Sete lições sobre educação de adultos

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Sete lições sobre educação de adultos by Mind Map: Sete lições sobre educação de adultos

1. 2ª LIÇÃO FORMA E CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO

1.1. Conteúdo ingênuo

1.1.1. transmitem do professor ao aluno

2. 3ª LIÇÃO AS CONCEPÇÕES INGÊNUA E CRÍTICA DA EDUCAÇÃO:

3. Consciência ingênua

3.1. Está relacionado ao comodismo

4. 4ª LIÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO DE ADULTOS

4.1. formação dos indíviduos; capacidade do adulto trabalhar; grau de desenvolvimento fisiologico e psicológico do homem; o pensar em concreto; noção de escola; alfabetização do adulto como processo pedagógico qualitativamente; métodos, técnicas, motivos, interesses que a sociedade tem com o educando; aquilo que o educando sabe;

5. 5ª LIÇÃO ESTUDO PARTICULAR DO PROBLEMA DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS

5.1. Está relacionado a realidade social do adulto, sua qualidade de trabalhador e o conjunto de conhecimentos básicos que pressupõe. O adulto é o homem na fase mais rica de sua existência

6. Pela concepção ingênua acredita-se que o esforço principal da educação deve consistir em retirar o aluno e principalmente o aluno que se prepara para ser professor, das influências do meio e capacita-lo somente para a instução técnica e desempenho de funções.

7. 1ª LIÇÃO CONCEITO DE EDUCAÇÃO

7.1. Educação

7.1.1. É o processo pelo qual a sociedade forma seus membros à sua imagem e em função de seus interesses. 

7.1.1.1. Compreende educação como processo, fato existencial, fato social, fenômeno cultural, educacional como: privilégio, fundamento, atividade teológica, traba

8. Álvaro Pinto

8.1. Foi um intelectual, filósofo e tradutor brasileiro. Se destacou por sua posição materialista e dialética a respeito da realidade nacional subdesenvolvida e sua atividade político-intelectual em defesa do desenvolvimento autônomo do Brasil durante o século XX.

9. Consciência crítica

9.1. Está relacionado por atitudes, comportamentos ...

10. 6-LIÇÃO O PROBLEMA DA ALFABETIZAÇÃO

10.1. Não deve conceber o aluno analfabeto como apenas aquele que não sabe ler. Mas sim aquele que por suas condições de existência não necessitou ler.

11. 7ª LIÇÃO A FORMAÇÃO DO EDUCADOR

11.1. Pela concepção crítica sabe-se que não haverá verdadeira função do professor senão mediante a intensificação das influências sociais e a compreensão cada vez mais clara que o educador tenha de que sua atividade é social. Influir sobre os acontecimentos em curso no seu meio e só pode ser valiosa se ele admite ser conscientemente participante desses acontecimentos.

11.2. O educador deve compreender que a foente de sua aprendizagem, de sua formação, é sempre a sociedade. O educador na EJA precisa ser crítico e acompanhar a marcha das transformações.