Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Ligações Químicas by Mind Map: Ligações Químicas

1. Ligações Intramoleculares

1.1. Ligação Iônica: Força que mantem os íons unidos quando um átomo cede definitivamente um ou mais elétrons para outro átomo.

1.1.1. Ligação Metálica: Força causada por uma “nuvem” ou “mar” de elétrons livres, que mantém unidos átomos de um mesmo metal.

1.1.1.1. Ligação covalente: União entre átomos estabelecida por pares de elétrons (compartilhamento).

1.2. são aquelas que predominam interações elétricas, pela presença de cátion e ânion, com doação de eletrons por parte do cátion e recebimento de eletrons por parte de ânions

2. Os compostos moleculares se encontram à temperatura ambiente nos três estados físicos: sólido, líquido e gasoso e essa ocorrência é explicada pela diferença na interação entre as moléculas.

3. Forças intermoleculares

3.1. Forças intermoleculares são as formas como as moléculas dos compostos (polares ou apolares) formados por ligações covalentes interagem ente si.

3.1.1. Tipos:

3.1.2. Forças de London ou dipolo-induzido É o tipo de força que ocorre entre moléculas apolares, ou seja, moléculas que não apresentam polos (positivo e negativo), pois os elétrons estão distribuídos de forma uniforme em sua eletrosfera.

3.1.3. Força dipolo permanente ou dipolo-dipolo É um tipo de força intermolecular que ocorre entre moléculas polares (com exceção daquelas que apresentam o elemento hidrogênio ligado diretamente a flúor, oxigênio ou nitrogênio).

3.1.4. Ligações de hidrogênio É um tipo de força intermolecular que também ocorre em moléculas polares, mas apenas se o átomo de hidrogênio estiver ligado diretamente a um dos três elementos químicos (Flúor, Oxigênio e Nitrogênio) mais eletronegativos da Tabela Periódica.

3.2. forças intermoleculares são exercidas entre as moléculas e as intramoleculares no interior das moléculas.

3.3. Dentro da intermolecular temos a tensão superficial que é uma propriedade presente em alguns líquidos como a água.

4. A ligação química se estabelece entre os elétrons da camada mais externa da eletrosfera (camada de valência). -A força de atração eletrostática que existe entre as cargas elétricas de sinais opostos; -A tendência que os elétrons têm de formar pares.