Industrialização Brasileira

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Industrialização Brasileira by Mind Map: Industrialização Brasileira

1. Começou de fato apenas em 1808!

1.1. Devido a chegada de D. João VI, que revogou a lei que proibia a industrialização brasileira

1.1.1. Curiosidade: Antes desse periodo apenas era permitidas pequenas industrias destinadas ao consumo interno, isso devido ao medo da metrópole de deixar o Brasil com uma inpendencia financeira

1.1.2. Essa parte foi conhecida como implantação e durou até 1930.Essa parte da industrialização foi marcada por vários incentivos para o crescimento das fábricas, mas fracassou devido a falta de trabalhadores assalariados e também por causa do rápido desenvolvimento do café.

2. A partir de 1930: Este cenário só iria mudar a partir desta data devido a política industrializante adotada por Getúlio Vargas. Ele investiu fortemente e criou uma infraestrutura para os indústrias de base e energia. Isso junto com o êxodo rural e a crise do café, ainda mais durante a segunda guerra mundial que aumentou a demanda de exportações.

3. A partir de 1946: Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o Brasil cresceu significativamente no ramo industrial e várias indústrias mais "sofisticadas" se desenvolveram nessa época, como por exemplo os setores siderúrgicos, mineral e a metalurgia.

3.1. Década de 60: Esta década foi marcada por vários problemas políticos, como a renuncia de Jânio Quadros e a posse do vice presidente e as discussões em torno do presidencialismo ou parlamentarismo, isso ocasionou um declínio no setor insdustrial.

3.2. Este desenvolvimento passou apenas a ser mais significativo quandos os militares assumiram o poder e o retomaram.Entre 1964 e 1980, houve um significativo aumento na produção de aço, ferro, laminados, cimento e petróleo.

3.2.1. Curiosidade: Em 1979, pela 1ª vez, as exportações de produtos industrializados e semi-industrializados superaram as exportações de bens primários

4. A partir de 1980: A partir desta década, houve uma ascendente inflação e em 1986 houve um plano para combate-la, que foi uma tentativa de promover o crescimento da produção econômica sem se envolver com a austeridade fiscal e monetária. Este plano infelizmente falhou.

4.1. Apenas depois com o Plano real, que adotou medidas que incentivavam a micro e pequena indústria, tornou o investimento nesse setor atraente.

4.2. Curiosidade: No fim década de 80, a indústria era 46% do PIB. Em 90, caiu para 25% e em 2015 estava 22%.Isso explica a retração do PIB e para o Brasil voltar a ser competitivo industrialmente, deveria investir em infraestrutura e promove-las.