Crise Ambiental

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Crise Ambiental by Mind Map: Crise Ambiental

1. Marx afirmou o problema da destruição ambiental antes da existência dos movimentos ambientalistas modernos. Sua compreensão de alienação do trabalho está associada ao entendimento da alienação do ser humano da natureza. Essa dupla alienação ele se propôs a analisar.

1.1. Na busca de saídas da crise ambiental, é necessário compreender como a relação humana com a natureza está associada a relações materiais e sociais.

1.2. Com isso, sua contribuição continua extremamente atual, para evitar a armadilha ideológica de redução do debate ambiental a uma questão de afirmação de valores, à moralização da economia ou a uma falsa dicotomia entre egocentrismo e antropocentrismo.

2. Por sua vez, devemos analisar a crise ambiental como o resultado de uma crise maior. Como destacou Ivan Illich, a crise ecológica é apenas uma das facetas de uma crise mais geral da sociedade industrial, englobando a crise social, econômica, político-ideológica e moral.

3. Analisando a relação entre sociedade capitalista e natureza através dos escritos de Marx e Engels,

3.1. Podemos compreender no que diz respeito à atual crise ambiental, que se tornou tão “preocupante” e “mobilizadora” nos dias atuais, que o capitalismo, caracterizado pelo alto grau de produção, apropriação privada da natureza e incentivo ao consumo desenfreado teve e tem um seu papel de destaque neste cenário.

4. O que e?

4.1. A chamada crise ambiental é o que está ocorrendo em decorrência da resposta da natureza à imprudência do ser humano no sentido de não se preocupar com os processos naturais de organização dentro de uma perspectiva ecológica equilibrada, portanto a crise ambiental nada mais é do que a reação da natureza às ações do ser humano.

4.1.1. A Crescente procriação humana fez com que os recursos ambientais e a poluição causada pelo modo de vida humano causassem grande degradação ambiental e grandes consequências no meio ambiente mundial, afetando os processos naturais e o equilíbrio ambiental dos ecossistemas.