CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA by Mind Map: CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA

1. A cromatografia líquida é uma análise de separação de componentes de uma amostra, podendo ser separados em fase móvel líquida ou fase estacionaria.

2. A cromatografia líquida de alta eficiência é a mais versátil e empregada, tendo dois tipos de mecanismos: soluto e fase estacionaria ou pelo tipo de fase estacionaria:

2.1. - Solubilidade ; - Adsorção: fase líquida; - Cromatografia de íons; - Cromatografia por exclusão; - Cromatografia por afinidade.

2.2. A CLAE é a técnica analítica de separação mais utilizada, por ser um método muito sensível capaz de determinações quantitativas, adequado para separações de espécies não-voláteis, espécies termicamente frágeis e por ser aplicável a diversas substâncias de interesse para a indústria, medicina e ciência.

2.2.1. O que pode ser analisados por este método são diversas coisas: as proteínas, ácidos nucléicos, hidrocarbonetos, drogas, pesticidas, antibióticos e várias substâncias inorgânicas.

3. Na cromatografia líquida de alta eficiência se requer pressões de bombeamento de vários milhares de libras por polegada quadrada (psi), e por esse motivo, o equipamento necessário para CLAE é mais sofisticado e caro do que os utilizados em outros tipos de cromatografia.