Sistema Financeiro Nacional

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Sistema Financeiro Nacional by Mind Map: Sistema Financeiro Nacional

1. 5. Subsistema de Intermediação e instituições Auxiliares

1.1. é constituído pelos intermediadores financeiros que recebem o dinheiro dos poupadores, repassando-o aos tomadores, e por outras instituições que auxiliam o Sistema Financeiro, como as bolsas de valores. Dentre as instituições que operam como intermediadores de recursos, há algumas com características diferenciadas. São as chamadas de agentes especiais por exercerem também algumas atribuições de interesse do Governo Federal.

2. 4.Comissão de Valores Mobiliários

2.1. A CVM tem poderes para disciplinar, normalizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado. Seu poder de normalizar abrange todas as matérias referentes ao mercado de valores mobiliários.

3. 1. O Sistema Financeiro Nacional é formado por um conjunto de órgãos e instituições, financeiras ou não. Tem como função essencial a promoção do desenvolvimento do País de forma equilibrada, por meio da fiscalização e execução das atividades e operações relacionadas ao crédito e circulação de moeda. É constituído por dois Subsistemas (normativo e de intermediação).

4. 2.Banco Central do Brasil – BACEN

4.1. Criado pela Lei Nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda e tem, por objetivo, executar e fiscalizar o cumprimento de todas as normas expedidas pelo Conselho Monetário Nacional. Zelar pela adequada liquidez da economia, manter as reservas internacionais do país em nível satisfatório, assegurar a formação de poupança em níveis apropriados e garantir a estabilidade e o aperfeiçoamento do SFN.

5. 3. Competências exclusiva

5.1. Emitir a moeda (observação: a Casa da Moeda - empresa pública - fabrica o papel moeda e moeda metálica, mas o ato de emissão - colocar em circulação - é responsabilidade do Banco Central)