Get Started. It's Free
or sign up with your email address
CULTURA by Mind Map: CULTURA

1. Tem o objetivo de entender os comportamentos de acordo com a dinâmica social de cada população. Consequentemente ninguém poderia impor juízo de valores sobre essas práticas e denomina-las certas ou erradas. “Toda cultura tem seu próprio critério, no qual começa e termina sua validade. Não existe moral universal de nenhuma natureza” - Filósofo e historiador alemão Oswald Spengler. “O relativismo cultural traz a reflexão na qual a humanidade não deve, necessariamente, atingir o mesmo patamar tecnológico de outro povo para ser "melhor" ou "pior". Igualmente, se afasta da noção positivista que uma sociedade está em permanente mudança e nega o progresso moral”.

1.1. Exemplos 1: o canibalismo ritual, onde em algumas tribos indígenas os guerreiros comiam as cinzas de seus prisioneiros de guerra pois acreditavam que assim estariam honrando adversário e incorporando a força do inimigo. Exemplo 2: Na Índia bebês do sexo feminino são menos desejadas e algumas são abandonadas nas ruas para morrer.

2. ASPECTOS DA CULTURA DO BRASIL:

2.1. A cultura brasileira, assim como a formação ética do povo brasileiro, é vasta e diversa. Nossos hábitos culturais receberam elementos e influências de povos indígenas, africanos, portugueses, espanhóis, italianos e japoneses, entre outros, devido à colonização, a imigração e aos povos que já habitavam aqui. São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.

3. ETNOCENTRISMO:

3.1. O etnocentrismo é a visão preconceituosa e unilateralmente formada sobre outros povos, culturas, religiões e etnias. Esse conceito refere-se, portanto, ao hábito de julgar inferior uma cultura diferente da sua própria cultura, considerando absurdo tudo que ele deriva e considerando a sua como a única correta.

4. RELATIVISMO CULTURAL:

5. INDÚSTRIA CULTURAL:

5.1. Músicas, filmes, espetáculos e outras obras, são desenvolvidos sob a lógica de produção em massa. Nesse conceito, um quadro ou uma música são reproduzidos de forma padronizada, mesmo que possuam cores e estilos diferentes. Com o objetivo de gerar lucro e mecanismo de controle dos indivíduos. Assim, a cultura passa a ser uma massa de manobra da população, que precisa ser mantida presa na ideologia dominante. A própria indústria trabalha em prol da alienação das pessoas. Através dela é possível homogeneizar os gostos e interesses pessoais para que os produtos sejam consumidos sem uma reflexão a seu respeito.

5.1.1. Exemplo 1: Os filmes da Disney, onde suas fórmulas de narrativa são idênticas. As mesmas ideias são recicladas e vendidas repetidamente, como forma de entretenimento. Seus consumidores, por sua vez, tendem a gerar expectativas fictícias sobre a realidade. Exemplo 2: O estilo de vida da TV, em que os personagens dos filmes, novelas e seriados geralmente têm ótimas casas e roupas bonitas, exceto no caso em que o personagem é pobre. Repetindo de forma exaustiva uma mensagem consumista sobre como a vida deve ser.

6. O QUE É?

6.1. Cultura para a sociologia é o conjunto de crenças, valores, costumes, artefatos, leis e normas de uma sociedade. Esse conceito compreende todos os aspectos decorrentes do contato social entre os indivíduos e reflete seu modo de vida.

7. CULTURA POPULAR:

7.1. Cultura popular é uma expressão que caracteriza um conjunto de elementos culturais específicos da sociedade de uma nação ou região. É influenciada pelas crenças do povo em questão e é formada graças ao contato entre indivíduos de certas regiões. Pode envolver áreas como música, literatura, gastronomia, etc.

8. CULTURA ERUDITA:

8.1. A cultura erudita pode ser definida como uma produção artística por e para as pessoas da elite social, distinguindo socialmente uma elite intelectual dos demais grupos dentro de um mesmo povo. Exemplos são as músicas clássicas, museus a literatura, e são normalmente disseminadas por instituições, universidades e outras formas de conhecimento.

9. CULTURA DE MASSA:

9.1. São um conjunto de ideologias, perspectivas, atitudes e outros elementos que são usados por um consenso informal, usando uma referência de visão do mundo, como exemplo a visão ocidental muito forte presente desde a segunda metade do século XX

10. PROBLEMAS SOCIAS DA CULTURA BRASILEIRA:

10.1. O problema social da cultura brasileira é a desigualdade. Apesar de ser um país com uma vasta constituição cultural, o Brasil apresenta elementos que atestam a desigualdade social entre as diversas culturas que o constituem. Nos processos de divisão social do trabalho e de divisão da renda, além de fatores como o acesso à saúde, educação, saneamento e segurança fica evidente essa desigualdade.