Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Microbiologia by Mind Map: Microbiologia

1. Processo Histórico

1.1. Em 1665 o inglês Robert Hooke observou em microscópio uma amostra de tecido vegetal, identificando pequenas caixas em sua composição, as quais passou denominar de células.

1.2. Van Leeuwenhoek, fez com que surgisse duas teorias controversas; a teoria da abiogênese (geração espontânea). E a teoria da biogênese que era muito defendida por Louis Pasteur, que através de 2 experimentos conseguiu demonstrar a impossibilidade da geração espontânea.

1.3. Em 1860 surgiu, Joseph Lister um médico inglês que compartilhava os mesmos pensamentos de Pasteur e acreditava que os micróbios que estavam presentes no ar, eram os responsáveis pelos mais diversos processos infecciosos.

1.4. No ano de 1876, um médico alemão chamado Robert Koch, finalmente conseguiu relacionar os micróbios com as doenças.

2. Aplicação

2.1. Pesquisa a fisiologia dos microrganismos, a interação dos mesmo com os seres humanos e outros animais.

2.2. É fundamental para o processo de fermentação da cerveja, do vinho e do queijo, rações, na produção e controle de qualidade dos alimentos.

2.3. Atua no desenvolvimento de medicamentos e vacinas para combater microrganismos patológicos.

2.4. Manipula microrganismos que são utilizados como fábricas para produção de proteínas, surfactantes, adoçantes, usando genes animais ou de plantas, os quais são introduzidos no genoma (DNA) bacteriano.

2.5. Desenvolve sistemas de combate e controle de microrganismos no tratamento da água

3. É uma disciplina médica que estuda os microrganismos que encontramos em todo o nosso ecossistema, incluindo o solo, a água, as plantas e o homem: Bactérias, fungos, vírus.

3.1. Suas relações com o hospedeiro pode ser vantajosa em alguns casos por meio do termo simbiose, se refere às relações entre dois organismos que vivem no mesmo ambiente, beneficiando a sobrevivência do outro e de si mesmo.

3.2. Comensalismo: um microrganismo que utiliza outro ser como seu ambiente físico, como os microbiotas;

3.3. Mutualismo: as duas espécies de microrganismos se beneficiam; por exemplo, bactérias entéricas;

3.4. Parasitismo: uma única espécie de microrganismo se beneficia, trazendo prejuízo ao hospedeiro; por exemplo, vírus da raiva.

4. Classificação de domínio: Archaea, Eubactéria (Bactéria) e Eukaryotes.

4.1. Eukaryotes: protista, plantae, fungi e animália.

4.2. são formados por membrana, citoplasma, núcleo individualizado e uma variedade de organelas citoplasmáticas com diferentes funções importantes para a célula. Como exemplo de seres que integram esse domínio, podemos citar os animais, as plantas, os protozoários, as algas e os fungos.

4.3. Prokaryotes: Eubactérias e arqueobactérias (unicelulares)

4.3.1. São de grande importância na natureza e na indústria, sendo essenciais no processo da reciclagem de lixo orgânico e na produção de antibiótico como a streptomicina.

4.3.2. As infecções causadas pelas eubactérias incluem as estreptocócicas de garganta, tétano, peste, cólera, tuberculose, entre outras.