Literatura século XX

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Literatura século XX by Mind Map: Literatura século XX

1. Modernismo Português

1.1. Contexto histórico: O modernismo em Portugal aconteceu em um momento de instabilidade do país, no início do século XX, um período com Guerras, novas ideias e teorias cientificas.

1.2. Surgiu uma literatura nacionalista forte, bem arraigado na sociedade o Orpheu marcou oficialmente o início desse movimento. Após esse inicio o movimento tem três gerações, Orpheu, Presença e Neorrealismo.

1.3. Principais obras e nomes desse movimento: Fernando Pessoas, com toda sua carga literária em torno dos heterônimo, uma pessoa criada pelo artista.

1.4. Fernando Pessoa: Mensagem Mário de Sá-Carneiro: Dispersão Almada Negreiros: A engomadeira José Régio : As encruzilhadas de Deus

2. Modernismo no Brasil

2.1. A semana da arte moderna que aconteceu nos dias 11 a 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, essa semana foi o marco do modernismo no Brasil.

2.2. Contexto histórico: Nesse período o Brasil estava passando por mudanças em vários setores, junto com a velha republica , também a fundação do partido comunista brasileiro, politica doo café com leite, era Vargas, industrialização e urbanização do Brasil, aumento de imigrantes da Itália e Alemanha.

2.3. Pintura: Candido Portinari O mestiço 1934, Anita Malfatti O Farol 1915, Di Cavalcanti Mulatas 1928, Tarsila do Amaral Abaporu 1928, Música: Heitor Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno, e Guiomar de Novais

2.4. Autores: Mario de Andrade 1927 Macunaíma, Oswald de Andrade Memórias sentimentais de João Miramar 1924, e Manuel Bandeira A cinza das horas1917.

3. Vanguardas Europeias

3.1. Foram movimentos coexistentes que é decorrente do período histórico que o mundo estava vivendo, as vanguardas quebravam os paradigmas da época.

3.1.1. O contexto histórico vivido: período de transformações sociais, que culminaram na Primeira Guerra Mundial, trabalho e empenho em técnicas cientificas e muitas inovações.

3.2. Cubismo

3.2.1. Foi um movimento que exaltava a realidade disposta e fragmentada, uso de formas geométricas, na literatura, ausência de pontuação e lógica

3.2.2. Principal nome : Pablo Picasso Obra: Les demoiselles

3.3. Futurismo

3.3.1. Foi um movimento que valoriza o movimento, exalta as maquinas e a guerra, tem uma relação de desprezo em relação a mulher. Não se utiliza coerência e coesão

3.3.2. Principal nome: Filippo Tommaso Marinetti Obra: Le Figaro

3.4. Expressionismo

3.4.1. Foi um movimento que pregava a ideia de que os sentimento devem predominar em relação a razão, se valoriza o subjetivo, as emoções e a intuição, o resultado é a distorção da realidade.

3.4.2. Principais nomes: Van Gogh, Die Brücke... Obra: O grito

3.5. Dadaísmo

3.5.1. Foi um movimento, tinha envolvimento com a guerra, tinham o objetivo de ridicularizar, destruir a arte tradicional.

3.5.2. Principal nome: Marcel Duchamp Obra: Fountrain

3.6. Surrealismo

3.6.1. Foi um movimento que acreditava na libertação total do homem, mergulha em um mundo caótico de sonhos, com o lema arte pela arte.

3.6.2. Principal nome: Salvador Dali Obra: Os relógios moles.