Educação das relações étnico-raciais e ensino de História e cultura afro-brasileira, africana e...

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Educação das relações étnico-raciais e ensino de História e cultura afro-brasileira, africana e indígena by Mind Map: Educação das relações étnico-raciais e ensino  de História e cultura afro-brasileira, africana  e indígena

1. Zumbi dos Palmares

1.1. É conhecido como um dos líderes do Quilombo dos Palmares, ocupando essa função de 1678 a 1695.

2. Leitura e debate sobre produções de autores negros, o contexto histórico e social de suas produções literárias e implicações atuais sobre o tema

3. Formas de arte, cultura e expressão características dos povos africanos, contextos sociais que moldaram a produção cultural da população negra no Brasil e suas expressões artísticas mais atuais (como o rap e o hip-hop).

4. Corpo humano, características pessoais, identidade, reconhecimento e respeito às diferenças.

5. O continente africano e suas particularidades, migrações humanas, miscigenação, aspectos demográficos e sociais da população brasileira.

6. Músicas, danças, jogos, brincadeiras e atividades de origem africana, como a capoeira. Projetos como feiras, eventos e apresentações culturais para trabalhar o tema de forma integrada, aproveitando a oportunidade para envolver as famílias e a comunidade escolar na temática.

7. Comemorada em 20 de novembro, a data faz alusão à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695 durante o período colonial (1500 a 1822).

8. Culturas Africanas

8.1. Utensílios Escravocratas

9. Leis abolicionistas

10. Propostas de produção de textos sobre a questão racial com base em diferentes gêneros literários, como biografia, dissertação, vlog etc.

11. Escravidão

11.1. A escravidão foi uma instituição que se estabeleceu no Brasil por volta da década de 1530, foram implantadas pelos portugueses. Essa escravização ocorreu, a princípio, com os nativos, e, entre os séculos XVI e XVII.

11.1.1. Escravização dos indígenas

11.1.1.1. Os indígenas foram a principal mão de obra escrava dos portugueses até meados do século XVII, quando, então, começaram a ser superados em números pelos escravos africanos.

11.2. Fim da escravidão

11.2.1. A abolição da escravatura no Brasil aconteceu em 13 de maio de 1888, por meio da Lei Áurea e ratificou a extinção do trabalho escravo dos negros em nosso país.

11.2.1.1. Escravização de africanos

11.2.1.1.1. Os primeiros africanos começaram a chegar no Brasil na década de 1550 e foram trazidos por meio do tráfico negreiro, negócio que fez fortunas ao longo de três séculos.

12. Dia Nacional da Consciência Negra

12.1. Respeito às diferenças e a aceitação da diversidade.

12.2. Reflexão sobre valores humanos e sociais.

12.3. Documentário ONU Brasil sobre o Dia da Consciência Negra.

12.4. Racismo no Brasil

12.5. Expressões racistas.

12.6. Personalidades Negras

13. Dados socioeconômicos que retratam as desigualdades históricas que atingem a população negra no país, como acesso ao mercado de trabalho formal.