispositivo que tem a função de interligar os computadores de uma rede local, Tipos, o hub ativo e o hub passivo .

Switch, O switch é um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Isso porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino, Existem basicamente dois tipos de switch, os gerenciáveis e os não-gerenciáveis.

Router, O roteador (ou router) é um equipamento utilizado em redes de maior porte. Ele é mais "inteligente" que o switch, pois além de poder fazer a mesma função deste, também tem a capacidade de escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar em seu destino, Há dois tipos de roteadores: estático, que apenas procura o caminho mais curto para tráfego de informações, sem considerar o congestionamento; e dinâmico, que procura pelo caminho mais curto e sem congestionamento.

Bridge, É utilizada para conectar duas redes distintas, permitindo comunicações entre elas, x.25, frame relay, vpn

AP, É um dispositivo em uma rede sem fio que realiza a interconexão entre todos os dispositivos móveis, New node

Modem

Modos de transmissão

Tipos

Definição

Classificação de redes

Extensão, Pan, Lan

Topologia, Barramento, Anel

Modelo OSI

Camada, Funções principais

Camadas, APLICAÇÃO, Funções especializadas (transferência de arquivos, terminal virtual, e-mail), APRESENTAÇÃO, Formatação de dados e conversão de caracteres e códigos, SESSÃO, Negociação e estabelecimento de conexão com outro nó, TRANSPORTE, Meios e métodos para a entrega de dados ponta-a-ponta, REDE, Roteamento de pacotes através de uma ou várias redes, ENLACE, Detecção e correção de erros introduzidos pelo meio de transmissão, FÍSICA, Transmissão dos bits através do meio de transmissão

Modelo TCP/IP

Camada, Funções principais

Camadas, APLICAÇÃO, Funções especializadas (transferência de arquivos, terminal virtual, e-mail), APRESENTAÇÃO, Formatação de dados e conversão de caracteres e códigos, SESSÃO, Negociação e estabelecimento de conexão com outro nó, TRANSPORTE, Meios e métodos para a entrega de dados ponta-a-ponta, REDE, Roteamento de pacotes através de uma ou várias redes, ENLACE, Detecção e correção de erros introduzidos pelo meio de transmissão, FÍSICA, Transmissão dos bits através do meio de transmissão

Protocolos

Qual

O que é?

O que faz?

IP

Internet Protocol

Protocolo de comunicação usado entre duas ou mais máquinas em rede para encaminhamento dos dados

DHCP

Dynamic Host Configuration Protocol

Protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede.

Telnet

Protocolo baseado em TCP

O que faz: protocolo cliente-servidor usado para permitir a comunicação entre computadores ligados numa rede.

POP 3

Post Office Protocol

O que faz: protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico.

VNC

Virtual Network Computing

protocolo desenhado para possibilitar interfaces gráficas remotas. Através deste protocolo um usuário pode conectar-se a um computador remotamente, e utilizar as suas funcionalidades visuais como se estivesse sentado em frente do computador.

RDP

Remote Desktop Protocol

protocolo multi-canal que permite que um usuário conecte a um computador rodando o Microsoft Terminal Services.

HTTP

HyperText Transfer Protocol

comunicação (na camada de aplicação segundo o Modelo OSI) utilizado para sistemas de informação de hipermedia distribuídos e colaborativos.[1] Seu uso para a obtenção de recursos interligados levou ao estabelecimento da World Wide Web.

SSH

Secure Shell

protocolo de rede que permite a conexão com outro computador na rede, de forma a executar comandos de uma unidade remota. Possui as mesmas funcionalidades do TELNET, com a vantagem da conexão entre o cliente e o servidor ser criptografada.

IMAP

Internet Message Access Protocol

protocolo de gerenciamento de correio eletrônico superior em recursos ao POP3 - protocolo que a maioria dos provedores oferece aos seus assinantes.

SMTP

Simple Mail Transfer Protocol

SMTP é um protocolo relativamente simples, baseado em texto simples, onde um ou vários destinatários de uma mensagem são especificados (e, na maioria dos casos, validados) sendo, depois, a mensagem transferida.

FTP

File Transfer Protocol

protocolo rápido e versátil de transferir arquivos (também conhecidos como ficheiros), sendo um dos mais usadas na internet.

NTP

Network Time Protocol

protocolo para sincronização dos relógios dos computadores baseado no UDP (TCP/IP), ou seja, ele define um jeito para um grupo de computadores conversar entre si e acertar seus relógios, baseados em alguma fonte confiável de tempo.

SNMP

Simple Network Management Protocol

O protocolo SNMP (do inglês Simple Network Management Protocol - Protocolo Simples de Gerência de Rede) é um protocolo de gerência típica de redes TCP/IP, da camada de aplicação, que facilita o intercâmbio de informação entre os dispositivos de rede, como placas e comutadores (em inglês: switches).

Nat

Network Address Translation

protocolo de tradução de endereço IP.

Portas

O que roda?

21, FTP

22, SSH

23, TELNET

25, SMTP

53, DNS

67, BOOTP server e DHCP

68, BOOTP client e DHCP

80, HTTP

110, POP3

8080, HTTP alternate

Categorias

Principais características

5

Características de desempenho para cabeamento e conexões em transmissões de dados e voz na velocidade de até 100Mbps

5E

(Enhanced - Melhorada), é uma melhoria das características dos materiais utilizados na categoria 5, que permite um melhor desempenho, sendo especificada até 100Mhz

6

Características para desempenho especificadas até 250Mhz e velocidades de 1Gbps até 10Gbps

6A

("A" de "Augmented", ou ampliado) Permite o uso de cabos de até 100 metros. Eles suportam freqüências de até 500 MHz e utilizam um conjunto de medidas para reduzir a perda de sinal e tornar o cabo mais resistente a interferências

Estabilidade

MTBF

"MTBF, ou Tempo Médio Entre Avarias, é a medida básica para a fiabilidade do sistema. A unidade costuma ser exprimida em horas. Quando maior o MTBF, maior a fiabilidade do produto. (Fiabilidade é a capacidade que um sistema ou componente tem de executar as suas funções sob determinadas condições e durante um certo período de tempo)"

MTTR

MTTR, ou Tempo Médio de Reparação (ou recuperação), é o tempo estimado de recuperação do sistema perante uma avaria. Pode abranger o tempo que leva a diagnosticar o problema, o tempo que leva a chegar um técnico ao local e o tempo que leva a reparar fisicamente o sistema. Tal como no caso do MTBF, a unidade do MTTR é expressa em horas. O MTTR tem impacto sobre a disponibilidade e não a fiabilidade. Quando maior o MTTR, maior a avaria do sistema.

Redundância

O termo redundância descreve a capacidade de um sistema em superar a falha de um de seus componentes através do uso de recursos redundantes, ou seja, um sistema redundante possui um segundo dispositivo que está imediatamente disponível para uso quando da falha do dispositivo primário do sistema

Contingência

Define-se contingência como a possibilidade de um fato acontecer ou não. É uma situação de risco existente, mas que envolve um grau de incerteza quanto à sua efetiva ocorrência.

Servidores

File sever

Servidor que armazena arquivos de diversos usuários

Windows: Nativo

Linux: Nativo

dns server

Servidores responsáveis pela conversão de endereços de sites em endereços IP e vice-versa.

Windows: Sistema de nomes de domínios (DNS),

Linux: Bind

firewall

Aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede.

Windows: Windows Firewall

Linux: Squid

vpn

ligar de maneira protegida computadores distantes através de uma ligação não fiável.

Windows: Nativo

Linux: OpenVPN

dhcp

configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede.

Windows: serviço nativo

Linux: serviço nativo

dhcp

e-mail server

Servidor responsável pelo armazenamento, envio e recebimento de mensagens de correio eletrônico.

Windows: Exchange

Linux: Sendmail

banco de dados

Serrvidor que possui e manipula informações contidas em um banco de dados

Windows: SQL Server

Linux: Oracle

Content filter

Anti-spam

Sistema de filtro de emails ilícitos e de origem duvidosa

Anti-virus

Proxy

Servidor que atua como um cache, armazenando páginas da internet recém-visitadas, aumentando a velocidade de carregamento destas páginas ao chamá-las novamente

Web-server

Servidor responsável pelo armazenamento de páginas de um determinado site