Consciência Negra

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Consciência Negra by Mind Map: Consciência Negra

1. Representa a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social.

2. A Consciência Negra é uma expressão que designa a percepção histórica e cultural que os negros têm de si mesmos.

3. O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo território nacional no dia 20 de novembro.

3.1. Esta data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi, que lutou contra a escravidão no nordeste.

4. Os primeiros africanos trazidos para o Brasil como escravos chegaram aqui em 1532 e o fim do tráfico negreiro deu-se em 1850, pela Lei Eusébio de Queiroz.

5. Em 2003 foi sancionada a Lei 10639/03 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da presença da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Africana".

6. O que é ter consciência?

6.1. De acordo com o dicionário Aurélio: "Ter noção da própria existência e do mundo exterior".

6.2. A filosofia diz que ter consciência é: "... a percepção daquilo que se passa dentro do ser humano ou em seu exterior."

7. Após a abolição formal da escravidão no dia 13 de maio de 1888, a busca pela igualdade por direitos dos negros jamais cessou.

7.1. Apenas 5% estavam no cativeiro em 1888.

8. Palmares

8.1. Por volta de 1850

8.2. Última investida militar em 20 de novembro de 1695, causando a morte de Zumbi e consequentemente a desarticulação gradual do Quilombo.

8.3. Lá também viviam indígenas, negros e brancos pobres.

8.4. Não eram comunidades totalmente isoladas.

8.4.1. Tinhas relações comerciais e sociais com áreas próximas.

9. Por que o dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro?

9.1. Pela morte do Zumbi dos Palmares

9.1.1. Zumbi nasceu em Palmares (Alagoas) em 1655. Foi capturado e criado por um padre português. Zumbi foge para Palmares e se torna chefe de um Quilombo. Numa das batalhas entre os colonos portugueses e o Quilombo, Zumbi foi morto. Seu corpo ficou exposto em praça pública para servir de exemplo para que ninguém tentasse ir contra os colonizadores.

9.1.1.1. seu exemplo de luta foi passando de geração e ele acabou sendo escolhido como herói para o povo negro brasileiro.

10. Revoltas

10.1. Foram manifestações de resistência disseminadas por todo Brasil ao longo do período escravista.

11. A Lei n.º 12.519, de 10 de novembro de 2011, instituiu o dia 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra. É um dia voltado para a reflexão sobre o que movimenta a criação da data. O dia 20 de novembro não é um feriado nacional, mas alguns estados e municípios adotaram a data como feriado.