M6 - Gerenciamento de Custos do Azure e Acordos de Nível de Serviço

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
M6 - Gerenciamento de Custos do Azure e Acordos de Nível de Serviço by Mind Map: M6 - Gerenciamento de Custos do Azure e Acordos de Nível de Serviço

1. MÉTODOS PARA PLANEJAR E GERENCIAR CUSTOS

1.1. Identificar os fatores que podem afetar os custos (tipos de recursos, serviços, locais, tráfego de entrada e saída)

1.1.1. Quais são os fatores que afetam os custos?

1.1.1.1. Tipos de recursos - O uso que um medidor acompanha está correlacionado a um número de unidade cobráveis. A taxa por unidade Faturável depende do tipo de recurso que você está usando.

1.1.1.2. Serviços - As taxas de uso e os períodos de cobrança do Azure podem variar entre clientes Enterprise, Web Direct e CSP, Localização - Os custos de uso variam entre os locais que oferecem determinados produtos, serviços e recursos do Azure com base em popularidade, demanda e custos da infraestrutura local.

1.1.1.3. Locais, tráfego de entrada e saída - Localização - Os custos de uso variam entre os locais que oferecem determinados produtos, serviços e recursos do Azure com base em popularidade, demanda e custos da infraestrutura local. Zonas de cobrança do Azure - A largura de banda refere-se aos dados que entram e saem dos datacenters do Azure. Na maioria das vezes, as transferências de dados de entrada (dados que entram em datacenters do Azure) são gratuitas.

1.2. Identifique os fatores que podem reduzir custos (instâncias reservadas, capacidade reservada, benefício de uso híbrido, preço spot)

1.2.1. Quais são os fatores que podem reduzir os custos?

1.2.1.1. Instâncias reservadas

1.2.1.1.1. As Reservas do Azure ajudam você a economizar dinheiro se comprometendo com planos de um ou de três anos para vários produtos. O compromisso permite que você obtenha um desconto nos recursos que usar. As reservas podem reduzir significativamente seus custos com recursos, podendo chegar a 72% com relação aos preços pagos conforme o uso.

1.2.1.2. Capacidade reservada

1.2.1.2.1. Obtenha economias significativas no Banco de Dados SQL do Azure, no Azure Cosmos DB e no Azure Synapse Analytics. Com o preço da capacidade reservada, você pode gerenciar mais facilmente os custos em cargas de trabalho previsíveis e variáveis e ajudar aotimizar o orçamento e a previsão.

1.2.1.3. Benefício de uso híbrido e Preço spot

1.2.1.3.1. O Benefício Híbrido do Azure é um benefício de licenciamento que ajuda você a reduzir significativamente os custos de execução das suas cargas de trabalho na nuvem. Ele funciona permitindo que você use suas licenças locais do Windows Server e do SQL Server habilitadas para o Software Assurance no Azure. Com as VMs Spot (Máquinas Virtuais Spot) do Azure, você poderá acessar a capacidade de computação não usada do Azure com grandes descontos, até 90% em comparação com os preços pagos conforme o uso.* Você pagará até o preço máximo com o qual, opcionalmente, concordar com antecedência.

1.3. A funcionalidade e o uso da calculadora de preços e da calculadora de custo total de propriedade (TCO)

1.3.1. Calculadora do custo total de propriedade (TCO)

1.3.1.1. O que é?

1.3.1.1.1. Estime a economia de custos gerada pela migração de cargas de trabalho para o Azure.

1.3.2. Calculadora de Preços

1.3.2.1. O que é?

1.3.2.1.1. Configurar e estimar os custos dos produtos do Azure.

1.4. A funcionalidade e o uso do Gerenciamento de custos do Azure

1.4.1. Qual é a função?

1.4.1.1. Acompanhe o uso e gerencie custos em todas as nuvens com uma exibição única e unificada e acesse insights avançados operacionais e financeiros para tomar decisões informadas; Implemente políticas de governança para gerenciamento eficiente de custos com a nuvem empresarial e aumente a responsabilidade com alocação de custos, orçamentos e estornos; Melhore o retorno sobre o investimento com a nuvem usando otimização de custos contínua e melhores práticas do setor

1.5. Gerenciamento de custo do Azure

1.5.1. Exemplos de Cenários

1.5.1.1. Acompanhe o uso e gerencie custos em todas as nuvens com uma exibição única e unificada e acesse insights avançados operacionais e financeiros para tomar decisões informadas; Implemente políticas de governança para gerenciamento eficiente de custos com a nuvem empresarial e aumente a responsabilidade com alocação de custos, orçamentos e estornos; Melhore o retorno sobre o investimento com a nuvem usando otimização de custos contínua e melhores práticas do setor.

2. ACORDOS DE NÍVEL DE SERVIÇOS (SLA) DO AZURE

2.1. O objetivo de um Acordo de Nível de Serviço (SLA) Azure

2.1.1. O que é?

2.1.1.1. O SLA (contrato de nível de serviço) descreve os compromissos da Microsoft com relação ao tempo de atividade e à conectividade.

2.2. Identificar ações que podem afetar um SLA (ou seja, zonas de disponibilidade)

2.2.1. O que são?

2.2.1.1. Todos os serviços de gerenciamento do Azure são arquitetados para serem resilientes de falhas no nível de região. No espectro de falhas, uma ou mais falhas de zona de disponibilidade em uma região têm um raio de falha menor em comparação a uma falha de região inteira. O Azure pode se recuperar de uma falha no nível de zona dos serviços de gerenciamento dentro da região ou de outra região do Azure. O Azure realiza uma manutenção crítica em uma zona por vez dentro de uma região, para evitar falhas que afetem os recursos do cliente implantados em Zonas de Disponibilidade dentro de uma região

2.3. O ciclo de vida do serviço no Azure (visualização pública e disponibilidade geral)

2.3.1. Visualização pública

2.3.1.1. Isso significa que um recurso do Azure está disponível para todos os clientes do Azure para fins de avaliação. Essas visualizações podem ser ativadas por meio da página de recursos de visualização

2.3.2. Disponibilidade geral

2.3.2.1. G.A significa general availability Qualquer serviço do Azure é primeiro disponibilizado como uma Visualização e todos os problemas são corrigidos na visualização e, em seguida, disponibilizados de maneira geral.